segunda-feira, 31 de julho de 2017

ARROZ: EMPRESÁRIOS PRETENDEM IMPORTAR 50 MIL TONELADAS PARA ABASTECER O MERCADO

A Guiné-Bissau podia ser um país autossuficiente em termos de alimentação visto que   tem todas as condições para tal, ou seja, tem muita água para cultivo do arroz, milho, mandioca, batata, feijão, amendoim,  legumes, hortaliça, etc, etc. Tem  mar riquíssimo, terra fértil, frutas em abundancia etc. Porém, tem gente (principalmente em Bissau) preguiçosa e alérgica ao trabalho. Chega de importar o arroz, mon na lama (mão na lama) já!

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – Um grupo de empresários nacionais pretende importar cerca de 50 mil toneladas de arroz para abastecer o mercado interno até Janeiro do próximo ano, disse hoje o seu porta-voz.

 Agnelo Regala Lima Gomes vulgo (Nelito) que falava a saída do encontro mantido com o Chefe do Estado, José Mário Vaz disse que o grupo foi apresentar  a preocupação da Câmara do Comercio, Agricultura, industria e Serviços ao Chefe do Estado sobre o nível de escassez dos stocks de arroz no país.

Explicou que as importações do arroz serão feitas em duas tranches, porque o porto de Bissau não consegue receber navios de grande porte.

Garantiu que a situação de escassez do arroz no mercado interno pode piorar até Fevereiro do próximo ano, por isso o Presidente da República convocou os empresários e banqueiros a fim de encontrar uma solução.

Nelito Gomes disse que os bancos estão dispostos a emprestar dinheiro aos operadores e empresários, mas que  falta discutir as modalidades para agilizar as operações. 

O empresário afirma que o desafio está lançado, almejou que haja esforços de ambos os lados - operadores económicos, bancos e o próprio Estado.  

ANG/JD/SG

BANCA: DELEGAÇÃO FINANCEIRA DO MALI PROCURA SOLUÇÃO PARA BDU

Bissau, 31 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Mali (BDM) afirmou hoje no final de uma audiência com o Presidente da República, que este se comprometeu a fazer tudo para resolver a situação de crise que assola o Banco da União(BDU), em Bissau.

“Queremos juntamente com as autoridades nacionais encontrar uma solução que ajude o BDU a ultrapassar o problema de créditos”, disse  à imprensa Ahmed Mohammed Hamani sem especificar o tipo de crédito a que se refere.

Este responsável maliano disse que durante o encontro com José Mário Vaz advertiram a este de que o BDU pode  de vir a ser penalizado pelas instituições de controlo financeiro da sub-região devido ao problema acima citado.

“O Presidente da República e o Ministro das Finanças devem trabalhar para encontrarem uma solução rápida que tire o BDU da situação da crise em que se encontra”, deplorou Ahmed Mohammed Hamani que esclarece que a sucursal guineense é suportado pelo BDM desde 2012

Entratanto, avisou que a BDM poderá vir a retirar o apoio que presta ao BDU  se persistir o clima de incerteza traduzida nos créditos contraídos neste estabelecimento bancário em Bissau. 

ANG/MSC/JAM/SG

OPOSIÇÃO DENUNCIA "CAOS" NAS LEGISLATIVAS NO SENEGAL

default
Mais de 6 milhões de senegaleses foram chamados às urnas no domingo para eleger novo Parlamento. Eleição ficou marcada por fortes chuvas no país, problemas na organização e suspeitas de fraude levantadas pela oposição.

Os vários constrangimentos estão a atrasar a contagem dos votos, segundo a agência de notícias AFP. Ainda assim, citando fontes oficiais, a televisão pública senegalesa RTS fala numa participação alta, comparando com as presidenciais de 2012. Cerca de 54% dos eleitores terão votado nestas eleições.

As legislativas de domingo (30.07) são vistas como um teste para o atual chefe de Estado Macky Sall, de olhos postos nas presidenciais agendadas para 2019.

MOÇAMBIQUE: MULHER CAUSA PÂNICO EM INHAMBANE APÓS “TRANSFORMAR-SE” EM HIENA

Mulher causa pânico em Inhambane após “Transformar-se” em Hiena
Uma mulher de pouco mais de quarenta anos, é acusada de se transformar em hiena e circular a calada da noite, num dos Bairros da cidade de Inhambane, situação que inquieta os moradores.

A mulher-hiena percorre residências onde recolhe panelas de comida nas lareiras e outros haveres, além de interceptar pescadores para se apoderar do seu produto no período noturno.

Depois de várias suspeitas, a vizinhança começou a prestar atenção aos movimentos da mulher-hiena, que no último sábado, muito cedo, iniciou as suas incursões.

Os moradores, apercebendo-se da sua saída, montaram duas equipas de patrulha, que seguiram as pisadas do suposto animal. A perseguição do animal terminou no interior da residência da mulher suspeita de se transformar em hiena.

Quando os populares tentavam localizar o animal, eis que sai a dona da casa questionando a invasão do seu domicílio.

Enfurecidos, os moradores partiram imediatamente para a agressão, mas graças a intervenção da autoridade do bairro não aconteceu o pior. O chefe do quarteirão D, Simone Rafael, diz que a presença da estrutura local foi fundamental para evitar justiça pelas próprias mãos.

