sexta-feira, 30 de setembro de 2016

GUINÉ-BISSAU PROMOVE LÍDER DAS FORÇAS ARMADAS E CHEFIAS PARA LHES DAR MAIOR DIGNIDADE

O Conselho Superior de Defesa Nacional da Guiné-Bissau decidiu promover cinco oficiais, entre os quais o líder das Forças Armadas, lê-se na resolução hoje divulgada.
 
A medida pretende "contribuir para a elevação da dignidade no exercício dos cargos perante os seus homólogos estrangeiros" sem implicar qualquer "agravamento das despesas públicas", refere a resolução 1/2016 do órgão liderado pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

COMUNICADO DE IMPRENSA DO PRS SOBRE A RECONCILIAÇÃO NO PAIGC E O ACÓRDÃO DO STJ

Da leitura atenta do último comunicado do PAIGC apelando à reconciliação interna com os 15 deputados, entretanto expulsos das suas fileiras, o Partido da Renovação Social responsavelmente e comprometido que está com os últimos desenvolvimentos políticos, não podia ficar indiferente a este ato, primeiro, por que sempre apoiou e encorajou reconciliações intrapartidárias, e segundo, pelo tardio desta iniciativa, alguns dos seus contornos merecem alguma reflexão que deve ser partilhada com o povo guineense.

REDE DE CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS EXIGE 20% DE OGE PARA SECTOR EDUCATIVO

Radio Sol Mansi, 30 Set 2016 - O coordenador da Rede Nacional de Campanha de Educação para Todos na Guiné-Bissau apela o governo guineense no sentido de aumentar salários aos professores públicos e para disponibilizar 20% do Orçamento Geral de Estado para o sector educativo

O apelo feito ouvido, esta sexta-feira, pelo coordenador desta rede, Vença Mendes, depois da entrega de um manifesto ao governo e a Assembleia Nacional Popular, sobre o compromisso destas duas instituições para a educação e na matéria de financiamento rumo ao cumprimento do 4º objectivo de desenvolvimento sustentável 2030.

GRUPO DOS 15 CONDICIONA REUNIÃO DA PRÓXIMA SEMANA COM PAIGC

GRUPO DOS 15 CONDICIONA REUNIÃO DA PRÓXIMA SEMANA COM PAIGCPonto a reter: O grupo dos 15 responsabiliza ainda o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, pela real situação do país e convida-o, a consentir aquilo que chamam de “todos os sacríficos e concessões” e demitir-se em nome dos interesses superiores dos libertadores.

Radio Sol Mansi, 30 Set 2016 - O grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC garante que vai aceitar qualquer diálogo com o PAIGC desde que seja feito o levantamento incondicional das sanções impostas ao bloco pelo Conselho Nacional de Jurisdição do PAIGC por uma decisão política do Comité Central ou por decisão anulatória ou dando-as sem efeito

A GUINÉ-BISSAU AVANÇA NA REORGANIZAÇÃO DAS FARP’S, COM A ENTREGA DE NOVAS CADERNETAS DE SAÚDE MILITAR À DIVISÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE DAS FORÇAS ARMADAS

No âmbito da reorganização das Forças Armadas Revolucionarias do Povo (FARP) e de melhoria progressiva das condições sanitárias dos efectivos, o Chefe do Chefe de Estado-maior General, Tenente General Biaguê Na N´Tan presidiu no dia 23 de Setembro do corrente, a cerimónia de entrega oficial de novas cadernetas de saúde militar à Divisão de Serviço de Saúde das Forças Armadas.

As cadernetas ora entregues à Divisão de Serviço de Saúde Militar vão ser distribuídas aos efectivos das FARP, desde os Generais até o último soldado: No entretanto, tendo em consideração a sua importância vital para a vida da classe castrense guineense, o Tenente General Biaguê Na N´Tan recomendou um cuidado especial deste documento por parte dos seus proprietários.

SENEGALÊS APRESENTA QUEIXA POR RACISMO CONTRA SECRETÁRIO DE ESTADO BELGA PARA ASILO

Bruxelas, Bélgica (PANA) Um cidadão senegalês, Omar Ba(na foto),  de 34 anos, residente em Fança há 15 anos, decidiu apresentar uma queixa contra o secretário belga encarregue do Asilo e Migração, Théo Francken, que aparece num vídeo(ver) partilhado nas redes Internet, com uma ventosa enfiada na cabeça de Omar Ba numa posição de o atirar para o mar.

