domingo, 26 de outubro de 2014

BOTSWANA: PRESIDENTE KHAMA É REELEITO EM BOTSWANA APESAR DE CRISE

 

Gaborone - Reeleito para um segundo mandato, o presidente do Botswana Ian Khama(foto) terá que combater o desemprego neste país afectado pelas flutuações do mercado de diamantes, principal riqueza nacional.
 
De acordo com resultados provisórios, a votação de sexta-feira foi marcada por um relativo impulso da oposição, que acusa Khama de autoritarismo e de não ter sido capaz de gerir os efeitos da crise sobre a economia nacional, causando um surto de desemprego, especialmente entre os jovens.  
 
Botswana votou para eleger seus deputados, que deverão reeleger formalmente o presidente na segunda-feira.  
 
Mas na manhã deste domingo, o presidente do Supremo Tribunal Federal anunciou à imprensa que Khama foi "reeleito", já que seu partido, o BDP, obteve a maioria absoluta dos assentos no Parlamento.
 
Segundo a última contagem oficial, divulgada às 07h30 GMT (5h30 de Brasília), o BDP conquistará 34 assentos de um total de 57.
 
Mas o principal beneficiário desta eleição foi a coalizão de oposição UDC (Colectivo para a Mudança Democrática), que tem em suas fileiras uma formação fundada por dissidentes do BDP.
 
O UDC, que participou pela primeira vez nas eleições, será creditado com 14 assentos, de acordo com os resultados provisórios. Fonte: Aqui