sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PR DENUNCIA MAIS DE 450 MILHÕES DE DÓLARES POR ANO NA PRÁTICA DA PESCA ILEGAL PELOS ESTRANGEIROS

Com as cíclicas crises políticas orquestradas na sede do PAIGC, laboratório de todos os males que assolam o país desde independência a esta parte, muitas empresas, organizações e cidadãos dos países coniventes das crises no nosso país, aproveitam para  enriquecer cada vez mais, a título de exemplo, emissão de licenças de pesca sem controlo, a pesca ilegal levada a cabo pelos barcos dos países da União Europeia e alguns barcos chineses nas águas nacionais, abate de árvores, assinaturas de contratos(por exemplo: companhia aérea euroatlantic, exploração de arreia de varela, bauxite angola, etc) que não beneficiam o país em nada, falso resgate aos bancos privados com a cumplicidade de mafiosos estrangeiros para o enriquecimento ilícito.  Com a instabilidade o país torna-se frágil e vulnerável as ameaças internas e externas, perde a soberania e passa a ser governado a partir do exterior por mafiosos, fascistas e neocolonialistas. Bambaram di Padida.

Mais de quatrocentos e cinquenta milhões de dólares americanos por ano é o valor monetário da prática da pesca ilegal das pirogas estrangeiras nas águas territoriais da Guiné-Bissau.O montante em causa, conforme Mário Vaz é superior ao Produto Interno Bruto (PIB), da Guiné-Bissau.

A denúncia é do próprio Presidente da República, José Mário Vaz, ontem no jantar de confraternização que ofereceu aos jogadores da selecção nacional de futebol.

O chefe de Estado indicou que as referidas pirogas empregam mais de 180 mil pessoas colocando os guineenses na penúria extrema.

“É triste! Brincamos com a nossa terra até chegarmos onde estamos. Hoje o nosso maior problema é criar riqueza para resolver os problemas de educação, saúde e infraestruturas”, notou Mário Vaz.

Fonte: Notabanca; 26.01.2017