segunda-feira, 6 de abril de 2015

REFÉM HOLANDÊS DO AQMI LIBERTADO PELO EXÉRCITO FRANCÊS NO MALI


Um holandês detido no Mali pelo grupo islamita Aqmi foi libertado esta segunda-feira por soldados das forças especiais francesas, durante uma operação no extremo norte do país, declarou o ministério francês da Defesa.
 
«O refém holandês, Sjaak Rijke, sequestrado em Tombouctou a 25 de novembro de 2011», foi libertado durante «uma ação militar liderada pelas forças especiais do exército francês. Esta ação de combate permitiu a captura de vários indivíduos», precisou o ministério num comunicado.
 
A 25 de novembro de 2011, um grupo de homens armados invadiu o terraço de um hotel de Tombouctou, a cidade histórica do norte do Mali, e ameaçou um grupo de ocidentais, forçando-os a segui-los. Um deles, um alemão, foi abatido quando tentava resistir. Um outro, também alemão, conseguiu esconder-se.
 
O comando deteve Sjaak Rijke, um sul-africano, Stephen Malcolm McGown, e um sueco, Johan Gustafson. Este dois últimos continuam nas mãos dos sequestradores.
 
Em novembro de 2014, a Aqmi (Al-Qaeda no Maghreb Islâmico) havia divulgado na internet um vídeo onde Sjaak Rijke falava, por ocasião do seu milésimo dia de detenção. O holandês surgia acompanhado por Serge Lazarevic, refém francês nas mãos da Aqmi que seria libertado pouco tempo depois, em troca da entrega de quatro jihadistas presos no Mali. Fonte: Aqui