Fonte: Folha de Maputo, in http://noticias.mozmassoko.co.mz

PUTIN DIZ QUE 755 DIPLOMATAS NORTE-AMERICANOS DEVEM ABANDONAR RÚSSIA

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou hoje que 755 diplomatas norte-americanos deverão sair da Rússia, reduzindo para menos de metade o efetivo, e advertiu que mudanças positivas na relação com Washington "não estão para breve".

"Mais de um milhar de pessoas trabalhavam e trabalham ainda" nas representações diplomáticas norte-americanas na Rússia, indicou Putin, numa entrevista difundida pela cadeia pública russa Rossia 24.

O Presidente russo afirmou que "755 pessoas devem abandonar as suas atividades na Rússia" a partir de 01 de setembro, precisou, reduzindo a 455 os efetivos do pessoal das embaixadas e consulados norte-americanos e dos consulados em território russo, igualando assim o número de funcionários russos que trabalham nos EUA.

domingo, 30 de julho de 2017

PARA OS HOMENS: OS 10 PRIMEIROS SINAIS DO CÂNCER(CANCRO) DE PRÓSTATA QUE TODOS DEVERIAM SABER!

Entre os homens, o câncer(cancro) de próstata é o segundo tumor que mais causa mortes no Brasil.

Por isso é de grande importância identificar de forma precoce o câncer, pois teremos mais chances de lutar contra o tumor.

Os primeiros sinais do câncer de próstata podem passar despercebidos, e muitos dos sintomas acabam sendo confundidos com outras doenças.

Conheça dez sinais da presença do câncer de próstata:

1. Dificuldade de urinar

Este sintoma é facilmente confundido com infecção urinária.

O homem que tem câncer de próstata pode sentir desconforto, coceira, além de demorar a conseguir urinar.

Opinião: FRANCO CFA A MOEDA ASSASSINA

Franco das colónias francesas de África (franc des colonies françaises d’Afrique), denominado mais tarde de Franco da Comunidade Financeira de África, foi criada em Dezembro de 1945 através do decreto no 45-0136 assinado pelo General Charles de Gaulle, com o objectivo de controlar os capitais que circulam principalmente nas suas colónias. A zona franco teve a sua origem nos anos 30 do século XX, mas o Franco CFA em si, foi oficialmente criado em 1945.
 
Quatros princípios regem a cooperação monetária entre a França e os países da zona franco, a saber:
 
1) a paridade fixa com a moeda de referência (neste caso euro);
2) a garantia da convertibilidade ilimitada pelo tesouro francês;
3) a livre transferibilidade da moeda no interior da zona franco;
4) a centralização das reservas de câmbio.
 
A paridade fixa do franco com o euro é garantida pelo tesouro público francês, mas em contrapartida, os países africanos da zona franco, são obrigados a depositar 20% de sua emissão monetária (sob forma de divisa) junto ao tesouro público francês. Atualmente, a taxa de cobertura de emissão monetária ultrapassa 112%, isto é, 5171,8 bilhões de franco CFA.

NA PROMISCUIDADE ENTRE O RELIGIOSO E O POLITICO A COMUNIDADE DE BOCAS DE ALUGUER VOLTA A ATACAR, ATRAVÉS DO ZÉ PAULINHO

Fonte: Ditadura do Progresso
 
SEM DESCURAR de cíprias cassamá “BAGATELA POLÍTICO”, CUJA VERDADEIRA FACETA ESTÁ EM PREPARAÇÃO, ESTANDO APENAS A FALTAR ALGUNS EPISÓSDIOS DE ASSASSINATOS.

CONTUDO, VAMOS AS FARPAS VINDAS DA COMUNIDADE DE BOCAS DE ALUGUER.

MAIS UM ATAQUE DE MENTIRAS E TENTATIVAS DE CALUNIAS VINDAS DO PSEUDO PASTOR ZÉ PAULINHO(NA FOTO), POLITICO SEM EXPRESSÃO. DESTA CONTRA O GOVERNO MAIS ACTIVO E DINÂMICO DE SEMPRE!

O BOCA DI ALUGUER (Nº 2 DE NUNO BIANDA) VERSUS JOSÉ PAULINHO SEMEDO FRUSTRADO E INCOMPETENTE ADVOGADO, QUE NUNCA GANHA CASOS, RESOLVE ENGALFINHAR O NOME DO GENERAL SISSOCO EMBALÓ E DO GOVERNO TENTANDO MANCHA-LOS.

ESTE BANDIDO, VIGARISTA E BAGATELA POLITICO, FEITO CIPRIAS TEM VINDO A IMPINGIR TEXTOS MAL CONCEBIDOS COM FRASES FEITAS NOUTRAS PARAGENS.

FILME CONTA A HISTÓRIA DE QUENIANO QUE LUTOU PARA ESTUDAR AOS 84 ANOS (COM VÍDEO)

The-First-Grader-2-HR
Maruge lutou pela liberdade de seu país, foi preso e torturado. Em 2003, após ouvir um comunicado do governo sobre um programa de “Educação para todos”, decidiu se matricular em uma escola primária. Na ocasião, Maruge tinha 84 anos.

O filme “O Aluno” é baseado na história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, que, com o sonho de aprender a ler e escrever, lutou para entrar e permanecer na escola acostumada a receber crianças de aproximadamente 6 anos. A história do idoso sendo alfabetizado ao lado de crianças ganhou repercussão nacional e provocou a revolta de moradores da região.

