quinta-feira, 30 de outubro de 2014

ZÂMBIA TEM NOVO PRESIDENTE, O PRIMEIRO LÍDER BRANCO DA ÁFRICA SUBSAARIANA DESDE 94

O vice-Presidente da Zâmbia, Guy Scott(foto), assumiu interinamente a Presidência do país, após a morte do Presidente, Michael Sata. Scott vai permanecer no posto durante três meses, até que novas eleições sejam realizadas.
 
Economista formado em Cambridge e filho de pais escoceses, Scott torna-se o primeiro líder branco da África subsaariana desde Frederik Willem de Klerk, o último Presidente do antigo regime que instituiu o apartheid na África do Sul.
 
O Presidente interino, de 70 anos, não poderá disputar as próximas eleições, porque a Constituição proíbe filhos de estrangeiros de concorrer ao cargo. O ministro da Defesa, Edgar Lungu, e o ministro das Finanças, Alexander Chikwanda, são os nomes mais fortes na luta pela indicação por parte do partido no poder, a Frente Patriótica.
 
Michael Sata, de 77 anos, estava no comando do segundo maior produtor de cobre de África desde 2011. Foi o quinto chefe de Estado desde a independência do país, que completou 50 anos na semana passada. O Presidente não compareceu nos eventos de comemoração por estar internado em Londres, onde acabou por morrer. A causa da morte não foi divulgada.
 
O processo de sucessão no país deve ocorrer sem confrontos, prevê o New York Times, lembrando que a Zâmbia tem poucos problemas com questões étnicas e não tem um historial de crises políticas, ao contrário de alguns dos seus vizinhos, como a República Democrática do Congo ou Moçambique. Fonte: Aqui

Leia também: Zâmbia:Michael Sata será enterrado a 11 de Novembro em Lusaka