Intitulado « Tolerância Zero », o vídeo julgado "de conotação racista" provocou protestos na Bélgica onde  vários líderes políticos e cidadãos exigem a exclusão de Théo Francken do Governo.

Ignora-se por enquanto se o primeiro-ministro belga, Charles Michel, vai remodelar a sua equipa.

ONU: GUINÉ-BISSAU NÃO CONSEGUIU ELEVAR A SUA RENDA PER-CAPITA AO LONGO DOS 43 ANOS DA INDEPENDÊNCIA”, DIZ CARLOS LOPES

Bissau,30 Set 16(ANG) – O secretário executivo da Comissão das Nações Unidas para a Àfrica, o guineense Carlos Lopes afirmou que o país está entre as três economias mais pequenas da África por não conseguir elevar a sua renda “per-capita” ao longo dos 43 anos da independência. 
Carlos Lopes
 
Em entrevista a Rádio França Internacional, Carlos Lopes disse que isto acontece apesar de o país ter superfície e população maior do que os outros países do continente com igual performance.
O secretário executivo da comissão economica das Nações Unidas para África lamenta a situação da Guiné-Bissau e considera o seu país como um “caso raro” em África.

MINISTROS DE PESCAS DE UEMOA VALIDAM PROGRAMA TRIENAL DE VIGILÂNCIA

Radio Sol Mansi, 30 Set 2016 - Os ministros das pescas dos estados membros da UEMOA validaram, esta sexta-feira, na capital Bissau, o programa trienal do desenvolvimento do sector das pescas nos estados membros

A validação deste documento foi durante a conferência que decorre no país sob patrocínio da UEMOA, no quadro da implementação do sistema de fiscalização conjunta entre os países que têm a mesma fronteira Marítima.

Dr. CARLOS LOPES(GUINEENSE) DEMITE-SE DA PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO ECONÓMICA PARA ÁFRICA

Resultado de imagem para DR. CARLOS LOPES
Demitiu-se o secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CENUA), Carlos Lopes. Algumas fontes dizem que pode estar à procura de uma posição influente na União Africana (UA).

Carlos Lopes está na presidência da Comissão Económica para África (CEA) há quatro anos e tem sido elogiado pela firmeza contra as “negociações de maus contratos e reformas fiscais insuficientes” no continente.

“Um dos seus principais sucessos, com o ECA, foi na defesa da necessidade de dados e estatísticas melhoradas para tomadas de decisão informadas no continente”, segundo declaração da Comissão.

TPI PODE INVESTIGAR EVENTUAIS CRIMES COMETIDOS NO GABÃO

Para quando o inicio de investigação de crimes cometidos, no Iraque, Síria, Egito, Tunísia, Líbia, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Sudão do Sul e tantos outros países que sofreram e estão a sofrer por causa de interesses externos? TPI é um tribunal ao serviço do imperialismo e neocolonialismo, só investiga e julga aqueles que desafiam e não defendem os interesses dos  neocolonialistas e imperialistas.

Procuradora-chefe anuncia análise para tomar "decisão totalmente informada"; objetivo é decidir se há bases para avançar para um inquérito; agências de notícias informaram que violência pós-eleitoral provocou vários mortos.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A  procuradora-chefe do Tribunal Penal Internacional, TPI, anunciou que vai abrir um apuramento inicial para decidir se será investigada a situação no Gabão.

BONS PARCEIROS DE ÁFRICA DEVEM INVESTIR NO AVANÇO INDUSTRIAL

Secretário executivo da Comissão da ONU para África revela que essa perceção pode ter levado a China a mudar estratégia de parceria com o continente; setor privado dos EUA é o que mais investe no continente.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África disse que "parceiros amigos" dos países da região são os que mais investem na industrialização.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

BACIRO DJÁ PROMETE ENTRAR COM RECLAMAÇÃO CONTRA DECISÃO DE STJ

Radio Sol Mansi, 29 Set 2016 - O primeiro-ministro promete entrar com uma reclamação sobre a decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que julgou improcedente o requerimento da providência cautelar para agendamento de uma sessão ordenaria ou extraordinária para a discussão de o programa do seu governo
 
Segundo Baciro Djá, que falava em Bissau, esta quarta-feira (28), apesar de respeitar a decisão do tribunal, mas continua a não estar de acordo com o acórdão divulgado esta terça-feira, porque “não existe quórum”.
 
