terça-feira, 21 de outubro de 2014

CABO-VERDE - SEIS ASSASSINATOS EM SÃO VICENTE POR ESCLARECER: AUTORES NUNCA FORAM DETIDOS

Em São Vicente parece que matar compensa, visto que dificilmente a PJ consegue prender os autores. Dos sete assassinatos ocorridos este ano em São Vicente três ainda não foram esclarecidos e os autores continuam em liberdade. E os outros quatro foram esclarecidos porque dois são crimes passionais e os autores entregaram-se e confessaram os crimes,  outro foi um homicídio negligente e último o autor  foi visto a cometer o crime por várias testemunhas. Ou seja a PJ no Mindelo no tocante a investigação de homicídios é o como o zero a esquerda: nada. E a esses casos há que juntar os crimes de Zezinho Catana: a suspeita confirmada por investigação jornalística que poderá ter assassinado três pessoas: Maria Alice, Maria Chandim e Amâncio·. Se juntarmos estes três casos o número de assassinatos por esclarecer sobe para seis e começamos a entender o zero a esquerda atribuída a PJ do Mindelo em matéria de investigação de homicídios. Assim no Mindelo os autores de pelo menos três assassinatos, e só focamos caso de 2014, estão a solta. Recordemos esses casos:
 
Manuel dos Santos
Quem matou Manuel? Qual o motivo·? Estas duas perguntas continuam sem resposta. Familiares e amigos não entendem como aconteceu e muito menos por que aconteceu.   Mas afinal quem é Manuel Lima dos Santos? Um homem de 28 anos que foi encontrado sem vida num terreno baldio nas imediações da lixeira de São Vicente, no dia 10 de Fevereiro.
 
Adubo
No mês de Abril, o corpo de um cidadão nigeriano foi encontrado por volta das 5h30min num beco a cerca de 300 m do cyber-café que pertencia ao mesmo. A vítima estava de barriga para o chão e trazia vestido apenas um calção. O resto da roupa de Chindubo foi encontrado debaixo de uma pedra, a 60 metros do local onde estava o corpo. Chindubo era dono de um cyber-café situado na estrada de acesso à localidade de Chã d´Faneco. A autópsia revelou que morreu por asfixia. Até agora o autor do crime continua a monte.
 
Mileida Santos
Ainda no mês de Abril Mileida Santos de 21 anos, conhecida por Mileidy, foi assassinada  à facada nas imediações da Escola de Condução Vlademiro Pires, Chã D´Cemitério, São Vicente. A vítima foi assassinada com dois golpes de faca que lhe atingiram o coração. Os familiares de Mileida asseguram desconhecer os motivos do assassinato mas, perante esta tragédia, pedem Justiça.  Quem matou Mileida? Qual o motivo? A PJ até hoje não sabe.