O médio da Costa do Marfim e do Manchester City (Inglaterra) Yaya Touré é o único futebolista africano pré-selecionado para a Bola de Ouro de 2014, segundo a lista publicada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Yaya Touré, de 31 anos, é um jogador polivalente, que evoluiu igualmente na Grécia (Olympiacos), em França (Mónaco) e em Espanha (FC Barcelona).
Outros jogadores designados para a Bola de Ouro são Gareth Bale (País de Gales, Real Madrid), Karim Benzema (França, Real Madrid), Diego Costa (Espanha, Chelsea), Thibaut Courtois (Bélgica, Chelsea) e Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid).
Figuram igualmente na lista Angel Di Maria (Argentina, Manchester United), Mario Goetze (Alemanha, Bayern de Munique), Eden Hazard (Bélgica, Chelsea), Zlatan Ibrahimovic (Suécia, Paris-Saint-Germain), Andres Iniesta (Espanha, FC Barcelona), Toni Kroos (Alemanha, Real Madrid), Philipp Lahm (Alemanha, Bayern de Munique) e Javier Mascherano (Argentina, FC Barcelona).
Lionel Messi (Argentina, FC Barcelona), Thomas Mueller (Alemanha, Bayern de Munique), Manuel Neuer (Alemanha, Bayern de Munique) Neymar (Brasil, FC Barcelona), Paul Pogba (França, Juventus), Sergio Ramos (Espanha, Real Madrid), Arjen Robben (Holanda, Bayern de Munique), James Rodriguez (Colômbia, Real Madrid) e Bastian Schweinsteiger (Alemanha, Bayern de Munique) constam também da lista da FIFA para a Bola de Ouro de 2014.
A FIFA revelou igualmente os nomes dos candidatos a título de treinador do ano para as equipas masculinas. Os técnicos europeus e os que dirigem equipas europeias dominam esta lista. Estes treinadores são Carlo Ancelotti (Itália, Real Madrid), Antonio Conte (Itália, Juventus FC), Pep Guardiola (Espanha, Bayern de Munique) e Joachim Löw (Alemanha). A lista engloba igualmente José Mourinho (Portugal, Chelsea), Manuel Pellegrini (Chile, Manchester City), Alejandro Sabella (Argentina), Diego Simeone (Argentina, Atlético Madrid) e Louis van Gaal (Países Baixos, Manchester United).
As decisões finais serão tomadas pelos capitães e treinadores principais das equipas nacionais masculinas, bem como pelos representantes da imprensa internacional selecionados pela revista France Football. Os vencedores serão anunciados durante uma cerimónia em Zurique (Suíça), a 12 de janeiro de 2015, que inclui ainda a atribuição do FIFA FIFPro World XI, do FIFA Puskas Award – para o melhor golo do ano –, do Prémio Presidencial da FIFA e do Prémio do Fair Play da FIFA.
A lista dos 23 jogadores em competição foi elaborada por especialistas do futebol do Comité da FIFA e por um grupo de peritos da France Football. A 1 de dezembro, as duas entidades vão anunciar durante uma emissão em direto os nomes das três mulheres e dos três homens, bem como dos três treinadores de equipas femininas e três de equipas masculinas, que obtiveram mais votos (sem anunciar os vencedores).
Os três nomeados para o FIFA Puskas Award e o FIFA FIFPRO World XI (para os melhores atacantes (15), médios (15), defesas (20) e guarda-redes (5)) serão anunciados em finais de novembro e em princípios de dezembro. Fonte: Aqui