quarta-feira, 29 de outubro de 2014

BURKINA FASO:MILHARES VOLTAM A PROTESTAR CONTRA REFORMA CONSTITUCIONAL NO PAÍS

Ouagadougou - Milhares de pessoas voltaram a protestar hoje (quarta-feira) na capital de Burkina Faso contra um projecto de reforma constitucional que permitiria prolongar o mandato do presidente Blaise Compaoré, após 27 anos no poder, noticiou a AFP.
 
Centenas de milhares de manifestantes saíram às ruas na terça-feira em Ouagadougou pelo mesmo motivo. A oposição afirma que o número de manifestantes chegou a um milhão, algo histórico no continente africano.
 
Durante o protesto foram registrados confrontos entre jovens e a polícia.
Uma greve convocada pelos sindicatos e a sociedade civil provocou lentidão nesta quarta-feira no funcionamento dos serviços públicos e em algumas empresas.
 
O Parlamento do país examinará na quinta-feira um projecto de lei polêmico, que pretende revisar o artigo 37 da lei fundamental para permitir a Compaoré, que deve abandonar o poder em 2015, governar durante três quinquênios, ao invés de dois.
A mudança permitiria que ele disputasse novamente as eleições presidenciais.
 
Compaoré, que chegou ao poder em 1987 com um golpe de Estado, concluirá no próximo ano seu segundo quinquênio (2005-2015), depois de dois mandatos de sete anos (1992-2005).
 
Compaoré tinha 36 anos quando tomou o poder em Outubro de 1987, após um golpe de Estado contra seu outrora amigo Thomas Sankara, um carismático e jovem líder conhecido como o "Che Guevara Africano", que foi assassinado depois de ser derrubado do poder.
 
A oposição teme que a mudança constitucional, que não deveria ter carácter retroactivo, leve o chefe de Estado, eleito quatro vezes com maioria esmagadora, a tentar permanecer no poder por mais 15 anos. Fonte: Aqui
 
Imagem: swissinfo.ch