quinta-feira, 10 de julho de 2014

PR DIZ QUE A GUINÉ-BISSAU TEM OBRIGAÇÃO DE APOIAR A NIGÉRIA E O MALI


Bissau – O Presidente da República, José Mário Vaz (JOMAV, Zeca Upa Caió), disse que a Guiné-Bissau tem a obrigação de buscar soluções para os problemas que afectam o norte da Nigéria e para a situação dos grupos radicais no Mali.

De partida para o Gana, onde participa esta quinta e sexta-feira na 45.ª Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), JOMAV sublinhou à PNN que há necessidade de o país partilhar sentimentos com essas nações, tal como fizeram com a Guiné-Bissau durante o período de transição. 

«A nossa obrigação não é somente o Mali, é bom não esquecer também a Nigéria, com quem devemos partilhar os mesmos sentimentos que estes têm com os seus problemas, tal como aconteceu connosco aqui. Por isso vamos pedir a Deus que ajude a sub-região a encontrar soluções rápidas e inteligentes, com o apoio e a contribuição dentro dos limites das nossas capacidades, contando com a ajuda e o apoio da Guiné-Bissau», disse JOMAV.

Interrogado sobre a possível permanência da força da ECOMIB no país, JOMAV disse desconhecer este ponto em agenda mas agradeceu a presença desta força no país durante os dois anos de transição. Fonte: Aqui