sexta-feira, 16 de setembro de 2016

PAIGC ANUNCIA PROGRAMA COMEMORATIVO DOS 60 ANOS DE VIDA


Bissau, 15 Set 16 (ANG) - O Secretário Nacional do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), reiterou hoje que o objectivo principal do seu partido é  tirar o povo guineense da situação de pobreza em que se encontra.

Ali Aljazi falava numa conferência de imprensa alusiva as comemorações do chamado “Setembro vitorioso” e que  terá o seu ponto mais alto a 19  de Setembro, dia em que o PAIGC  completa os 60 anos de vida.

“ Os 60 anos tem grande significado na vida de um partido como o nosso que sempre marcou  diferença pela positiva em relação à outras formações políticas  no país, em África e em todo o mundo” disse.

O Secretario Nacional dos libertadores lembrou aos militantes que o principal objetivo do partido é de acabar com o sofrimento com que o povo guineense se depara, unir e trabalhar para o seu bem-estar, sob a orientação do partido.

Por seu turno, o Presidente da Comissão Organizadora do “Setembro vitorioso”, Luís Aníbal Pereira afirmou que os 60 anos que o partido vai completar no próximo dia 19  foram marcados pela história, conquista e  muito sacrifício, razão pela qual, “mesmo empurrados para a oposição, esta data não podia passar despercebido”.

Segundo Pereira um vasto programa alusivo a data iniciou no passado dia 04 de Setembro com a deposição de coroas de flores junto ao Mausoléu de Amura, marcando a data de transladação dos restos mortais de Amílcar Cabral da República da Guiné-Conacri para Bissau.

“ Este ano teremos uma Conferência Internacional sobre a Atualidade dos Pensamentos de Cabral, programas desportivos e culturas “informou.

O coordenador do “Setembro vitorioso” confirmou a presença dos partidos amigos do PAIGC, nomeadamente o Movimento para Libertação de Angola (MPLA),Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), tendo lamentado a ausência do representante do Partido Africano para Independência de Cabo-Verde (PAICV) na efeméride.

Segundo Luís Aníbal Pereira internamente serão convidados os partidos políticos, sociedade civil, universitários, entre outros.

“O evento vai ainda contar com o lançamento do livro sobre a vida e obra de Cármen Pereira, no próximo dia 22 de Setembro e no dia 24 o partido vai realizar atividades políticas para assinar a data da Independência da Guiné-Bissau que considera de grande conquista” vincou Luís Aníbal Pereira. 

ANG/MSC/SG