quarta-feira, 27 de abril de 2016

PRS ABANDONA REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE DA ANP

Sede da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
O Partido da Renovação Social (PRS) abandonou esta terça-feira, 26 de abril de 2016, a reunião da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, alegando a violação do formato da agenda inicial de dois pontos definido pela Comissão Permanente para seis pontos.

Sola Nquilim Na Bitchita, da bancada parlamentar do PRS, explica a’O Democrata, à saída da reunião, que o seu partido decidiu retirar-se do encontro, em consequência da adulteração da agenda, sublinhando por outro que “só ontem”, (25 de Abril de 2016), o documento foi entregue à sua formação política para dia seguinte ser debatido na reunião.

“A reunião tinha sido convocada para analisar apenas dois pontos; o discurso do Presidente da República do passado dia 19 de abril e a preparação de um eventual pedido de debate de urgência sobre o estado da nação, mas na reunião fomos confrontados com uma nova agenda de seis pontos”, acrescenta.

Inácio Correia, primeiro Vice-presidente do parlamento, diz não compreender atitude do PRS de abandonar a sala da reunião, uma vez que o encontro desta terça-feira foi convocado, em função da nova matéria disponível na ANP, com base no consenso chegado nas negociações do passado dia três, para o agendamento do debate sobre estado da nação requerido pelo Presidente da República.

Sobre o posicionamento do PRS, a Comissão Permanente da ANP reagiu, em comunicado pedindo adoção, da parte dos partidos políticos com assento parlamentar, de condutas conducentes ao respeito pela dignidade dos titulares dos seus órgãos internos e às normas que regulam organização e o funcionamento da ANP.

A Comissão Permanente diz na mesma nota, expressar a sua solidariedade institucional ao Presidente da Assembleia Nacional Popular e ao mesmo reafirma a sua confiança a Cipriano Cassamá na condução do parlamento com “isenção e o respeito à Constituição da República da Guiné-Bissau”.

Por: Filomeno Sambú