Falecido em 2009, Maruge foi a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária, de acordo com o Guinness Book. Devido ao seu empenho e conquistas, Maruge foi convidado para fazer um discurso na sede da ONU, em Nova York, sobre o poder da educação.

sábado, 29 de julho de 2017

FNUAP E MINISTÉRIO DA SAÚDE INAUGURAM CINCO ESTRUTURAS SANITÁRIAS NAS REGIÕES DE TOMBALI E QUÍNARA

O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), em colaboração com o Ministério da Saúde Pública através da Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, inaugurou nos dias 20 e 21 de julho, cinco estruturas sanitárias em Catió, região de Tombalí, Buba e Gã-Pará região de Quinará, sul do país.
 
As cinco unidades de saúde são constituídas por duas casas das mães, uma no centro de saúde de Buba e outra no hospital regional de Tombali (Catió), ambas com capacidade para 17 camas e destinadas a alojar gravidas de alto risco e assim facilitar intervenções rápidas com vista a salvar as suas vidas, a construção do primeiro bloco operatório no centro de saúde de Buba e a reabilitação de um centro de saúde e ainda a reabilitação de uma residência para 4 técnicos de saúde na secção de Gã-Pará (Sector de Fulacunda), a 59 km de Buba, que se encontrava fechada desde 1998. Os trabalhos foram orçados no valor estimado em mais de 246 milhões de F.CFA.

sexta-feira, 28 de julho de 2017

POLÍTICA: MOVIMENTO BAFA-TA DEFENDE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO

Bissau 28 Jul 17 (ANG) – O Presidente do Partido Resistência da Guiné-Bissau Movimento Ba-fatah (RGB-MB), defendeu quinta-feira a necessidade de revisão da Constituição da República com vista a resolver os conflitos que abala o país nos últimos tempos.

Citado pela Rádio Jovem, Fernando Mendes que falava por  ocasião do 31º aniversário do seu partido  apontou lacunas e aspectos na lei magna da Guiné-Bissau que carecem da regulação, o que, segundo disse tem estado a provocar conflitos entre instituições democraticamente eleitas.

“Exemplo disso é a actual crise que opõe o Presidente da República ao Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC),por isso é muito importante avançar neste aspecto com vista a combater os males que assolam o país “,disse.

 Fernando Mendes destacou que o partido vencedor das últimas eleições está profundamente dividido desde o conflito militar de 1998 ou talvez desde o golpe de Estado de 1980 o que condiciona o desempenho do papel do Estado”, frisou.

Analisando a vida actual do partido,  Mandes disse que a RGB não vai tolerar que a Guiné-Bissau continue a ser adiada, salientando que estão pronto para começar uma nova fase na luta política pelos valores da tolerância, dignidade, do Estado e da nação.

O político exigiu as partes em diferendo um diálogo político franco para solucionar a presente crise que já dura há muito tempo.

A RGB-MB foi fundada em 27 de Julho de 1986, em Lisboa por quadros guineenses incluindo o actual Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz . 

ANG/MSC/SG

Embaixador Abdou Jarju: “SISTEMA PRESIDENCIALISTA É UMA DAS SOLUÇÕES PARA A INSTABILIDADE POLÍTICA DA GUINÉ-BISSAU”

[ENTREVISTA parte 2/2] Abdou Jarju, Embaixador cessante da Gâmbia para a Guiné-Bissau, Guinée-Conacry e Cabo Verde, defendeu a adopção do sistema presidencialista como uma das soluções para a constante instabilidade política e governativa da Guiné-Bissau, tendo afirmado ainda que não acredita se o sistema vigente, o ‘semipresidencialista’, consegue funcionar em África e muito menos na Guiné-Bissau.

Jarju, que foi demitido das suas funções de Embaixador desde em maio do ano em curso, fazia assim a análise da crise política e parlamentar que assola o país há cerca de dois anos, durante uma entrevista concedida ao semanário ‘O Democrata’, cuja primeira parte foi publicada na edição passada.

PARA CONHECIMENTO DA RDP ÁFRICA, RTP ÁFRICA E LUSA: CRIANÇA ALBINA MORTA NA ZAMBÉZIA E OUTRA RAPTADA NO NIASSA, MOÇAMBIQUE

Uma criança do sexo masculino, que sofre de albinismo, foi assassinada, com recurso a uma enxada, por pessoas ainda não identificadas, no distrito de Molumbo, na província de Zambézia, e uma outra, também com ausência de pigmento na pele, nos olhos, nos pêlos e no cabelo, foi raptada no Niassa.

O malogrado tinha seis anos de idade. Baseando-se nas informações colhidas no local dos factos e fornecidas pelos parentes do miúdo, a Polícia suspeita de um membro da família, o qual está foragido.

Miguel Caetano, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), na Zambézia, disse que se está no encalço do indiciado.

A outra vítima supostamente sequestrada tem três anos. Esta foi raptada no distrito de Mecanhelas, igualmente por indivíduos desconhecidos.

Os presumíveis bandidos ameaçaram de morte os pais da criança desaparecida, com recursos a instrumentos contundentes. A PRM também está ao corrente deste caso e disse que já está a investigar.

Refira-se que 11 pessoas foram traficadas no primeiro semestre do ano em curso, nas províncias de Maputo, Gaza, Manica, Tete e Zambézia, contra oito em igual período de 2016, disse, recentemente, Amabélia Chuquela, procuradora-geral da República adjunta.

