sábado, 16 de abril de 2016

A HISTÓRIA DO NIGERIANO QUE FABRICA DRONES PARA O EXÉRCITO DOS EUA

Osatohanmwen Osemwengie nasceu na Nigéria. Hoje é uma espécie de elemento integral das Forças Armadas dos EUA, construindo drones para o exército norte-americano. Estes são usados para vigilância e recolha de informação.
 
Osemwengie é, antes de mais, um académico. Tirou quatro cursos superiores e fez o doutoramento na Universidade de Cincinnati. Agora, está a fazer um mestrado em engenharia de softwares na Universidade de Regis e um outro em sistemas de comunicação na Keller Graduate School of Management.
 
Mas a sua impressionante vertente académica não fica por aqui. Osemwengie fundou, nos EUA, a Universidade Aberta de Robótica. Esta é uma universidade de engenharia sem aulas presenciais mas que no final garante um grau académico, e onde os alunos podem praticar os seus talentos e expandir o seu conhecimento na área das engenharias.
 
Em 2008, Osatihanmwen Osemwengie foi escolhido para apresentar um campeonato mundial de robótica. Além da apresentação do evento propriamente dita, deu formação e assistência aos presentes.
 
Desta forma, este engenheiro e académico é hoje reconhecido por todo o mundo. Em 1982, partiu da Nigéria para os Estados Unidos, mas antes foi administrador do Collge of Education, no Benim, país onde recebeu a distinção de Educador do Ano, por assegurar financiamento para desenhar e implementar programas de formação para educadores de infância.
 
Nos EUA, foi administrador do Sistema Escolar de Columbus entre 1992 e 2011, onde, além de coordenar pessoal e recrutar alunos, desenvolveu programas para melhorar as condições para estudantes e profissionais. E foi ainda facilitador na Iniciativa de Liderança para Tecnologias Integradas no Ohio, um programa financiado pela fundação Bill and Melinda Gates.
 
O grande projeto profissional que Osemwengie tem abraçado nos últimos anos passa, precisamente, pela construção de drones. Este engenheiro nigeriano, que agora vive entre três países – Nigéria, EUA e Benim –, é, como referido, um elemento-chave para as Forças Armadas norte-americanas. Aliando o lado académico e a engenharia às preocupações sociais, Osemwengie é um talento que, por muitos motivos, a Nigéria também quer «aliciar», numa altura em que o combate militar no país tem mais importância do que nunca. Fonte: Aqui