terça-feira, 20 de setembro de 2016

SAÚDE MATERNA: “NOVECENTOS EM CADA 100 MIL MULHERES MORREM ANUALMENTE NO PARTO NO PAÍS”, DIZ SG DA SAÚDE

Bissau, 20 Set 16 (ANG) – O Secretário-Geral do Ministério da Saúde Pública afirmou hoje em Bissau, que em cada cem mil mulheres, 900 morrem por ano durante o parto.

António Guiherme Silá que falava na cerimónia de abertura da “Jornada de Reflexão Sobre as Missões de Supervisão às Regiões H4+ e Reunião de Coordenação de Saúde Reprodutiva”, acrescentou que a probabilidade de uma criança guineense falecer entre o primeiro mês e o quinto ano de vida é de 89 por cento.

“ Seis por cento de crianças menores de cinco anos sofrem de desnutrição grave e 50 por cento de mortes de crianças menores de cinco anos são imputadas à casos de desnutrição”, remata este responsável sanitário.

Por isso, António Guilherme Sila convida à “todos os agentes da saúde, a redobrarem esforços” para fazer face ao que chama de “imenso desafio” ao sector sanitário guineense.

Segundo a Representante Residente do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) o encontro visa restituir e validar as conclusões retiradas das missões de seguimento e avaliação deste projecto ligado à saúde materna e infantil, entre abril e maio deste ano.

Kourtoum Nacro disse que  as estruturas regionais de saúde guineenses poderão continuar a melhorar a oferta e a qualidade de serviços de saúde materna e neonatal.

Este projecto ligado a saúde materna e infantil, denominado “Iniciativa H4+ - Guiné-Bissau”  abrange sete regiões sanitárias do país, incluindo o Sector Autónomo de Bissau.

O referido projecto é patrocinado por cinco Agências das Nações Unidas com representação no país. 

ANG/QC/SG