quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

CAN-2017: EXPERIENTE SELEÇÃO DE CAMARÕES VENCE A GUINÉ-BISSAU POR DUAS BOLAS A UMA

A seleção dos Camarões venceu ontem, 18 de janeiro 2017, a seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau por duas bolas a uma (2-1). A partida que decorreu no estádio L’Amitié em Libreville, assinala a segunda jornada do Grupo, onde leões indomáveis mostraram a garra da experiência frente aos “Djurtus”.

Aos 13 minutos do jogo Piqueti Djassi colocou a turma nacional em vantagem por (1-0), numa arrancada fenomenal a partir do meio-campo, depois de receber um passe de Mamadú Candé, que culminou com golaço do jovem guineense que milita no Sporting Clube de Braga B, formação portuguesa.

Os Djurtus foram para o balneário com a vantagem de uma bola sem resposta e com um futebol aceitável, criando vários problemas aos jogadores camaroneses, durante o primeiro tempo.
No reatar do encontro, o selecionador dos Camarões, Hugo Henri Broos colocou no campo aos 46 minutos, Karl Toko Ekambi para substituir N’Jie. Aos 51 minutos foi a vez de Baciro Candé mexer na equipa, retirando Piqueti Djassi que se apresentava um pouco tocado e para seu lugar entrou Idrissa Camará.
A seleção dos Camarões igualou a partida aos 61 minutos por intermédio de Siani, na sequência de um contra-ataque, iniciado por Benjamin Moukandjo.
Aos 66 minutos, Candé lançou Sami no jogo para substituir Toni Sá Brito. Ainda aos 63 minutos o técnico belga dos camarões tinha lançado na partida, o Nicolas Nkoulou para o lugar de Georges Mandjeck.
Nos minutos 75, Santos teve uma oportunidade para criar perigo na área camaronesa, mas o defesa camaronês chegou a tempo para fazer corte. Dois minutos mais tarde, ou seja, aos 77 minutos Micheu Ngadeu-Ngadjui colocou os camaroneses em vantagem por 2-1, numa assistência de Christian Bassogog.
Numa tentativa de dar mais dinâmica ao ataque da Guiné-Bissau, Candé retirou do jogo o ponta-de-lança Frédéric Mendy para entrada do avançado do Belenenses de Portugal, Abel Issa Camará, mesmo assim, os Djurtus não conseguiram pelo menos igualar o encontro.
Agora com um ponto no grupo A, a seleção nacional joga no Domingo frente ao Burkina Faso com 2 pontos e Camarões com 4 pontos desafia os gaboneses que somam dois pontos fruto de dois empates.
Confira onze inicial das duas equipas:
Camarões: Guarda Redes: Ondoa. Defesas: Teikeu (defesa central), Ngadeu Ngadjui (defesa central/quarto de marcação), Oyongo (lateral esquerdo), Ngoran (lateral direito). Médios: Mandjeck (Médio Trinco), Siani (Médio-posição oito), Clinton Njie (Médio Esquerdo), Bassogog (Médio direito) e Moukandjo (Médio Ofensivo). Ponta de Lança: Aboubakar
Suplentes: Ernest Olivier Mabouka Massoussi, Nicolas Julio Nkoulou, Zoua Daogari Jacquesn, Edgar Nicaise Salli, Frank Thierry Boya, Goda Jules (GR), Sutchuin Djoum Arnaud, Robert Ndip Tambe, Karl Toko Ekambi, Djetei Mohamed, Joseph Ngwem.
Selecionador Nacional: Hugo Henri Broos (Belga)
Guiné-Bissau: Guarda-Redes: Jonas Mendes. Defesas: Mamadu Candé (lateral-esquerdo); Juary (defesa-central/quarto de marcação); Rudinilson (defesa-central); Tomás Dabó (lateral direto). Médios: Nanísio (Médio defensivo/trinco); Santos (Médio ofensivo); Zezinho (médio posição oito); Toni Sá Brito (médio direito) e Piqueti (médio esquerdo). Ponta-de-lança: Frederic Mendy
Suplentes: Emmanuel, Lassana Camara, Eridson Umpeça, Abel Camara, Bocundji Cá, Papa Nbaye Fall (GR), Agostinho Soares, Leocísio Júlio Sami, João Mário Nunes Fernandes, Idrissa Camará, Aldair Djaló Baldé e Rui Suleimane Camara Dabó (GR).
Selecionador Nacional: Baciro Candé
Por: Assana Sambú/Aguinaldo Ampa/Sene Camará