sexta-feira, 24 de outubro de 2014

GUINÉ-BISSAU: FESTIVAL NACIONAL DA LUTA LIVRE DECORRE ESTE SÁBADO

Entre os participantes(lutadores), figura o Botche Candé
 
Bissau - A cidade de Bafatá, leste do país, acolhe este sábado, 25 de Outubro, a 6.ª edição do Festival Nacional da Luta Livre, sob o lema «Promover a paz, a Cidadania e o Fair-play através do Desporto».
 
A informação vem expressa numa nota de imprensa da Federação de Luta da Guiné-Bissau, que a PNN consultou, na qual afirma que o festival visa a captação de novos talentos na modalidade, bem como homenagear os mais destacados atletas e dirigentes que contribuíram para a valorização e socialização da luta, enquanto desporto de proximidade e de massas, que pode contribuir para a promoção da paz e da cidadania.

Segundo a nota, com a excepção de Bolama Bijagós, todas as regiões irão participar no evento que termina a 26 de Outubro, representadas por cinco atletas cada uma, em diferentes categorias.

 O Regulamento do festival prevê a realização da primeira fase, consagrada a eliminatórias, seguida da fase de apuramento para as meias-finais e final da prova, envolvendo os vencedores da fase preliminar.

As actividades do festival contarão com a animação do grupo tradicional «Maram Cabeça», o dueto «herdeiros de Gumbê» e o grupo N´hayé de Nhacra».
A 6.ª edição do festival nacional é uma iniciativa da Federação de Luta da Guiné-Bissau, com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos, do Comité Olímpico da Guiné-Bissau e da INACEP. Conta ainda com os apoios das rádios de Bissau, da Televisão Nacional e da RTP-África.

A última edição do evento decorreu há 16 anos na cidade de Catio, região de Tombali.