terça-feira, 27 de setembro de 2016

ECONOMIA: FMI SAÚDA ANULAÇÃO DO RESGATE BANCÁRIO

Bissau,27 16 (ANG) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reiteirou a sua posicao contra o resgate bancário de 5,5 por cento do Produto Interno Bruto do país que, segundo a organizaçao, beneficia os “ricos” e prejudicou os “pobres” e o Estado guinense. 

A posicao foi reafirmada pelo  chefe da missão do FMI, Félix Fisher, que falava em coferência de imprensa realizada segunda-feira em Bissau no fim de mais uma missão ao pais.

A missão saudou a  decisão do actual executivo de anular o referido contrato.
Disse que essa operação bancária, , não resultou em nada, porque o governo  não devia comprar dívidas públicas das pessoas que tinham condições financeiras de as pagar e não o fizeram.

Segundo o chefe da missao do FMI, a situação da segurança permaneceu estável no decurso dos últimos seis meses e  a boa campanha de caju forneceu liquidez à economia, e espera-se  que o rendimento da campanha de caju deste ano possa atingir pelo menos  cinco por cento.

Félix Fisher  considera de positivo  as perspectivas económicas para  curto e médio prazo, acrescentando que a inflação dos preços ao consumidor que estava em média de 1 por cento em 2015 deverá  manter-se baixa. 

“A missão congratula-se com a decisão do Governo de vender parte da Madeira apreendida,que será para o governo uma receita importante para colmatar o fosso orçamental de 2016”, disse.

As projecções para 2017, de acordo com a missão do FMI, contemplam um endurecimento da posição fiscal, que será apoiada por fortes mobilizações de receita e uma despesa criteriosa.

A missao acrescenta u que este facto será acompanhado pelo contínuo reforço da administração tributária e dos procedimentos de gestão de finanças públicas. 

“Devido ao actual impasse político, será fundamental que o  Parlamento aprovasse  o Orçamento Geral do Estado de 2016/2017, alinhado à necessedade de consolidação orçamental a médio prazo, bem como a leiluação  da Dívida Pública”, considerou.

O FMI fez saber que as negociações sobre medidas fiscais necessárias para colmatar o fosso fiscal de 2016, que são necessárias para dar por completa estas avaliações, estão numa fase avançada e continuarão em Outubro em Washington durante as reuniões anuais da organização. 

A missão do FMI visitou a Guiné-Bissau entre 13 e 26 de Setembro tendo levada  a cabo as negociações sobre a primeira e segunda avaliação do programa do abrigo da Facilidade de Crédito Alargada.

 O programa visa à consolidação da posição orçamental através de uma melhor gestão das despesas e de uma maior mobilização de recursos, reformas institucionais aprofundadas e do desenvolvimento do sector privado para apoiar o crescimento e a criação de emprego.

ANG/LPG/ÂC/SG