quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MEMBROS DO GOVERNO DEMITIDO DA GUINÉ-BISSAU AUTORIZADOS A GERIR ASSUNTOS DO ESTADO

Carlos Correia, novo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau
PARA QUANDO A FORMAÇÃO E EMPOSSAMENTO DO NOVO GOVERNO?
 
Lusa, 23 Set 2015 - Os membros do Governo da Guiné-Bissau demitido pelo presidente do país a 12 de agosto foram hoje autorizados pelo novo primeiro-ministro a retomarem a gestão dos assuntos do Estado e a movimentarem as contas do Tesouro.
 
Em despacho a que a Lusa teve acesso, Carlos Correia, convida os membros do Governo que era liderado por Domingos Simões Pereira a “assegurarem a gestão corrente dos assuntos de governação” até à tomada de posse do novo Executivo.
 
“O ministro da Economia e Finanças e os secretários de Estado e demais serviços dele dependentes, ficam mandatados para movimentarem todas as contas do Estado, seja do Banco Central como nos bancos comerciais”, lê-se no despacho.
 
Carlos Correia exorta aos servidores de administração pública a retomarem as suas atividades laborais “sem quaisquer restrições” de forma a retomar “com a maior celeridade possível” o normal funcionamento do aparelho governativo do Estado.
 
A Lusa constatou pouca afluência de funcionários no palácio do Governo. Num outro despacho, Carlos Correia convida aos conselheiros e assessores de Domingos Simões Pereira a retomarem as suas funções para darem “a necessária assessoria técnica” ao novo primeiro-ministro “até novas instruções”.