“Em nenhuma ocasião colocamos em causa a decisão do tribunal. Podemos estar ou não de acordo, como acontece desta vez (não estamos de acordo) mas respeitamos esta decisão, em primeiro lugar porque não existe quórum. O Quórum foi assinado só por seis (06) pessoas que não constituem o quórum do STJ, portanto vamos entrar com uma reclamação sobre esta decisão e ainda temos possibilidade de entrar com uma acção principal”, afirma.

MINISTÉRIO DE SAÚDE PRETENDE ASSEGURAR SAÚDE DE QUALIDADE A POPULAÇÃO

Radio Sol Mansi, 29 Set 2016 - O ministério da saúde pública lança nos próximos dias concurso público internacional para o recrutamento de três empresas que passarão a ter atribuição para importar e distribuir medicamentos em todo o território nacional
 
O anúncio feito, esta quarta-feira, pelo secretário-geral do ministério da saúde em representação do ministro, António Guilherme Silla, no acto de empossamento dos membros das comissões nacionais de medicamentos de uso humano e comissão nacional da cobertura universal de doença, criadas pelo ministério para o melhor controlo da saúde pública envolvendo representantes de todos os departamentos do estado.

PAIGC CONVOCA OS 15 PARA UMA REUNIÃO DE 3 DIAS

Sede do PAIGC em Bissau
Mário Sissoko (historiador Guineense): O PAIGC é um partido de intrigas e de ódio, por isso, a única solução é a sua extinção e levá-lo ao museu. Sabe que é difícil curar um doente biologicamente acabado. Portanto, nesta fase é difícil curar o doente. Não há cura para o PAIGC e a solução é a sua extinção, como uma solução para a crise constante que se vive no nosso país há mais de quatro décadas.
 
Para aceder o comunicado, clique em ler mais

GBissau (29 de Setembro de 2016) O Partido Africano para a Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC) emitiu um comunicado, esta quarta-feira, dando a conhecer ao publico a convocatória de um encontro com o grupo dos 15 deputados previamente expulsos do partido.
 
Neste comunicado, o PAIGC justifica a necessidade deste encontro para permitir a “materialização do superior desiderato,” sem no entanto, especificar.
QUEM PAGARÁ A FACTURA?

O incrível, impossível, inadmissível, intolerável aconteceu na Guiné-Bissau, passado dois anos de birra política por parte da direcção do PAIGC. A incompetente direcção do PAIGC chegou ontem onde todas as pessoas de boa fé aconselhavam que devia ter começado: "Diálogo com os 15 Deputados da Nação". 

Segundo foi ontem noticiado nas rádios da capital, o PAIGC (sua actual direcção), teve o desplante de estender mão venenosa aos 15 deputados para um encontro na sua sede central, no dia 3 e 4 de Outubro próximo. Ainda não se vislumbram nada formalizado. E também nenhum representante dos 15 deu um passo em frente em direcção ao proposto. 

Mas, a pergunta que paira no ar é de saber em quem recai o ónus de dois anos da paralisação política e económica  do país? Não se pode tapar o céu com a peneira. Na minha opinião, será a actual direcção do PAIGC, dirigido pelo incompetente Engenheiro Domingos Simões Pereira, a pagar esta dolorosa factura. Não venham agora com a ideia do "dialogo inclusivo" que nunca existiu ou com conversa de "passar paninhos quentes" nos prevaricadores da nossa praça. É preciso pedir a cabeça do actual líder do PAIGC. O DSP tem que se demitir da liderança do PAIGC.

Alguns destacados dirigentes do PAIGC, caso, por exemplo, do Presidente da ANP, Cipriano Cassamá, são filhos da PIDE-DGS. 

"Nem toda gente é do Partido", A. Cabral! 

DSP rua! 

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MÁRIO SISSOKO DEFENDE A EXTINÇÃO DO PAIGC COMO SOLUÇÃO PARA A CRISE DO PAÍS

image
O historiador guineense Mário Sissoko defende que a solução para a crise que afecta a Guiné-Bissau há mais de quatro décadas passa pela extinção do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que, segundo ele, já não tem mais nada para dar aos guineenses. Sissoko falava a “O Democrata” [segunda e última parte da Grande Entrevista] para fazer uma abordagem histórica da criação do partido libertador bem como das causas que originam o conflito interno que tem abalado o partido de Cabral, sustentando ainda que a actual direcção daquela formação política não tem nenhuma ideologia clara para desenvolver o país.

