quinta-feira, 23 de outubro de 2014

NIGÉRIA: SUPOSTOS MILITANTES DO BOKO HARAM SEQUESTRAM 60 MULHERES NO NORTE DO PAÍS

Supostos membros do grupo rebelde Boko Haram sequestraram 60 mulheres em duas aldeias do Estado de Adamaoua, no norte da Nigéria, noticia o diário privado Punch na sua edição desta quinta-feira.
 
O Boko Haram, recorde-se, detém 218 alunas sequestradas há mais de seis meses. Segundo o Punch, as mulheres foram sequestradas nas aldeias de Waga Mangoro e Garta durante um ataque levado a cabo no sábado.
 
Devido ao isolamento destas comunidades, a notícia só agora foi conhecida. O jornal revela que 40 mulheres raptadas são originárias da aldeia de Waga Mangoro e 20 da aldeia de Garta.
 
Aldeões em fuga alertaram jornalistas em Yola, capital do estado, e deram conta da chegada de um largo número de rebeldes a bordo de motorizadas e camionetas.
 
No entanto, esta informação não foi confirmada (nem desmentida) pelo Exército ou pelas autoridades estatais. Adanaoua é um dos três estados colocados em estado de emergência em 2013 pelo Presidente Goodluck Jonathan para conter as atividades do Boko Haram.
 
A trégua que o governo afirma ter concluído com a seita na passada semana está assim a ser desrespeitada, visto que o Boko Haram continua a levar a cabo ataques no nordeste, o epicentro da violência por si perpetrada.
 
No quadro deste acordo, as 218 alunas, raptadas em Chibok, no Estado de Borno, devem ser libertas brevemente, segundo o governo federal, mas as dúvidas quanto a tal adensam-se cada vez mais. Fonte: Aqui