terça-feira, 27 de setembro de 2016

DIA NACIONAL DA INDEPENDÊNCIA: DEZOITO PARTIDOS EXTRAPARLAMENTARES ELOGIAM DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bissau, 27 Set 16 (ANG) - Os 18 partidos sem assento no parlamento consideram o discurso do Presidente da República, no acto de comemoração do dia da independência nacional de conciliatório e da assunção da responsabilidade em defesa dos interesses do país.

De acordo com um documento destas formações políticas, as “medidas preconizadas” pelo José Mário Vaz são a via certa para o reencontro da família guineense.

Ainda, os 18 partidos extraparlamentares dizem defender a implementação do recente acordo político que prevê, nomeadamente a formação de um governo “inclusivo e de consenso”, mediado pela CEDEAO.

Finalmente, os 18 partidos sem deputados na Assembleia Nacional Popular apelam a participação da comunidade internacional na solução dos diferendos políticos no país e na melhoria de condições de vida dos guineenses.

Entretanto, apesar dos referidos partidos terem assinado o acordo para o efeito ainda se divergem quanto ao formato de um “governo inclusivo e de consenso” .

 O PAIGC sustenta que aceitou o acordo na condição de lhe ser reconhecido o direito de indigitar o Primeiro-ministro, enquanto vencedor das últimas eleições legislativas, realizadas em 2014.

O PRS, por exemplo, defende por seu lado que o acordo não tem nenhuma referência em relação à esse direito reclamado pelo PAIGC, pelo que todos entram no jogo em pé de igualdade. 

O Presidente da República, José Mário Vaz, no seu discurso alusivo a comemoração do 24 de Setembro, dia da independência nacional, pediu aos políticos para deixarem a luta pelo poder, em detrimento da resolução dos problemas do interesse do povo. ANG/QC /SG