segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ÁFRICA DO SUL LAMENTA MORTE VIOLENTA DE GUARDA-REDES DE SUA EQUIPA NACIONAL DE FUTEBOL

 
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) A notícia da morte a tiro, domingo último, do capitão da equipa nacional de futebol da África do Sul, Senzo Meyiwa(foto), foi acolhida com consternação na África do Sul.

Meyiwa foi mortalmente baleado domingo à noite na sua residência, em Vosloorus, por um desconhecido que fez irrupção, pedindo com ameaças telemóveis às pessoas presentes no local antes de disparar.

O suspeito fugiu com os seus dois presumíveis cúmplices sem terem sido inquietados, indica-se.

Meyiwa, que jogou para o seu clube contra o Ajax da Cidade do Cabo sábado último, sucumbiu aos seus ferimentos. O comissário da Polícia Nacional, Riyah Piyega, realiza nesta segunda-feira uma conferência de imprensa sobre este caso em Joanesburgo, segunda cidade e capital económica do país.

Para já, a Polícia prometeu oferecer uma recompensa de 15 mil dólares americanos a qualquer pessoa que possa dar uma informação suscetível de permitir deter os agressores.

Meyiwa teve uma temporada desportiva espetacular com o seu clube e a equipa nacional. durante as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015,  quando substituiu Itumeleng Khume como guarda-redes na equipa nacional.

Reagindo a este facto, o porta-voz do Congresso Nacional Africanao (ANC, no poder), Zizi Kodwa, declarou que Meyiwa foi um desportista completo e um porta-estandarte do país.

« O seu passamento físico priva-nos dum atleta prolífico que tinha ainda um papel a desempenhar na evolução do futebol e como modelo para os futuros desportistas mantendo ao mesmo tempo a nossa visibilidade enquanto país vencedor no mundo do desporto », lamentou.

É um golpe duro para o país que perdeu igualmente, sexta-feira última, um ex-medalhado de prata olímpico  para a corrida dos 800 metros, Mbulaeni Mulaudzi,  vítima de um acidente de viação, segundo observadores.

No início da semana finda, um deputado do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), Jackson Mthembu, foi também gravemente baleado durante um assalto à mão armada num centro comercial em Witbank, indica-se.