terça-feira, 28 de outubro de 2014

BURKINA-FASO: PRIMEIROS CONFRONTOS ENTRE MANIFESTANTES E FORÇAS DA ORDEM DEVIDO EMENDA CONSTITUCIONAL

Manifestation à Ouagadougou au Burkina Faso le 27 octobre 2014. , Une grande manifestation nationale de l'opposition a commencé mardi matin au Burkina pour dénoncer une prochaineOuagadougou - Manifestantes burkinabes e as forças da ordem confrontaram-se segunda-feira à noite, em Ouagadougou, na sequência do anúncio de uma eventual revisão constitucional, pelo parlamento, que favorece a manutenção no poder do presidente Blaise Compaoré, constatou a AFP.
 
A polícia deteve um grupo de algumas dezenas de jovens que durante várias horas criaram barricadas na principal estrada do país, a nacional 1, que liga Ouagadougou a Bobo Dioulasso, a segunda maior cidade do país e culmina na Côte d'Ivoire e no Mali.
 
Granadas de gás lacrimogéneo foram lançadas contra os manifestantes, que responderam atirando pedras sobre as forças da ordem.
 
O Regimento da Segurança Presidencial, a força de elite do exército armado burkinabe, presente no terreno, não interveio, constatou um jornalista da AFP.
 
Contactadas pela AFP, as forças de segurança até ao momento não confirmaram nenhuma detenção.
 
Esses primeiros confrontos ocorrem numa altura em que se deve realizar uma manifestação nacional em todo o país, convocada pela oposição contra ao que chama de "golpe de Estado constitucional" levado a cabo pelo governo.
 
A nacional 1 já havia sido bloqueada, sem violência na noite do anúncio pelo governo de Ouagadougou, a 21 de Outubro último, de um projecto de lei a ser apresentado quinta-feira na Assembleia Nacional e que visa modificar o artigo 37 da Constituição, fazendo passar de dois para três o número máximo de mandatos presidenciais.
 
Blaise Compaoré, chegado ao poder em 1987, termina em 2015 o seu segundo mandato de cinco anos (2005-2015). Fonte: Aqui