terça-feira, 2 de agosto de 2016

JORNALISTAS MILITANTES?

Muito estranho, mas muito estranho mesmo o que se passa a nível de comunicação jornalística na nossa terra. Usam microfones como se fossem brinquedos caseiros. Os profissionais desse sector são também tomados de assalto por certos grupúsculos da nossa pacata praça. A caminhada é longa para se chegar ao verdadeiro jornalismo. Hoje, a censura de um é razão para que se amotinem para intimidar o poder político instituído. Alguns se intitulam até de "pilar intocável da soberania nacional"!

Os avanços no sector jornalístico é uma miragem. O estilo jornalístico outrora adoptado pelo habilidoso jornalista, Ladislau Robalo (Lalau), era reconhecido e se encaixava no contexto político da época. Hoje, não há contexto nenhum, não há sapatos, cada larápio agarra em microfone e começa de manhã cedo a disparar ódio para os corações das pessoas. Estou-me a recordar neste momento de um jornalista madrugador da Rádio SolMansi, que começa a insinuar e a fingir gaguez nas primeiras horas de manhã.

A maior parte dos locutores das rádios não se distanciam das notícias, confundem-se com elas, porque nunca citam as fontes. Num Estado de Direito, nenhum jornalista/locutor da rádio escaparia a cadeia.