Durante a entrevista, falou das circunstâncias da morte do líder da guerra, Amílcar Cabral. De acordo com as suas pesquisas, Cabral foi o responsável pela sua própria morte. Explicou igualmente a questão do alegado envolvimento do Presidente Sekou Touré na morte de Cabral. Contou ainda que os grandes comandantes do PAIGC sabiam da tentativa do assassinato de Cabral, mas nada fizeram para protegê-lo.

GUINÉ-BISSAU PRODUZ 150 MIL TONELADAS DE PRODUTOS HALIÊUTICOS POR ANO

O Ministro das Pescas, Fernando Correia Landim revelou esta quarta-feira, 27 de Setembro de 2016, que a Guiné-Bissau produz anualmente entre 100 (cem) a 150 (cento e cinquenta) mil toneladas de produtos haliêuticos.

Landim que falava a’O Democrata na cerimónia de abertura de um encontro de trabalho dos peritos das pescas dos países membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que precede a reunião dos ministros da tutela daquela organização sub-regional que terá lugar na próxima sexta-feira, 30 de Setembro.

O governante considera na sua intervenção que na África Ocidental, a pesca artesanal e industrial constituem significativamente para a segurança alimentar e renda de muitas pessoas que vivem ao longo das costas e vias navegáveis

JOMAV PARTE PARA CUBA EM CLIMA DE IMPASSE POLÍTICO

mediaFonte: RFI - Ouvir
 
Ponto a reter: o Chefe do Executivo Baciro Djá prometeu recorrer da decisão do Plenário do Supremo Tribunal de Justiça.
 
O Presidente guineense José Mário Vaz viajou hoje para Havana, Cuba para uma visita oficial de três dias. A deslocação integrada pelo Chefe da Diplomacia, Soares Sambú, e pelo Ministro da Defesa Nacional, visa reforçar as relações de amizade e cooperação que datam dos primórdios da luta pela independência da Guiné-Bissau. Esta deslocação segue-se à curta visita efectuada ontem pelo presidente guineense à vizinha Gâmbia.

BRASIL: A 1ª ENTREVISTA EXCLUSIVA DE DILMA A UMA TV BRASILEIRA APÓS O IMPEACHMENT

"A minha mãe está com 93 anos e agradeço a Deus que ela não saiba (do impeachment)", revelou Dilma. A presidente eleita falou ainda sobre uma eventual prisão de Lula, a prisão de Mantega e de como ficou magoada por ser acusada, durante o processo de impedimento, de ser assassina de cachorro.
 

Em sua primeira entrevista exclusiva (vídeo abaixo) a uma TV brasileira após o impeachment, a ex-presidente Dilma Rousseff disse não acreditar na possibilidade de prisão de seu antecessor, o também ex-presidente Lula. Segundo ela, aprisionar o seu companheiro de partido seria um ato de “burrice” porque o transformaria em “herói”.
 
VÍDEO:

congresso em foco

CAMPANHA AGRÍCOLA: CHUVAS DO PRESENTE ANO REFLETEM POSITIVAMENTE NA CAMPANHA AGRÍCOLA - DIZ DIRECTOR DE SERVIÇOS DE AGROMETEOROLOGIA

Bissau, 28 Set 16 (ANG) – O Director dos Serviços de Agrometeorologia da Guiné-Bissau disse hoje que as chuvas registadas nos últimos meses no país estão a refletir positivamente no trabalho agrícola.
 
Campo Agrícola
Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Francisco Dias, sustentou que os trabalhos feitos pelos técnicos da Meteorologia Nacional no terreno permitiram a confirmação dessa situação.
 
“Apesar de a chuva ter começado tarde, o que o Serviço da Meteorologia já havia previsto, não atrapalhou a campanha agrícola deste ano, assim como não houve o registro de grandes danos”, revelou o técnico. 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PEDE CUMPRIMENTO DE PACTO ASSINADO COM CEDEAO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PEDE CUMPRIMENTO DE PACTO ASSINADO COM CEDEAORadio Sol Mansi, 28 Set 2016 - O Presidente da República voltou a apelar, esta quarta-feira, todos os assinantes dos seis pontos propostos pela CEDEAO, para criar um governo de unidade nacional que deverá conduzir o país até as próximas eleições legislativas
 
José Mário Vaz que falava, esta quarta-feira, momentos antes de deixar o país para uma visita oficial a Cuba, chama a responsabilidade de todos os guineenses para o cumprimento do pacto assinado com a CEDEAO.