A extracção de órgãos humanos é uma das causas deste mal, segundo a fonte que falava no lançamento da semana alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra o Tráfico de Pessoas.

ZIMBABWE: PASTOR ACUSA TRÊS FIÉIS DE O TEREM VIOLADO

Mulheres dizem que estavam a "tentar curar" hábito do homem de ver mulheres a tomar banho.

Um pastor de Bulawayo, no Zimbabué, acusa três jovens de o terem violado depois de uma discussão sobre dinheiro. Sandra Ncube, de 21 anos, Riamuhetsi Mlauzi, de 23, e Mongiwe Mpofu, de 25, negam ter violado o homem e dizem que apenas o apalparam e que "estavam só a brincar".

O pastor tinha ido a casa de uma das mulheres depois de estas lhe terem dito que queriam pagar um dívida. Ao chegar, os quatro envolveram-se numa discussão e as mulheres acariciaram e despiram o homem, arrastando-o para uma cama, onde foram consumados os abusos.

Enquanto  uma das mulheres imobilizou o líder religioso, sentando-se em cima dele, outra foi buscar um preservativo, que colocou no pénis da vítima, tendo a última mulher, Sandra, violado a vítima.

"Estávamos apenas a brincar, não acreditámos que ele levasse aquilo a sério", disse Sandra em tribunal, enquanto uma das amigas alegas que estavam a "tentar curar" o hábito que o padre tinha de surpreender mulheres a tomar banho e observá-las.

"Ele ia muitas vezes à casa de banho enquanto eu tomava banho e dizia que não sentia nada e que era indiferente, porque era ‘um homem de Deus’. Só queríamos ver se ele ficava excitado ou não", alegou uma das acusadas.

Depois do ataque, o pastor foi submetido a testes num hospital local. As três detidas aguardam nova sesão de julgamento na prisão.

Fonte: cm

ANTIGA MINISTRA GUINEENSE SATU CAMARÁ PROMOVIDA A MAJOR-GENERAL


A antiga ministra do Interior da Guiné-Bissau Satu Camará é a partir de hoje a primeira mulher no país com a patente de major-general, depois de promovida pelo primeiro-ministro.

Umaro Sissoco Embalo colocou nos ombros de Satu Camará a patente de general, como fez com João Monteiro, antigo chefe dos serviços secretos do Presidente guineense João Bernardo "Nino" Vieira.
O ministro do Interior, Botche Candé, disse aos jornalistas que a promoção de Satu Camará e João Monteiro é "um reconhecimento aos dois combatentes da liberdade da pátria".

Na mesma cerimónia, que decorreu no palácio do Governo, foram promovidos ao posto de comissários os superintendentes Malam Jaura, Lino Gomes e António Carlos.

BUINÉ-BISSAU: COMISSÃO DA ONU PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NO PAÍS «ENCORAJADA» COM ENCONTROS DE BISSAU

O presidente da configuração Guiné-Bissau da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz, Mauro Vieira, disse ter ficado «encorajado» com os encontros que teve com diferentes atores políticos da Guiné-Bissau.

«Volto encorajado com as diferentes conversas que tive, na quinta-feira, 27, com os diferentes atores», afirmou aos jornalistas o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro, após um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

FORÇAS ARMADAS GUINEENSES RETOMAM RECRUTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO

As Forças Armadas da Guiné-Bissau iniciaram o primeiro recrutamento militar obrigatório dos últimos 25 anos, disse hoje à agência Lusa o general Júlio Nhaté, chefe do departamento de recursos humanos daquela instituição.

“Fizemos um pedido ao Governo que autorizou o recrutamento de 750 pessoas”, explicou.
O último recrutamento militar obrigatório na Guiné-Bissau foi feito em 1992.

Segundo o general, o recrutamento está a ser feito a partir dos 18 anos e até aos 25, entre jovens de ambos os sexos, em todo o território nacional, incluindo ilhas.

“O recrutamento militar obrigatório será em Cumuré e vai ter duração de três meses”, disse, salientando que, depois, os recrutas vão ser espalhados pelas várias unidades.

O general destacou, também, a quantidades de jovens que se foram apresentar como voluntários para integrar as Forças Armadas.

“Há pessoas com licenciatura a pedirem para entrar para a tropa”, disse, salientando ter ficado surpreendido com os cerca de 2.000 voluntários que se apresentaram para integrar as Forças Armadas.


Fonte : Lusa, in odemocratagb.com

VIDA SEXUAL DA PRINCESA DIANA REVELADA NA TV

O documentário promete revelações chocantes. Diana sabia que Carlos a traía com Camilla quando ainda eram casados.

Excertos de uma série de gravações em vídeo da vida sexual da Princesa Diana, onde esta era discutida com o Príncipe Carlos, poderão vir a ser transmitidos pelo canal televisivo britânico Channel 4 pela primeira vez. O canal terá adquirido as gravações feitas no palácio de Kensington entre 1992 a 1993, onde os príncipes discutem detalhes da sua vida íntima com o actor norte-americano Petter Settelen, conforme avança o jornal The Independent.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

SAÚDE: GOVERNO CRIA AGÊNCIA REGULADORA DE FARMÁCIAS, MEDICAMENTOS E PRODUTOS DE SAÚDE

Bissau,27 Jul 17 (ANG) – O governo guineense  aprovou quarta-feira a criação de  uma Agência Reguladora da Farmácia, Medicamentos e Produtos de Saúde, revela um comunicado do  Conselho de ministros.

