segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MARROCOS ADMITIDO NA FAMÍLIA AFRICANA

media
Marrocos foi readmitido esta segunda-feira na União Africana tornando-se assim no quinquagésimo quinto país da organização panafricana. Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
É oficial Marrocos foi hoje admitido como quinquagésimo quinto Estado da União Africana. O país que em 1984 que tinha abandonado a organização, como forma de protesto pela facto da União Africana ter reconhecido a República Árabe Sarauí Democrática como Estado membro, volta à família africana trinta e três anos depois.
 
Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
A notícia foi bem recebida pela delegação da Republica Árabe Sarauí que declarou que esta admissão "abre uma nova via às negociações entre as duas partes".
 
Chade na presidência da Comissão da UA
Este dia fica igualmente marcado pela eleição do chadiano Mussa Faki para a presidência da Comissão Africana, o Gana vai ocupar a vice- presidência da organização panafricana que será presidida no próximo ano pelo chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé.
 
Mais complicada parece estar a eleição para o Conselho de Paz e Segurança. A falta de consenso entre os candidatos da Argélia e a Nigéria levaram ao adiamento da eleição para amanhã. Fonte: RFI