CAJU: EXPORTAÇÃO ATINGE NÚMERO RECORDE, DIZ ANAG

Bissau, 28 Set 16 (ANG) – O Presidente da Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) mostrou-se satisfeito pelo facto da exportação da castanha de cajú ter atingido cerca de 200 mil toneladas durante a presente campanha.
 
Em entrevista exclusiva esta quarta-feira à ANG, Jaime Boles Gomes disse que apesar de fraca colheita agrícola este ano, tanto de  caju como de outros produtos, a castanha foi comercializada num bom preço para todos, nomeadamente agricultores, intermediários, associação das mulheres, e os exportadores.

GOVERNO GUINEENSE ESTUDA ESTRATÉGIA PARA MELHOR GERIR PATRIMÓNIO DE ESTADO

GOVERNO GUINEENSE ESTUDA ESTRATÉGIA PARA MELHOR GERIR PATRIMÓNIO DE ESTADORadio Sol Mansi, 28 Set 2016 - O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares afirma que o património de Estado deve ser valorizado, gerido de forma unitária e não dividida entre as diferentes instituições de estado
 
Aristides Ocante que falava, esta quarta-feira, durante a cerimónia de abertura da primeira conferência nacional sobre o património de Estado que decorre sob o lema “valorização do património de estado para o desenvolvimento da Guiné-Bissau”, disse ainda que este encontro marca o início de uma “profunda” viragem no conceito e nas praxes da Guiné-Bissau em relação ao património de estado e a forma como deve ser gerido.

MORREU ANTIGO MINISTRO CABO-VERDIANO E ANTIGO SECRETÁRIO-GERAL DO PAICV ARMINDO MAURÍCIO

Praia - O antigo ministro e antigo secretário-geral do maior partido da oposição cabo-verdiana, Armindo Maurício, faleceu hoje, aos 66 anos, vítima de doença prolongada, noticia a imprensa local.
 
Advogado de profissão, Armindo Cipriano Maurício, natural da ilha de Santo Antão, encontrava-se internado há uma semana nos cuidados intensivos do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, onde residia há vários anos.

ALEGADA FUNDAÇÃO DE APOIO À GUINÉ-BISSAU LIGADA A PESSOAS INVESTIGADAS NA ALEMANHA

Stiftung Westafrika in Bissau
 
A Westafrika não existe legalmente nem na Alemanha nem na Guiné-Bissau. Teme-se que os seus membros se queiram aproveitar das fragilidades da Guiné-Bissau, para daí tirarem benefícios ou para o branqueamento de capitais.
 
Apesar de não existir legalmente, a Westafrika foi apresentada ao Governo e ao Presidente da Guiné-Bissau a 26 de agosto último, por um grupo de cidadãos alemães. 

 Fonte do sistema judiciário guineense, contactada pela DW, que pede o anonimato, teme que este grupo se queira aproveitar das fragilidades da Guiné-Bissau, para daí tirar benefícios ou pior, para o branqueamento de capitais. 

STJ: ACORDÃO Nº 2/2016

Por favor leiam o acórdão para melhor se informarem, evitem ouvir mentiras, manipulação e desinformação. De sublinhar que o Jiló Mentiroso Cipriano Cassamá não foi poupado no documento. STJ, pede que seja intimado o presidente da ANP, nos termos dos artigos 138º e 139º do regimento da ANP, para convocar a sessão plenária e se agende para essa sessão a apresentação do programa do governo já na sua posse, para apreciação e submissão à votação; que seja reconhecido que o governo entregou à ANP, desde o dia 24 de Junho de 2016, o seu programa de governação; e, que seja reconhecido que o governo entregou tempestivamente, dentro do prazo de agendamento e sua apreciação, com vista à eventual aprovação, pelo parlamento.

O Supremo Tribunal de Justiça do país entende que não lhe compete obrigar o Presidente do Parlamento a convocar a sessão parlamentar para a discussão do Programa do Governo.  O acórdão número dois do Tribunal Supremo fundamenta que o Poder Judicial não pode substituir os órgãos próprios instituídos, ordenando lhes a prática de actos administrativos que só a estes competem, sob pena de manifesta e grave violação do Princípio Constitucional de Separação de Poderes. Por isso, a conduta em causa não é sindicável em sede da jurisdição administrativa.

