segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ETIÓPIA/UA: GALARDOADOS PRESIDENTES AFRICANOS PELOS AVANÇOS NA ERRADICAÇÃO DA MALÁRIA

Resultado de imagem para Etiópia/UA: Galardoados presidentes africanos pelos avanços na erradicação da maláriaAddis Abeba - Oito chefes de Estado africanos foram galardoados hoje, segunda-feira, em Addis Abeba, (Etiópia) pelos avanços que alcançaram na erradicação da malária, em África.

A premiação foi feita pela  African Leaders Malaria Alliance - Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA), na abertura, hoje , da 28ª cimeira da dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

Os Prémios de Excelência ALMA 2017 foram atribuídos ao Botswana, Cabo Verde, Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Swazilândia e Uganda, pelos seus resultados na redução da taxa incidência e de mortalidade do paludismo e ao Tchad, pelo seu papel de liderança na luta contra a malária.


"Graças ao forte papel de liderança em África e ao estabelecimento de parcerias inovadoras, estamos a fazer progressos sem precedentes no combate à malária", afirmou o Presidente do Tchad Idriss Déby Itno, actual dirigente máximo da ALMA e presidente em exercício da UA.

O estadista tchadiano acrescentou que o sucesso destes oito países demonstra o forte impacto que a dedicação e financiamento adequado podem ter na luta contra a doença.

Os Prémios de Excelência da ALMA destinam-se a recompensar os países que demonstrem francos progressos no controlo e na erradicação da malária.

Segundo a instituição, o Botswana, Cabo Verde, Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Swazilândia e Uganda, alcançaram uma redução de pelo menos 40% na taxa de incidência do paludismo entre os anos de 2010 e 2015. 

A redução significativa da malária nos três países mais fortemente afectados pelo flagelo (RD Congo, Etiópia e Uganda) demonstra o que pode ser alcançado se existir empenho político, financiamento adequado e a implementação de iniciativas de controlo do vector e de tratamento individualizado com base científica e que sejam tecnicamente sólidas.

A Alma sustenta que mesmo nos casos em que a transmissão da malária é elevada. Botswana, Cabo Verde, Comores e Swazilândia foram galardoados por manterem os avanços anteriormente alcançados no período entre 2000 e 2010, mantendo o seu empenho na total erradicação do paludismo até 2020.

"Estamos a inverter a maré no combate à malária no continente africano", declarou Joy Phumaphi, Secretária Executiva da ALMA. “Este sucesso está reflectido nos países que hoje são galardoados pela ALMA. Mas o trabalho ainda não está terminado. Devemos manter-nos firmes no sentido de alcançar o objectivo em eliminar o paludismo no continente africano."

A entrega dos  Prémios de Excelência 2017 da ALMA foi feita seis meses após a adopção do "Quadro Catalisador" na 27.ª Cimeira da União Africana, ocorrida no mês de Julho de 2016.

Esse quadro estabelece um guia para os países africanos aumentar os recursos internos, disseminar a utilização de inovação e tecnologia e melhorar as infra-estruturas no sector da saúde, na persecução da erradicação da malária do continente até 2030.

A Alma sublinha que desde 2000, as taxas de mortalidade da malária em todo o continente baixaram em cerca de 62 porcento em todos os grupos etários, e 69 % em crianças até aos cinco anos de idade.

O aumento da população que dorme sob redes tratadas com insecticida ou protegida pela vaporização residual dos espaços interiores, os testes de diagnóstico em crianças e o tratamento de grávidas, contribuíram para diminuir significativamente a taxa de incidência e de mortalidade da malária em África, enfatizou.

“Estes resultados surgem numa altura em que os países africanos estão a consagrar um maior financiamento interno no combate à malária”, concluiu.

Os Prémios de Excelência da ALMA destinam-se a laurear lideranças exemplares no domínio dos esforços visando o controlo e a erradicação do paludismo. O prémio é atribuído por um júri independente, composto por líderes e especialistas das áreas universitária, saúde e do sector privado. 

Fundada em 2009, a ALMA é uma coligação inovadora de chefes de Estado e de Governo africanos, numa acção conjunta e transfronteiriça, visando erradicar a malária até 2030 e integram a instituição, todos os países-membros da União Africana.

Fonte: Aqui