segunda-feira, 26 de setembro de 2016

BCEAO DIVULGA “DOCUMENTO-QUADRO” DA INCLUSÃO FINANCEIRA DE UEMOA NA GUINÉ-BISSAU

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) realizou hoje, 26 de Setembro de 2016, ateliê nacional de divulgação do chamado ‘Documento-Quadro’ da política e estratégia regional da inclusão no seio da União Económica Monetária Oeste Africana (UEMOA).

O referido encontro de trabalho teve lugar na agência principal do BCEAO em Bissau, e contou com participação de diferentes instituições públicas e privadas ligadas ao setor, bem como dos parceiros técnicos e financeiros (PTF) do banco central.

Ateliê realizou-se no quadro da preparação da organização de mesa redonda com os parceiros técnicos e financeiros – PTF prevista para outubro próximo em Dakar, visando a mobilização de recursos para financiar acções preconizadas na estratégia regional da inclusão financeira.

Zenaida Cassamá, Conselheira do Director Nacional do BCEAO, presidindo o ato, disse que inclusão financeira tornou-se num elemento catalisador do crescimento económico, um instrumento vital para alavancar a economia e consequente redução da pobreza e da desigualdade social.

“O documento visa criar uma visão partilhada da inclusão financeira a nível da zona UEMOA e definir as prioridades para a promoção de acesso das populações aos serviços financeiros nos próximos cinco anos”, explicou Cassamá.

Os participantes no ateliê defenderam a definição de uma estratégia nacional de inclusão económica, tendo em conta que a maioria dos países da União Económica Monetária Oeste Africana já dispõe das respectivas estratégias.

Para o presidente da Associação Profissional do Sistema Financeiro Descentralizado, Ivo Sulai Baldé, a Guiné-Bissau tem um sistema de micro-finanças um pouco atrasado em relação a dos países membro da UEMOA, por isso, não se adoptou ainda uma estratégia, optando por uma política nacional baseada num documento director como a primeira fase para elaborar uma estratégia nacional.

Relativamente ao novo modelo financeiro que BCEAO pretende implementar na zona UEMOA, Baldé considera que constitui uma grande oportunidade para micro-finanças.

Durante o ateliê abordou-se a metodologia adoptada na elaboração do ‘Documento-Quadro’ da política e estratégia regional da inclusão financeira na UEMOA. O ponto de situação da inclusão financeira na União, assim como os principais desafios e componentes da estratégia de inclusão financeira.



Por: Sene Camará

Foto: Alfa Baldé