sexta-feira, 30 de setembro de 2016

SENEGALÊS APRESENTA QUEIXA POR RACISMO CONTRA SECRETÁRIO DE ESTADO BELGA PARA ASILO

Bruxelas, Bélgica (PANA) Um cidadão senegalês, Omar Ba(na foto),  de 34 anos, residente em Fança há 15 anos, decidiu apresentar uma queixa contra o secretário belga encarregue do Asilo e Migração, Théo Francken, que aparece num vídeo(ver) partilhado nas redes Internet, com uma ventosa enfiada na cabeça de Omar Ba numa posição de o atirar para o mar.

Intitulado « Tolerância Zero », o vídeo julgado "de conotação racista" provocou protestos na Bélgica onde  vários líderes políticos e cidadãos exigem a exclusão de Théo Francken do Governo.

Ignora-se por enquanto se o primeiro-ministro belga, Charles Michel, vai remodelar a sua equipa.


O Governo que ele dirige está em equilíbrio instável pois o MR (Movimento Reformador-Liberal) é o único partido francófono membro do Governo composto por três outras formações políticas flamengas, das quais a N-VA, dirigida por Bart de Wever, vencedor das eleições mas que recusou o posto de primeiro-ministro.

A N-VA que preconiza o desaparecimento da Bélgica através da separação do país entre Flamengos e Valões, afirma que ele não pode dirigir o Governo Federal belga.

O MR exigiu, para entrar no Governo, que, durante  toda a legislatura que dura quatro anos, seja bloqueado qualquer debate sobre o comunitarismo.

Dois deputados N-VA pediram explicitamente que, para a próxima legislatura, um debate sobre o comunitarismo seja redinamizado, que a questão sobre a separação da Bélgica entre Flamengos e Valões  seja claramente colocada na mesa das negociações.

Mas, os dois deputados foram excluídos da N-VA por ordem de Bart de Wever.

A queixa que vai depositar Omar Ba pode então provocar uma crise governamental na Bélgica.


Veja também o Vídeo: Omar Ba, l'homme du GIF "raciste" de Theo Francken, envisage de porter plainte