terça-feira, 19 de abril de 2016

GÂMBIA: MORTE EM DETENÇÃO DO LÍDER DA OPOSIÇÃO SOLO SANDENG

Fonte: RFI
 
O governo da Gâmbia anunciou hoje que Solo Sandeng(na foto), uma das figuras da oposição, morreu na prisão. Uma notícia que provocou uma nova manifestação em Banjul, a capital.

Na Gâmbia o dia começou com o anúncio da morte na prisão, na quinta-feira passada, de Solo Sandeng, responsável do partido UDP.

O líder da oposição tinha sido preso numa manifestação pedindo "mais democracia" para o país. A reacção da oposição não tardou e um protesto que reuniu várias centenas de pessoas teve lugar em Banjul.

As forças de segurança reprimiram brutalmente os manifestantes com gaz lacrimogéneo e detiveram cerca de 25 pessoas, entre as quais o advogado defensor dos direitos humanos Ousainou Darboe.

O Alto-Comissariado das Nações Unidas pediu um inquérito "rápido, independente e a profundido" para revelar o que se passou depois da detenção e como Solo Sandeng veio a perder a vida.

Contactada pela a RFI, Cécile Pouilly, porta-voz do Alto-Comissariado das Nações Unidas declarou que "Estamos extremamente chocados de pensar que este líder da oposição, que manifestava de forma pacifica nas ruas de Banjul com outros membros da oposição e manifestantes, possa ter morrido nas mãos do Estado".

A oposição teme que o presidente Yahya Jammeh, no poder desde já 1994, não garanta a organização verdadeiramente democrática das próximas eleições presidenciais, previstas para dezembro.