quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

GÂMBIA: INTERVENÇÃO MILITAR DA CEDEAO SUBMETIDA AO VOTO DA ONU

Leia em Francês: Gambie : l’intervention militaire de la Cedeao soumise au vote de l’ONU ce jeudi - jeuneafrique.com

Nações Unidas (EUA) - O Conselho de Segurança da ONU examina esta quinta-feira, em Nona Iorque, um projecto de resolução autorizando a CEDEAO a intervir militarmente na Gâmbia, afim de assegurar à transição democrática entre Yahya Jammeh e Adama Barrow, noticiou o Juene Afrique.

Os membros do Conselho devem reunir-se mais precisamente para determinar se autorizam ou não aos 15 Estados da CEDEAO a enviar uma força militar na Gâmbia para forçar Yahya Jammeh, o presidente no poder desde há 22 anos, a entregar a chefia do Estado à Adama Barrow, seu sucessor eleito em Dezembro último.

Com efeito, o Senegal apresentou quarta-feira, um projecto de resolução ao Conselho de Segurança autorizando a CEDEAO a tomar "todas as medidas necessárias" para assegurar à transmissão de poderes entre os dois homens.

Uma fórmula que foi suprimida do novo texto, sobre o qual um voto está previsto às 18h00 locais e que apela ao Conselho de Segurança a "dar todo o seu apoio à CEDEAO no seu engajamento de assegurar o respeito e a vontade do povo".

Exorta "todas as partes, no interior e no exterior da Gâmbia, a fazer prova de contenção, a respeitar o Estado de direito e a assegurar uma transferência pacífica do poder".

A Nigéria e o Ghana enviaram os soldados e os aviões ao Senegal para se juntar à uma força regional criada por Dacar que se prepara para uma intervenção militar na Gâmbia, numa altura em que Adama Barrow deve prestar juramento para a sua investidura oficial esta quinta-feira, na embaixada gambiana em Dacar.

O enviado especial da ONU na África do Oeste Mohamed Ibn Chambas, fez saber na semana passada, que a CEDEAO estava preparada para pedir à luz verde do Conselho, afim de desdobrar as tropas na Gâmbia. Yahya Jammeh proclamou terça-feira, o estado de urgância para 90 dias no país.

Fonte: Aqui