Para aceder o acórdão completo, clique em ler mais

BISSAU ACOLHE COLÓQUIO DOS MINISTROS DAS PESCAS DE PAÍSES DA UEMOA

Radio Sol Mansi, 27 Set 2016 - Iniciou, esta terça-feira, na capital Bissau, o encontro preparatório para a conferência dos ministros das pescas dos oito países da UEMOA. Este encontro deverá ter lugar na próxima Sexta-feira, na capital Bissau (30)
 
No início do encontro participaram peritos ligados ao sector das pescas dos respectivos países no qual serão analisados os documentos sobre a harmonização das políticas das pescas que posteriormente serão submetidos à aprovação no conselho dos ministros.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

DIA NACIONAL DA INDEPENDÊNCIA: DEZOITO PARTIDOS EXTRAPARLAMENTARES ELOGIAM DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bissau, 27 Set 16 (ANG) - Os 18 partidos sem assento no parlamento consideram o discurso do Presidente da República, no acto de comemoração do dia da independência nacional de conciliatório e da assunção da responsabilidade em defesa dos interesses do país.

De acordo com um documento destas formações políticas, as “medidas preconizadas” pelo José Mário Vaz são a via certa para o reencontro da família guineense.

Ainda, os 18 partidos extraparlamentares dizem defender a implementação do recente acordo político que prevê, nomeadamente a formação de um governo “inclusivo e de consenso”, mediado pela CEDEAO.

Finalmente, os 18 partidos sem deputados na Assembleia Nacional Popular apelam a participação da comunidade internacional na solução dos diferendos políticos no país e na melhoria de condições de vida dos guineenses.

ALI BONGO INVESTIDO PARA NOVO MANDATO DE PRESIDENTE DO GABÃO

 
Num clima em que a memória das violências pós-eleitorais ainda está viva, depois da polémica em torno da sua reeleição face ao seu rival Jean Ping que contestou os resultados que lhe deram 50, 66% dos votos, Ali bongo foi investido para um segundo mandato de 7 anos na presidência do Gabão. Durante a cerimónia de investidura, Bongo reconheceu as dificuldades que o seu país está a atravessar, apelou ao diálogo indicando que iria nomear um governo nos próximos dias, o seu porta-voz tendo dado a entender que poderia tratar-se de um governo de abertura.

CRISE POLÍTICA: ANP SAÚDA DECISÃO DO STJ DE CONSIDERAR” IMPROCEDENTE” A PROVIDÊNCIA CAUTELAR REQUERIDA PELO GOVERNO

Bissau,27 Set 16 (ANG) – A Assembleia Nacional Popular (ANP) saudou hoje a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de considerar “ improcedente” o requerimento da providência cautelar do recurso contencioso administrativo apresentado pelo Governo contra o seu Presidente, Cipriano Cassamá.

A informação consta num comunicado de imprensa do gabinete do Presidente da ANP Cipriano Cassamá, entregue a Agência de Notícias da Guiné( ANG).
O documente refere que o acórdão nº 2/16 veio a confirmar a cada órgão, o exercício efectivo da sua competência constitucional e legalmente atribuída.

ECONOMIA: FMI SAÚDA ANULAÇÃO DO RESGATE BANCÁRIO

Bissau,27 16 (ANG) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reiteirou a sua posicao contra o resgate bancário de 5,5 por cento do Produto Interno Bruto do país que, segundo a organizaçao, beneficia os “ricos” e prejudicou os “pobres” e o Estado guinense. 

A posicao foi reafirmada pelo  chefe da missão do FMI, Félix Fisher, que falava em coferência de imprensa realizada segunda-feira em Bissau no fim de mais uma missão ao pais.

A missão saudou a  decisão do actual executivo de anular o referido contrato.
Disse que essa operação bancária, , não resultou em nada, porque o governo  não devia comprar dívidas públicas das pessoas que tinham condições financeiras de as pagar e não o fizeram.

VISITA PRESIDENCIAL: JOSÉ MÁRIO VAZ VISITA GÂMBIA E PARTE AMANHÃ PARA CUBA


Bissau, 27 Set 16(ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz disse hoje, em curtas declarações aos jornalistas, no aeroporto de Bissau, que vai à Gâmbia visitar” um amigo irmão” que não via há muito tempo.

