segunda-feira, 25 de abril de 2016

Figura da Semana: CASIMIRO PROMETE DUZENTOS POR CENTO PARA CONTRIBUIR PARA O BEM-ESTAR DO PAÍS

image
É jornalista e produtor de programas formativos sobre: juventude, VIH/Sida, Tuberculose e Malária desde 2009. Foi o vencedor do prémio jornalista do ano, em 2010 com um trabalho sobre o VIH/sida. 
 
O Democrata elegeu como a figura da semana, O Jornalista e produtor de programas da Rádio Sol Mansi (RSM), Casimiro Jorge Cajucam, nomeado na última terça-feira, 19 de Abril, para o cargo do Diretor-geral daquela que é a primeira emissora católica guineense. Cajucam substituiu o Padre Alberto Zamberlleti, que deixa a rádio com o propósito de assumir funções a nível da congregação do Instituto dos Padres Missionários (PIMI).
 
De 33 anos de idade, Casimiro foi o primeiro diretor que não é padre, depois de Padre Davide Sciocco [Fundador e primeiro diretor da RSM de 2001 a 2013] e Padre Alberto Zamberletti que dirigiu aquele órgão de comunicação católica de 2013 a 2016.
 
O novo director garantiu, numa declaração exclusiva a O Democrata, que a Rádio Sol Mansi e a sociedade guineense em geral podem esperar o seu melhor no sentido de contribuir para o sucesso da estação emissora.
 
“Vou dar aos duzentos por cento, a minha sabedoria e o meu empenho para manter o nível da RSM ou elevá-lo ainda mais, ajudando na educação de coração dos guineenses, porque é ali que reside o nosso problema. Ajudar na reconciliação nacional, deixando marcas no coração dos guineenses em cada um dos nossos programas. Eu dava 100 por cento como responsável de Marketing da RSM e agora como diretor darei 200 por cento”, disse.
 
BIOGRAFIA
 
Casimiro Jorge Cajucam nasceu no dia 11 de Maio de 1982 em Bissau. Licenciou-se em Comunicação Social em 2009 pela Universidade Lusófona da Guiné. É jornalista e produtor de programas da Rádio Sol Mansi desde 2008. Foi Responsável de Marketing da Rádio Sol Mansi de 2009 e até 19 de Abril de 2016, data em que passou a assumir as funções do diretor da RSM. Foi o vencedor do prémio jornalista do ano, em 2010 com um trabalho sobre o VIH/sida.
 
Cajucam é Formador de jornalistas em matéria do Jornalismo ao serviço da Paz e Desenvolvimento desde 2012. Também é jornalista e produtor de programas formativos sobre: juventude, VIH/Sida, Tuberculose e Malária desde 2009.
 
Atualmente é Correspondente da SABC (CANAL ÁFRICA de África do Sul) desde abril de 2014. Frequentou várias formações de treinamento como: Jornalismo ao serviço da paz e desenvolvimento organizada pela Fundação Pro Dignitate em colaboração com a Universidade Rhode Island College dos Estados Unidos; Jornalismo: Direitos Humanos e desenvolvimento com diferentes profissionais de comunicação social em Cabo Verde e Jornalismo e Hiv/Sida.
 
Por: Sene Camará