domingo, 22 de janeiro de 2017

GÂMBIA: O EX-PRESIDENTE YAHYA JAMMEH É EXILADO NA GUINÉ EQUATORIAL

Tradução: Bambaram di Padida (traduzido o essencial)
 
O ex-Presidente gambiano, Yahya Jammeh deixou o país na noite de sábado para o exílio na Guiné Equatorial via Guiné-conacri, após ter cedido o poder a Adama Barrow, pondo fim a crise política de seis semanas o que provocou manifestações de alegria em Banjul.

Jammeh, de 51 anos, dos quais, 22 à cabeça do país, de boubou branco como de costume, deixou a Gâmbia a bordo de um jato privado que descolou pouco antes, das 21:20 (GMT) hora local a bordo com o presidente Alpha Conde da Guiné-Conacri.

"Somos livres"


Fez apenas uma "escala em Conakry antes de seguir para a Guiné Equatorial", disse a Presidência guineense(Conacri) em comunicado na noite de sábado para domingo. Este destino foi confirmado pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Alain Marcel de Souza, aos repórteres.

Jammeh, em seguida, embarcou num avião especial enviado sábado à tarde à Conakry pela Presidência da Guiné Equatorial. Descolou da capital guineense(conacri) no sábado às 23:50, de acordo com um jornalista da AFP.

Tudo tinha sido preparado para acolher temporariamente Jammeh e seu seguimento em Guiné (conacri) ", mas ele mudou de ideia", sem explicação.

De acordo com um correspondente da AFP, quando os gambianos souberam que realmente Jammeh deixou a Gâmbia os habitantes de Banjul saíram as ruas festejar, sobretudo em Grand Banjul(subúrbio).

Nós somos livres agora! "Disse Fatou Cham, de 28 anos. Para Modou Lamin Dumbuya de 25 anos, "Jammeh saberá agora o que significa ser um refugiado no exterior."

Seus apoiantes , elogiaram o seu bom senso de sacrifício. "Ele partiu por amor a Gâmbia, para o bem da África", disse Basainay Badjie 42 anos.