quarta-feira, 20 de abril de 2016

IMPASSE POLITICO CONTINUA NA GUINÉ-BISSAU

Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
O discurso do Presidente da República da Guiné-Bissau ontem continua a marcar actualidade no Parlamento, com encontros para o agendamento do debate sobre o estado da Nação, solicitado pelo Chefe de Estado e do qual resultará eventualmente uma resolução da crise política.
 
O analista político guineense, Silvestre Alves considera que “as prerrogativas do PR é procurar uma solução governativa para o país, e se não é oportuno fazer eleições neste momento e se ainda há quadro parlamentar para sair da crise, então a solução passa por aí”
 
Para Alves, quando José Mario Vaz instou os actores políticos a encontrarem soluções dentro do quadro parlamentar ele quis dizer, do ponto de vista político, que o Presidente quis convidar assim ao PAIGC a impulsionar uma dinâmica que vai no sentido de conseguir novos consensos na presente configuração dentro da Assembleia Nacional Popular".
 
Entretanto, caso não o consiga, no entendimento de Silvestre Alves, será o PRS, segunda força política, a ser convidada a formar o Governo que garanta a estabilidade governativa".
 
Aquele analista reconhece haver "uma certa tensão".
 
"Só que a dissolução do parlamento não convém. Ou encontramos uma solução legitimada por todas as forças vivas pais ou explorar o quadro político parlamentar que o parlamento ainda nos dá”, concluiu.
 
Por agora tudo está parado à espera dos novos passos tendentes a ultrapassar o actual momento porque passa o país. Voz da América