O Presidente guineense faz uma visita de duas horas ao seu homólogo Yahya Jammeh, em Banjul e disse à imprensa que brevemente deverá visitar Alpha Condé, Presidente da Guiné-Conacri.

Nesta quarta-feira, José Mário Vaz se desloca a Cuba para uma visita oficial.  
ANG/Rádio Jovem

BANCO AFRICANO DE DESENVOLVIMENTO (BAD) TEM 81,2 ME DE OPERAÇÕES EM CURSO NA GUINÉ-BISSAU

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) tem 81,2 milhões de euros de operações em curso na Guiné-Bissau, em projetos nacionais do sector público e projetos regionais, anunciou hoje em comunicado.

"A carteira de ativos doméstica inclui nove operações" para um total de compromissos líquidos de 50,6 milhões de euros, "enquanto uma outra conta inclui duas operações multinacionais" no valor de 30,5 milhões de euros, de acordo com o documento.

Os dados surgem depois encontros entre dirigentes do BAD e do governo guineense, realizados em setembro.

TPI CONDENA A NOVE ANOS 'JIHADISTA' MALIANO POR DESTRUIR MAUSOLÉUS DE TIMBUKTU

Os juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) condenaram hoje a nove anos de prisão o 'jihadista' maliano Ahmad al-Faqi al-Mahdi por ter destruído em 2012 mausoléus classificados como património mundial da humanidade em Timbuktu.

"O crime pelo qual foi reconhecido culpado é muito grave", afirmou o juiz Raul Pangalangan, adiantando: "o tribunal condena-o a nove anos de prisão".

Um pouco antes, os juízes tinham concluído que o acusado era culpado da destruição de mausoléus na cidade maliana de Timbuktu, tendo em conta "a sua participação direta em numerosos incidentes e o seu papel enquanto porta-voz para justificar os ataques nos meios de comunicação social".

MISSÃO DO FMI ANUNCIA CRESCIMENTO ECONÓMICO DE 5% EM 2016 COM RENDIMENTO DE CAJÚ

A Guiné-Bissau deverá registar um crescimento económico a rondar 5% em 2016, anunciou uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) no final de uma visita ao país.

“Espera-se que o rendimento da campanha de caju”, fruto seco que é a principal exportação guineense, “aumente em 2016 e que o crescimento económico se cifre perto dos 5%”, de acordo com o comunicado final da missão.

Apesar do aprofundamento da crise política, os números estão em linha com a previsão do FMI feita em abril, quando anunciou que a economia guineense tinha crescido 4,8% em 2015 e que devia manter o mesmo caminho este ano.

“O Governo nomeado em junho de 2016 está a envidar esforços acelerados para melhorar as finanças públicas”, referiu ainda a missão.

FMI: “O RESGATE AOS BANCOS” BENEFICIOU OS RICOS EM DETRIMENTO DOS POBRES.


A Missão de Fundo Monetário Internacional a Guiné-Bissau, conclui que o “resgate aos Bancos” que esteve na origem de corte de relações entre Bissau e as instituições financeiras internacionais, “BENEFICIOU OS RICOS EM DETRIMENTO DOS POBRES”.

O atual governo por sua vez, entrou com uma providencia cautelar contra a decisão do anterior executivo junto as autoridades judiciais, com objetivos de anular judicialmente a operação, uma vez que administrativamente o conselho de ministros já tinha decidido anular a operação de “BANDIDASCO”. 

Assim sendo, a comissão de 6 milhões de DOLARES???, partilhada pelo trio: Domingos Simões Pereira (MATCHU), Geraldo Martins (YAYU) e, Carlos Pinto Pereira (CAIA),??? que já foi transferida para estrangeiro, deve ser reposta com caráter de urgência sob pena de justiça atuar.

GERALDO MARTINS arma em ser um bom Ministro das Finanças, desde quando? Ministro das Finanças de governo que mais roubou na História da Guiné-Bissau, em apenas um ano de existência.  

Graças a transparência e medidas de contenção adoptadas pelas autoridades atuais, o governo o FMI e os restantes parceiros financeiros da Guiné-Bissau, podem vir a retomar o programa com Bissau depois da reunião de dezembro em Washington.