terça-feira, 20 de setembro de 2016

RDC: NOVOS MORTOS EM KINSHASA

media
Na República democrática do Congo o dia foi de novo pontuado por mortos em Kinshasa à margem dos protestos que desde ontem reclamam o fim do mandato presidencial de Joseph Kabila e a realização de eleições.

Os protestos na RDC voltam a semear mortes: na noite passada três sedes de partidos da oposição foram incendiadas após um dia particularmente sangrento em Kinshasa.
 
A oposição apelara a manifestar em todo o país para exigir a saída do poder de Joseph Kabila no termo do seu mandato, previsto para 20 de Dezembro, e a organização prévia de eleições.
 
As autoridades confirmam 17 mortos, incluindo 3 polícias, a oposição denuncia 50 mortos, sem contar as novas baixas registadas esta terça-feira, sob um coro de protestos internacionais.
 
De acordo com a constituição expira hoje o prazo legal para convidar os eleitores às urnas visando esse escrutínio pelo que parece excluída qualquer possibilidade de realizar as eleições a tempo e horas.
 
Numa altura em que a maioria e alguns partidos da oposição debatem num debate nacional recusado, porém, pelo movimento de Etienne Tshisekedi, principal opositor.
 
Um fórum que deveria fixar os meios de saída da crise desde a controversa reeleição de Kabila em 2011 que deveriam levar o país rumo a eleições apaziguadas, mas que têm vindo a ser adiadas.
 
Fonte: RFI