Atividades científicas e culturais abrem hoje, quarta-feira, em Brazzaville, as festividades do cinquentenário do maior evento desportivo do continente africano, os Jogos Africanos. A XI edição decorre de 4 a 19 deste mês.
Foi na mesma cidade, a capital do Congo, que, em 1965, teve lugar pela primeira vez este evento, já conhecido por Jogos Pan-africanos.
Hoje e quinta-feira, véspera da abertura da XI edição dos jogos, destacam-se eventos a decorrerem no estádio que albergou a edição de estreia, que foi entretanto completamente reestruturado.
Esta é a segunda vez que esta cidade recebe os jogos, juntando-se a Argel, que, em 10 eventos, foi sede em 1978 e 2007. O Egipto é o maior medalhista do evento, com cinco conquistas.
Angola ocupa o 16.º lugar em conquistas de medalhas, com 33, sendo 9 de ouro, 7 de prata e 17 de bronze. Nesta edição, vai competir em 15 modalidades e com cerca de uma centena de atletas.
Para esta quarta, em antecipação, está prevista a abertura dos torneios de esgrima, boxe, ginástica (Angola estará nas três), voleibol e badminton.
Entre os eventos dos 50 anos estão a exibição de um filme sobre a história do desporto africano, colóquios, uma conferência de medicina no desporto, atividades musico-culturais, um campo de jovens talentos e também um jantar de boas-vindas oferecido às delegações participantes pelo presidente do Congo, Denis Sassou N’guesso.
Esta edição é da responsabilidade da Comissão da União Africana, que tem como parceiros a ACNOA e a União das Confederações Desportivas de África. Até Maputo 2011, o evento era organizado pelo CSSA, dissolvido dois anos depois.
A primeira edição dos jogos africanos foi disputada de 18 a 25 de julho de 1965, no estádio Alphonse Massemba Debate, em Brazzaville, agora reabilitado para celebrar o 50.º aniversário. Teve a participação de 2500 atletas de 30 países (Angola só se estreou em 1987), foram disputadas dez modalidades e o atual Egipto foi o vencedor. Tratou-se de uma «inspiração» vinda de um evento que se disputava entre países francófonos desde o início da década de 60.
A partir daí, os números foram evoluindo, e, cinquenta anos depois, os Jogos serão disputados por 8 mil atletas, em 22 modalidades e por 53 países. Fonte: Aqui