Segundo o comunicado à que a ANG teve hoje acesso a nova agencia ter como objectivo, regular e supervisionar os sectores das farmácias e dos medicamentos de consumo humano, em conformidade com os padrões de protecção da saúde pública.

Ainda nessa reunião governamental de quartas-feiras, o  executivo aprovou, com alterações, o projecto que institui a nomenclatura nacional de medicamentos visando um maior controlo dos fármacos comercializados no país, e o  projecto de decreto que estabelece o regime de funcionamento permanente de 24/horas, durante sete dias por semana,  do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. 

ANG/LPG/JAM/SG

GÂMBIA: PARLAMENTO SUPRIME LIMITE DE IDADE AO CARGO PRESIDENCIAL


Banjul, Gâmbia (PANA) - O Parlamento gambiano modificou quarta-feira a Constituição de 1997 suprimindo o limite de idade para o cargo presidencial e de juiz do Tribunal Supremo, que era de 65 anos, fixando-o para os 75 anos, noticiou nesta quinta-feira a Pana.

Um projecto de lei sobre a emenda apresentada à Assembleia Nacional pelo procurador-geral e o ministro da Justiça, Abubacarr Tambedou(na foto), sublinha que a modificação favorecerá a promoção dos gambianos qualificados, competentes e experientes para os referidos cargos.

Foto: Internet

ÍNDIA: CRIANÇA DE DEZ ANOS PEDE PARA ABORTAR

media
O Supremo Tribunal indiano aceitou examinar o caso de uma menina de 10 anos, grávida de 26 semanas, cujos pais pediram autorização para fazer um aborto fora do prazo legal. Vários médicos vão examinar a criança, e deverão pronunciar-se até à próxima Sexta-feira.

 Na Índia, o aborto só é autorizado depois do prazo de 20 semanas se a vida da mãe estiver em perigo. No entanto, os pais duma criança de dez anos, váras vezes violada por um tio, e grávida de 26 semanas, dizem que sua filha não é fisicamente apta a dar à luz, e fizeram um apelo ao Supremo Tribunal.

O pedido foi feito depois de outro tribunal ter rejeitado o pedido para autorizar o aborto.   
   
Após recepção do recurso, o Supremo Tribunal pediu a vários médicos que examinem a criança.

Estes já se pronunciaram, afirmando que  a bacia da menina não é suficientemente larga para suportar um parto, que seria fatal, tanto para a mãe, como para o bebé.

O Supremo Tribunal deverá pronunciar-se, até à próxima Sexta-feira.

Os tribunais indianos tratam, frequentemente de casos semelhantes. No passado mês de Maio, por exemplo, o Supremo Tribunal autorizou outra menina de dez anos, do Norte do País, a abortar após 21 semanas.

De acordo com o Comité da ONU sobre os direitos das crianças, uma em cada três vítimas de violação na Índia, em 2014, era menor, e cerca de metade dos agressores conhecem as suas vítimas.

Ainda segundo números ofiicias, ocorrem na Índia cerca de 20.000 casos de violações por ano. Mas o número pode ser muito maior, porque muitas vítimas têm receio de denunciar os seus agressores.

Fonte: RFI

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU ENCONTROU-SE COM OS MORADORES DOS BAIRROS NOS ARREDORES DE BISSAU

Jomav-cinhu cu Jomav-Garandi
Clique em ler mais para ver fotos. JOMAV é um homem do povo, mas odiado pela máfia e fascistas com interesses obscuros no nosso país. Viva JOMAV! Mon na lama, dinheiro do estado no cofre do estado, zero negociatas com corruptores e mafiosos que ao longo das décadas exploraram e querem continuar a explorar o nosso país. Se a UE  quiser continuar a pescar no nosso mar, tem de pagar a contrapartida financeira exigida pelo governo guineense. Ponto final.


Dizem que: o encontro com os moradores dos bairros nos arredores de Bissau, da zona de Bairro Militar, Cuntum, Afia, Plack1 e Plack2 correu muito bem e sem incidentes.

Também, o Presidente da República teve oportunidade de conhecer uma criança com o seu nome, Jomav, ficou muito lisonjeado e feliz pela surpresa. 

"Quero agradecer a forma como fomos recebidos, num ambiente de festa e uma grande moldura humana", agradeceu o nosso Presidente 

"Obrigado a todos que tornaram possível este encontro", finalizou

FROTA DE PESCA EUROPEIA PEDE INTERVENÇÃO AO MAIS ALTO NÍVEL PARA RENOVAR ACORDO COM GUINÉ-BISSAU

Os armadores europeus e seus superiores que ao longo das décadas exploram o nosso mar e dão migalhas aos guineenses, ainda não perceberam que a Guiné-Bissau mudou com   ascensão do JOMAV à presidência da República e a sua equipa(governo patriótico), pensam que as coisas ainda funcionam como funcionavam antigamente.

