segunda-feira, 2 de maio de 2016

BURKINA FASO: JUSTIÇA MILITAR TENCIONA REACTIVAR MANDADOS DE CAPTURA CONTRA COMPAORÉ E SORO


Ouagadougou - Os mandados de captura internacionais contra o deposto Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, e o actual presidente da Assembleia Nacional ivoiriense, Guillaume Soro, serão reactivados, depois de corrigido o seu processo , anunciou neste fim-de-semana a Justiça militar do Burkina Faso.

O procurador militar de Ouagadougou, o coronel Norbert Koudougou, disse que estes mandados de captura serão reactivados depois da decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

A anulação dos mandados de captura contra estas duas figuras e de outras dezenas de pessoas a contas com a justiça burkinabe suscita um mal-entendidos no seio da opinião pública burkinabé.

Num comunicado divulgado, sexta-feira, o movimento "Le Balai Citoyen" (Vassoura Citadina), denunciou esta decisão do Supremo Tribunal de Justiça.

Por sua vez, o Presidente burkinabé, Roch Marc Christian Kabore, recusou-se a "comentar uma decisão de justiça".

"Garanto-vos que, mesmo nos seus sonhos mais loucos, Blaise Compaoré e os que perpetuaram o golpe de Estado (de Setembro de 2015) não pensam que vamos anular os mandados de captura contra eles para caucionarmos a impunidade e a destabilização do nosso país", frisou o chefe de Estado burkinabe.

Blaise Compaoré foi derrubado por uma revolta popular a 30 de Outubro de 2014, após 17 anos de poder ditatorial.

Guillaume Soro é acusado de ter dado apoio ao planeamento do golpe de Estado frustrado de Setembro de 2015, no Burkina Faso.



Fonte: Aqui