sexta-feira, 24 de outubro de 2014

BURKINA FASO:OPOSIÇÃO APELA POPULAÇÃO A BLOQUEAR A ASSEMBLEIA NACIONAL

Ouagadougou - A oposição burkinabe apelou hoje (sexta-feira), em Ouagadougou, a população a bloquear à sede Assembleia Nacional a 30 de Outubro, afim de impedir os deputados a examinar um projecto de Lei visando alterar a Constituição para permitir ao presidente Blaise Compaoré(foto) a ser novamente candidato em Novembro de 2015, noticiou a AFP.
 
Os parlamentares votaram quinta-feira por maioria esmagadora (98 votos a favor, 28 contra, uma abstenção), a inscrição na agenda de trabalhos da Assembleia a 30 de Outubro, do controverso projecto de Lei governamental referente a revisão da Constituição.
 
Esse projecto tem por objectivo modificar o artigo 37 da Lei fundamental, que impede ao chefe de Estado, no poder desde há 27 anos, concorrer para um novo mandato. Nessa nova proposta, o presidente seria "reeleito duas vezes", ao invés de uma actualmente.
 
Blaise Compaoré terminará em 2015 o seu segundo quinquénio (2005-2015), após ter cumprido sete mandatos (1992-2005).
 
"Face ao que não é aceitável, interpelaremos o povo (e convidando-o) a assumir as suas responsabilidades", declarou a deputada Sankara, que "encoraja" a ideia de um bloco" do Parlamento no dia do voto. Fonte: Aqui