Para aqueles que não sabem, a União Europeia paga somas avultadas de dinheiro (90 milhões de Euros anuais ou 120 milhões de Euros anuais)  aos países vizinhos da Guiné-Bissau para poder pescar nos seus mares, enquanto que na Guiné-Bissau  paga apenas 9,5 milhões de Euros anuais, uma diferença colossal de valores monetários que o nosso Presidente e governo querem mudar. Na Última ronda negocial que teve lugar em Bruxelas, os Europeus estavam dispostos a aumentar a contrapartida financeira de 9,5 milhões  de Euros anuais para 60 milhões de Euros anuais, mas o nosso governo recusou esse montante, ou seja, quer um montante igual ao montante(90 ou 120 milhões de Euros anuais) pago aos países vizinhos, entre os quais, o Senegal, Mauritânia, etc.  Viva JOMAV! Homem certo no lugar certo. Viva o governo da Guiné-Bissau! Estamos convosco, não cedam as pressões e chantagens dos gatunos. Chega de exploração e roubalheira.

Os armadores europeus de pesca de longa distância pediram ao Comissário para os Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, apoio diplomático ao mais alto nível para renovar o acordo de pesca com a Guiné-Bissau em "termos justos".

"Para renovar o acordo com a Guiné-Bissau, que termina a 23 de novembro, e após o fracasso da quarta ronda de negociações, a frota de pesca europeia considera ser necessário que o Presidente do país, José Mário Vaz, entenda que os seus pedidos são desproporcionais e que podem implicar uma perda para ambas as partes", noticia a FIS (Fish Information & Services) na sua página na Internet.

A União Europeia e a Guiné-Bissau não conseguiram chegar a acordo sobre o novo acordo de pesca na quarta ronda de negociações.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

O GOVERNO GUINEENSE VEM FOMENTANDO O SECTOR DE TURISMO - OBRIGADO PRESIDENTE JOMAV


HOJE, JÁ É REALIDADE O REGRESSO DE INVESTIDORES E DE PARCEIROS INTERNACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ BISSAU.

DE REALIZAÇÃO EM REALIZAÇÕES O GOVERNO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ VEM RESOLVENDO OS PROBLEMAS DO PAÍS E DO POVO, REALIZANDO AS TAREFAS QUE AO LONGO DE ANOS FORAM SENDO ADIADAS.

PARABÉNS MINISTRO FERNANDO VAZ, PORQUE FOI POR SUA INICIATIVA E MESTRIA QUE O GOVERNO VEM CAPITALIZANDO OS MUITOS ESFORÇOS QUE AO LONGO DE ANOS FORAM DESENVOLVIDOS POR DIFERNTES TITULARES DO PELOURO DE TURISMO:


POLÍTICA: PRESIDENTE DA REPÚBLICA RENOVA APELO AO REGRESSO AO CAMPO DE CULTIVO

Bissau, 26 Jul 17 (ANG) – O chefe de Estado considerou terça-feira que o país não pode avançar se os guineenses não voltarem para o campo de cultivo para recomeçar tudo de novo e desenvolver a Guiné-Bissau.

José Mário Vaz falava  no encontro com o núcleo de apoio ao actual ministro de Estado e do Interior, Botche Cande do Círculo Eleitoral 29, Bairro Militar tendo frisado que se tal desiderato não acontecer a economia nacional não vai crescer porque não haverá hospitais, escolas nem estradas.

“Digo isso porque quem não sabe de onde vem, não saberá onde está e nem para onde vai. O grande problema dos guineenses é que esquecem de onde vêem e se isso acontecer o caminho para o futuro torna confuso “, disse.

O GOVERNO DO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ ALÉM DE RESULTADOS CONCRETOS, CONSEGUIU JUNTAR E ARRECADAR MUITO DINHEIRO DE ESTADO.

Fonte: Ditadura do Progresso
ENQUANTO O GOVERNO DO GENERAL UMARO SISSOKO EMBALÓ GOVERNA TEM GRUPO QUE CONTINUA A TENTAR ENGANAR E CONFUNDIR OPINIÕES.

CONTUDO, DSP É CADA VEZ MAIS UM HOMEM ISOLADO.  SIM, ESTÁ CADA VEZ MAIS ISOLADO, SEM PARTE DAS BASES E VIVE NA COMPLETA FRUSTRAÇÃO, EMBORA VEM FINGINDO QUE LIDERA E MANDA NO PARTIDO.

AS COISAS CORREM-LHE MAL E TUDO TENDE A FALHAR INTERNAMENTE.

NO PLANO EXTERNO, QUASE QUE NÃO É OUVIDO, ATÉ MESMO JUNTO DE ALGUNS CIRCULOS AMIGOS.

PMA APONTA RESPOSTAS A SITUAÇÕES DE INSEGURANÇA ALIMENTAR NA GUINÉ-BISSAU

Se a Guiné-Bissau não fosse a Guiné-Bissau, hoje não seria a Guiné-Bissau. Temos água(chuva), terra fértil, mar rico, frutas, etc. A única coisa que podemos e devemos fazer é pormos as mãos na lama(mon na lama). Chega de mendigar comida. Viva JOMAV!

Agregados familiares inquiridos no último estudo em maio ressalvam melhorias na insegurança alimentar na zona rural; agências da ONU prestaram apoio na montagem do instrumento de inquérito; sistema avalia abundância e escassez em períodos antes e subsequentes a colheitas.

Amatijane Candé, de Bissau para a ONU News.

LÍDER RELIGIOSO COM 25 ESPOSAS E 145 FILHOS É CONDENADO POR POLIGAMIA

Winston Blackmore, de 53 anos, líder de uma seita religiosa, dissidente dos mórmons, no Canadá foi condenado por poligamia. Winstorn é casado com 25 mulheres e tem 145 filhos.

