terça-feira, 28 de outubro de 2014

10 PAÍSES COM MAIOR TAXA DE HIV/AIDS EM 2014

HIV-AIDS-Prevalence-Rates
10 Countries With Highest HIV/AIDS Rates 2014
Fonte: richestlifestyle.com

Mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo estão infetadas com HIV/AIDS.

Aqui está um breve resumo de 10 países com maiores taxas de HIV/AIDS (adulto 15-49 prevalência).

 
10) Uganda - Taxa de Prevalência: 7,2%

Depois de experimentar uma alta taxa de infeção pelo HIV durante os anos 1980 e início dos anos 1990, Uganda tomou muitas medidas apropriadas para lidar com a doença. No entanto, a doença ainda é um problema que tem de ser tratado com a prioridade.

9) Malawi - Taxa de Prevalência: 10,0%
Cerca de 920 mil pessoas no Malawi estão infetadas com HIV/AIDS. Cerca de 68 mil pessoas morrem de HIV/AIDS a cada ano neste país. Isso ocorre porque o governo do Malawi foi inicialmente lento para responder à epidemia.

8) Moçambique - Taxa de Prevalência: 11,3%
O primeiro caso de HIV foi diagnosticada em 1986, em Moçambique. A nação está enfrentando uma epidemia generalizada grave de HIV/AIDS. O impacto da doença não é uniformemente distribuído. Cerca de 74 mil pessoas morrem de HIV/AIDS todos os anos em Moçambique.

7) Zâmbia - Taxa de Prevalência: 12,5%
Zâmbia tem uma das mais devastadoras epidemias mundiais de HIV/AIDS. Mais de um em cada sete adultos no país está infetado com HIV/AIDS. Cerca de 56 mil pessoas morrem de HIV/AIDS em Zâmbia a cada ano.
 
6) Namíbia - Taxa de Prevalência: 13,4%
Cerca de 200 mil pessoas na Namíbia estão infetadas com o HIV. Cerca de 5.100 pessoas morrem de infeção pelo HIV a cada ano neste país Africano. É um problema crítico de saúde pública na Namíbia.

5) Zimbabwe - Taxa de Prevalência: 14,9%
Apesar da gravidade da epidemia, as taxas de prevalência começaram a mostrar sinais de declínio. Era de 22,1 por cento em 2003. A fuga de cérebros de profissionais de saúde do país é um grande desafio para a liderança.

4) África do Sul - Taxa de Prevalência: 17,3%
A SIDA é um problema de saúde de destaque na África do Sul. A nação tem mais pessoas com HIV/AIDS (5,6 milhões) do que qualquer outro país no mundo. Apesar de novas infeções entre os grupos etários, nos adultos são altas, as novas infeções entre adolescentes parecem estar em declínio.
 
3) Lesoto - Taxa de Prevalência: 23,3%
Cerca de 290 mil pessoas em Lesoto estão infetadas com HIV/AIDS. Cerca de 18 mil pessoas morrem devido a esta doença a cada ano. O governo está a tomar medidas concretas para enfrentar a epidemia.

2) Botswana - Taxa de Prevalência: 23,4%
Primeiro caso de HIV foi reportado em 1985, em Botswana. Desde então, o país foi duramente atingido pelo HIV. Cerca de 320 mil pessoas que vivem neste país estão infetadas com o HIV. A doença ameaça muitos ganhos alcançados para o desenvolvimento da nação desde a sua independência.

1) Suazilândia - Taxa de prevalência: 26,0%
Neste país interior da África Austral, um em cada quatro adultos  vive com HIV. Cerca de 190 mil pessoas estão infetadas com o HIV no país. Cerca de 10.000 pessoas morrem devido a esta doença a cada ano. HIV foi reportado pela primeira vez em 1986 na Suazilândia.

Os líderes de todas as nações do mundo precisam trabalhar juntos para lidar com esta terrível doença.