sexta-feira, 31 de outubro de 2014

EUROATLANTIC FAZ UM VOO SEMANAL ENTRE LISBOA E BISSAU A PARTIR DE 14 DE NOVEMBRO

João Bernardo Vieira falava na cerimónia de assinatura do acordo entre a Guiné-Bissau e a EuroAtlantic, que decorreu na capital portuguesa, Lisboa, e que contou com a presença do primeiro-ministro e do ministro das Finanças guineenses, Domingos Simões Pereira e Geraldo Martins, respetivamente.
 
«Os voos irão começar a 14 de novembro, numa primeira fase com um voo semanal e, conforme a procura podem ser dois ou três semanais» e vão resolver «uma deficiência de ligação entre Bissau e Lisboa», referiu o secretário de Estado.
 
Em resposta a uma questão dos jornalistas sobre a segurança, incluindo os cuidados na prevenção do ébola, João Bernardo Vieira salientou que, «neste momento, o governo assume todas as condições» para que se aterre em Guiné-Bissau.
 
O primeiro-ministro avançou que esta medida «obrigou a algum esforço financeiro importante» do governo, mas que o importante é que «os interesses dos cidadãos guineenses serão salvaguardados». No entanto, «esta é uma solução transitória, e vamos continuar a discutir com vários parceiros, nomeadamente com a EuroAtlantic, e muito proximamente vamos dar a conhecer uma solução mais definitiva, que responde cabalmente à expectativa para a ligação Lisboa-Bissau, mas também a outros destinos», avançou Domingos Simões Pereira.
 
Já o secretário de Estado especificou que «a ambição» do país é criar uma companhia aérea nacional, objetivo que, aliás, «consta no programa de governo». Quanto ao regresso da TAP às ligações aéreas com Bissau, interrompidas em dezembro de 2013 e com previsão, entretanto adiada, de retoma em outubro, João Bernardo Vieira defendeu que a operação da EuroAtlantic «não será obstáculo, porque a concorrência é sempre bem-vinda». O secretário de Estado esclareceu que só teve conhecimento da decisão da companhia aérea portuguesa de adiar o regresso a Bissau através dos orgãos de comunicação social, mas apontou que «a Guiné Bissau não tem acordo com a TAP, tem com o Estado português».
 
O presidente da EuroAtlantic, Tomaz Metello, anunciou que a companhia recebeu hoje «a autorização da aviação civil portuguesa, do governo, para operar voos regulares para a Guiné-Bissau», e recordou que o acordo bilateral entre os dois países permite a duas empresas voarem para Bissau.
 
«Vamos operar, mas considero que é em nome da companhia da Guiné-Bissau que eventualmente será formada - e este é o arranque e o princípio dessa própria companhia», defendeu Tomás Metello.
 
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau referiu ainda que durante a permanência em Lisboa tem agendados encontros com empresários e políticos portugueses, o que «é uma demonstração clara de que não há qualquer problema na relação entre os dois Estados».
 
A TAP suspendeu os seus voos para Bissau em dezembro de 2013 na sequência do embarque forçado pelas autoridades guineenses de 74 cidadãos sírios com documentação falsa. A 15 de outubro anunciou não estarem reunidas as condições operacionais para retomar os voos para a Guiné-Bissau, previstos então para serem reiniciados a 28 de outubro, adiando o regresso por um período «não inferior a 45 dias». Fonte: Aqui