Outro líder da seita, James Oler, de 53 anos, também foi condenado pelo mesmo motivo. Ele tinha cinco esposas – o número de filhos é desconhecido.

Fundada na divisa entre Arizona e Utah (EUA) a seita, conhecida como Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo Santo dos Últimos Dias, tem uma filial que funciona em uma comunidade agrária de Bountiful, na província de Columbia Britânica (Canadá).

Blackmore nunca negou ter várias esposas e sempre justificou o fato com as suas crenças religiosas. Segundo ele, os casamentos são “celestiais”.

Estou sendo condenado por praticar a minha religião. Nunca neguei a minha fé“, disse ele, segundo a agência AP.

Durante o julgamento, Jane Blackmore, uma das esposas de Winston Blackmore, afirmou que o marido “estava apenas fazendo o que Deus lhe dizia para fazer”.

As penas ainda não foram anunciadas. Blackmore e Oler podem ser condenados a até 5 anos de prisão.

Portal do Holanda, in Fonte: https://noticias.mmo.co.mz

terça-feira, 25 de julho de 2017

GOVERNO GUINEENSE ASSINA ACORDO DE CONSTRUÇÃO DO PORTO DE ALTO BANDIM COM A CHINA

O Governo da Guiné-Bissau através do ministério das Pescas, assinou esta terça-feira, 25 de Julho 2017, acordo da implementação da segunda fase do Projeto de Apoio à Construção do Porto de pesca de Alto Bandim, com o governo da China por meio da sua Embaixada em Bissau.
 
O referido acordo da construção do Porto Alto Bandim inscreve-se no quadro da cooperação técnica entre a China e a Guiné-Bissau. A obra é orçada em 26 milhões de dólares norte-americanos, a executar em dois anos.
 
O “quebra-mar” que vai permitir a dragagem das pirogas que será construída no Porto de Alto Bandim, terá comprimento de 80 metros e uma rampa de 30 metros, um ponte flutuante que irá ajudar na operacionalização do porto, tanto na maré baixa como cheia, servindo assim para dragagem dos navios e fins turísticos.

INFRA-ESTRUTURAS: PRIMEIRO-MINISTRO ANUNCIA REABILITAÇÃO EM SETEMBRO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Bissau,25 Jul 17 (ANG) – As obras de reabilitação das instalações do Ministério da Saúde Pública, em estado de degradação progressiva, vão começar no mês de Setembro do ano em curso anunciou hoje o Primeiro-ministro.
 
Em declarações à imprensa, depois da visita  àquela instituição sanitária, Umaro Sissoco Embalo disse que neste momento não é possível executar as obras devido as chuvas.

Umaro Sissoco Embaló procedeu na ocasião a reabertura dos Serviços de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes, totalmente reabilitado e com melhores  condições para acolher e tratar os doentes.

O Chefe do Executivo afirmou  que a recuperação desses serviços  foi possível graças a política adoptada pelo governo, relativamente a concentração das receitas do estado no Ministério da Economia e Finanças ou seja no Tesouro Público.

O Primeiro-ministro aconselhou aos familiares dos doentes internados para não deitarem lixos nos corredores e no recinto do serviço de urgência do hospital.

Por outro lado, referiu que o Centro de hemodiálise do hospital Simão Mendes poderá entrar em funcionamento ainda no decurso deste ano, uma vez que  os técnicos contratados para instalação de equipamentos já se encontram em Bissau.

O Director-geral do Hospital Nacional Simão Mendes garante apoio medicamentoso aos doentes com dificuldade económica.

Instado a falar sobre atendimento tardio dos doentes por falta de dinheiro, o director do hospital, Francisco Aleluia Lopes reconheceu a existências dessas praticas  mas garantiu que a sua direcção está a tentar combatê-la.

ANG/LPG/JAM/SG

FUNÇÃO PÚBLICA: “CADA MINISTÉRIO SE RESPONSABILIZA PELA MONTAGEM DO SISTEMA DE CONTROLO BIOMÉTRICO DO SEU PESSOAL”, DIZ FONTE DA FUNÇÃO PÚBLICA

Bissau, 25 Jul 17 (ANG) – O controlo biométrico da assiduidade dos trabalhadores do estado  será da responsabilidade de cada instituição revelou hoje uma fonte do Ministério da Função Pública que pediu anonimato.

Em declarações à ANG a fonte disse que cabe aos ministérios  tomarem a decisão de instalação ou não do sistema de controlo biométrico através do fundo de maneio que o governo disponibiliza à cada instituição.

“Os membros do governo tomaram a consciência de que o controlo da chegada e saída na função pública guineense pode contribuir para o desenvolvimento e bem-estar do país e que por isso é necessário a montagem do referido sistema”, disse a fonte.

Acrescentou que o sistema de controlo biométrico permitirá igualmente terminar com funcionários fantasmas no país e de reorganizar a função pública.

Adiantou que o Ministério das Obras Pública iniciará a funcionar com o sistema de controlo biométrico à partir de 01 de Agosto próximo.


“Nós na qualidade dos que devem dar o exemplo aos outros ministérios pretendemos reinstalar brevemente o referido sistema de controlo do pessoal porque o que tinha sido instalado deixou de funcionar há muito tempo’, explicou. 

