terça-feira, 26 de abril de 2016

PRS DECLARA-SE DISPONÍVEL PARA ASSUMIR GOVERNAÇÃO DO PAÍS

image
O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS) disse, esta segunda-feira, 25 de abril 2016, que seu partido está disponível para assumir a governação da Guiné-Bissau. Certório Biote assumiu esta posição, durante uma conferência de imprensa, poucos minutos depois do término das reuniões da mesa da Assembleia Nacional Popular   e da Cimeira dos Líderes, durante as quais  foram analisadas declarações do Presidente da República, José Mário Vaz e a proposta de convocação ou não da sessão ordinária.
 
Este dirigente político lembra a ’O Democrata que seu partido foi fundado, precisamente, com finalidade de governar por isso não vai desprezar qualquer oportunidade de assumir  o poder.
 
Durante o referido encontro com os media, o líder da bancada da maior formação política na oposição revelou que   o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá  indeferiu  o requerimento entregue na passada sexta-feira,   na qual PRS solicitara a convocação duma sessão ordinária para o dia 26 de Abril para debater  estado da Nação
 
Segundo Biote, o  requerimento ora indeferido fora assinado por 55 deputados [no universo de 102 que compõem o hemiciclo guineense], o que, no seu entender  demonstra  que o “PAIGC perdeu a maioria parlamentar que tinha antes’’.
 
O líder da bancada do PRS, diz desconfiar que a sessão prevista para o dia 3 de maio próximo possa vir, mais uma vez, a ser adiada com outros “argumentos ou desenhos” do PAIGC    para inviabilizar os trabalhos dos deputados. Apela por outro lado, o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal de Justiça que declarou de inconstitucional a retirada de mandatos aos 15 deputados expulsos do partido libertador [no poder – PAIGC].
 
Certório Biote, disse que o seu partido está a trabalhar para iniciar o processo de destituição do presidente da ANP que acusa de  “servir apenas agenda política e interesses dos libertadores”.
 
Para esta terça-feira, 26 de abril, está prevista a  reunião  da Comissão Permanente da ANP.
 
Por: Tiano Badjana