segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CAN-2017: BURQUINA FUZILA ‘DJURTUS’ COM DOIS TIROS E ACABA COM SONHO DOS RAPAZES DE MISTER CANDÉ

A seleção do Burquina Faso derrotou essa noite a seleção nacional da Guiné-Bissau por duas bolas a zero, numa partida que assinala o terceiro jogo dos rapazes orientado por Mister Candé. Os burkinabês orientados por técnico português, Paulo Duarte, aproveitaram as duas grandes oportunidades que tiveram para acabar com o sonho da seleção naquele que foi a sua primeira participação nos jogos do Campeonato Africano das Nações.

Num jogo destímido dos “Djurtus”, a seleção burquinabê aproveitou os erros da Guiné-Bissau para garantir a sua permanência na maior prova de futebol do continente africano.

Tudo começou a complicar-se para a seleção nacional, depois de uma falha de comunicação entre o setor defensivo dos “Djurtus” e o Guarda-redes Jonas Mendes, resultando no primeiro golo de Burkina Faso aos onze (11) minutos do encontro, mesmo com um esforço de Rudinilson que foi cortar a bola na linha do golo, mas o médio-ofensivo, Préjuce Niguimbe Nakoulma que vinha por detrás aproveitou a ocasião para fuzilar as redes a guarda de Jonas Mendes.
O juiz da partida, o etíope, Bamlak Tessema Weyesa demostrou por quatro vezes, as cartolinas amarela, duas por cada uma das seleções.
Uma curiosidade é que o segundo golo de Burkina Faso surgiu outra vez nos minutos onze, desta feita do segundo tempo [56 minutos do jogo] por intermédio de Bertrand Traoré.
Aos 62 minutos do jogo Baciro Candé lançou no campo o médio, Lassana Camará (Saná) para substituir o médio-ofensivo Nanísio e aos 63 minutos retirou Piqueti Djassi da partida e para seu lugar entrou o atacante do Belenenses de Portugal, Abel Issa Camará. Para fechar as substituições o selecionador nacional colocou no campo, Aldair para o lugar de Santos, todas as substituições não resultaram em nenhum golo que relançasse a partida.
Confira onze iniciais das duas equipas:
Guiné-Bissau: Guarda-Redes: Jonas fuzilar Mendes. Defesas: Mamadu Candé  (lateral-esquerdo); Juary (defesa-central/quarto de marcação); Rudinilson (defesa-central); Tomás Dabó (lateral direto). Médios: Nanísio (Médio defensivo/trinco); Santos (Médio ofensivo); Zezinho (médio posição oito); Toni Sá Brito  (médio direito) e Piqueti (médio esquerdo). Ponta-de-lança: Frederic Mendy
Suplentes: Emmanuel, Lassana Camará, Eridson Umpeça, Abel Camara, Bocundji Cá, Papa Nbaye Fall (GR), Agostinho Soares, Leocísio Júlio Sami, João Mário Nunes Fernandes, Idrissa Camará, Aldair Djaló Baldé e Rui Suleimane Camará Dabó (GR).
Selecionador Nacional: Baciro Candé
Burkina Faso: Guarda Redes: kouakou koffi. Defesas: Bakary Kone (defesa central), Yacouba Coulibaly (defesa-quatro de marcação), Steeve Yago (defesa esquerdo), Issoufou Dayo (defesa direita). Médios: Abdou Traore (Medio defensivo), Charles Kabore (médio – segundo trinco), Niguimbe Nakoulma (médio esquerdo), Bertrand Traore  (médio direito) e Sibiri Traore (médio ofensivo). Ponta de Lança: Aristide Bance.
Suplentes: Babayouré Sawadogo (GR), Issouf Paro, Patrick Malo, Bakary Sare, Banou Diawara, Beninwendé Pitroipa, Adama Guira, Souleymane koanda, Jonathan Zongo, Cyrille Bayala, Ibrahim Toure e Moussa Sanoub (GR).
Selecionador: Paulo Jorge Rebelo Duarte (Português)
Por: Assana Sambú, Aguinaldo Ampa e Sene Camará
odemocratagb.com