ANG/AALS/ÂC/SG 

PRESIDENTE SENEGALÊS PROPÕE VOTO SEM CARTÃO DE ELEITOR NAS LEGISLATIVAS


Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, intercedeu junto do Conselho Constitucional para permitir que os eleitores desprovidos dos seus novos cartões de eleitor possam votar com um outro documento pessoal como o bilhete de identidade, o anterior cartão de eleitor, o passaporte ou a carta de condução, soube-se terça-feira de fonte oficial.

Num comunicado transmitido à PANA, em Dakar, o Presidente Sall exorta igualmente os Sábios do Conselho Constitucional a autorizar o voto com "um documento de matrículas para os que não tenham nenhum dos quatro documentos adminitrativos supracitados".

O chefe de Estado baseia o seu requerimento nas "lentidões registadas no levantamento dos bilhetes de identidade biométricos" que servem igualmente de cartões de eleitor.

DIZIMADOS DEPOIS DE AJUDAREM O MPLA

Lisboa - A jornalista e escritora portuguesa Leonor Figueiredo publicou, na quarta-feira última, dia 19, o livro «O fim da extrema-esquerda em Angola: Como o MPLA dizimou os Comités Amílcar Cabral e a OCA», onde narra como o partido que governa Angola desde 1975 aniquilou física e estruturalmente um amplo grupo que defendia o poder popular mediante um combate ideológico forte.

*Sedrick de Carvalho

Fonte: Folha8, in http://www.club-k.net
Logo após o 25 de Abril de 1974, os jovens que compunham os Comités Amílcar Cabral se disponibilizaram a ajudar o MPLA no controlo de Luanda, e foram bem-sucedidos, transformando-se na representação do partido chefiado por Agostinho Neto e afastando a UNITA e a FNLA da capital onde seria anunciado unilateralmente o nascimento do novo país, isto a 11 de Novembro de 1975.

PARA CONHECIMENTO DA RDP ÁFRICA E RTP ÁFRICA: POLÍCIA MATA JOVEM QUE INCENDIOU BANDEIRA DO MPLA EM LUANDA, ANGOLA

Luanda - Um adolescente de 17 anos foi morto pela polícia na zona de Zango 2, arredores de Luanda, quando fugia dos agentes no sábado, 22, depois de ter posto fogo numa bandeira do MPLA.

Fonte: VOA, in http://www.club-k.net

Ao ver aproximar uma brigada da Polícia de Intervenção Rápida, depois de ter colocado fogo na bandeira do partido no poder, "Nelo Boy", como era conhecido, pôs-se em fuga, tendo sido atingido mortalmente por uma bala disparada por um dos agentes.

A informação foi avançada à VOA por testemunhas no local.

ADVERTISEMENT
O incidente mortal aconteceu na véspera do início da campanha eleitoral em Angola, que arrancou neste domingo, 23, e no meio de tensões entre militantes do MPLA e dos partidos da oposição, bem como de acusações de intolerância política.
Jovem morre no Uíge

Na sexta-feira, um jovem de 25 anos morreu numa cela da polícia no município de Kangola, província de Uíge, depois de ter sido detido na véspera quando, segundo fontes da corporação, rasgou uma bandeira do MPLA.

O jovem que não tinha sido identificado ainda, foi acusado pela polícia de também ter faltado respeito a um soba, mas outras fontes revelaram à VOA que terá havido um conflito com agentes da polícia e que ele foi fortemente espancado pelos agentes.

Não resistiu aos espancamentos e morreu na cela da polícia.

O secretário provincial da UNITA Felix Simão Lucas disse que o jovem não cometeu qualquer infracção à lei, mas denunciou que tinha conflitos internos com um dos agentes da corporação naquele município.

Por sua vez, o Serviço de Investigação Criminal afirmou que está a investigar o caso.

A campanha eleitoral termina a 21 de Agosto, dois dias antes das eleições.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

POP: QUATRO PROMOÇÕES À BRIGADEIRO-GENERAL

Bissau, 24 Jul 17 (ANG) – O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo presidiu hoje em Bissau a cerimónia de atribuição de patentes de Brigadeiro-generais aos primeiros superintendentes da Policia de Ordem Publica, Celso de Carvalho, José António Marques, Arafam Mane e Mutaro Djalo.

imagem de Arquivo
Na ocasião, o chefe do executivo disse que o acto tem por objectivo dignificar os oficiais visados, após estes terem cumprido as respectivas carreiras nas forcas de defesa e segurança guineense.

“Portanto, depois de a proposta ter sido aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional, entendeu-se por bem que eles deviam ser promovidos”, disse Sissoco Embaló.

Em declarações à  imprensa, o primeiro-ministro fez questã de sublinhar que os promovido foram selecionados na base de mérito e não em critérios como, por exemplo, a pertença deste ou daquela trincheira durante a guerra civil de 7 de Junho de 1998.

O ministro do Estado e do Interior, na qualidade de proponente das promoções feitas disse que o seu objectivo principal é pôr cobro as injustiças em relação a este assunto a nível da instituições que dirige.

Botche Candé revelou que ao assumir o pelouro se deparou com “situações de pessoas com mais de 20, 30 ou 40 anos na mesma patente”, o que lhe deixou muito triste e revoltado, por isso nasceu-lhe a iniciativa de proceder a correcção destas “injustiças”.

As promoções irão prosseguir, prometeu o governante que disse que os agentes merecedores disso serão graduados. Disse que quer o Presidente da República como o Primeiro-ministro ter-lhe-iam dado aval para prosseguir com a iniciativa. 

ANG/JAM/SG