sexta-feira, 30 de setembro de 2016

REDE DE CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS EXIGE 20% DE OGE PARA SECTOR EDUCATIVO

Radio Sol Mansi, 30 Set 2016 - O coordenador da Rede Nacional de Campanha de Educação para Todos na Guiné-Bissau apela o governo guineense no sentido de aumentar salários aos professores públicos e para disponibilizar 20% do Orçamento Geral de Estado para o sector educativo

O apelo feito ouvido, esta sexta-feira, pelo coordenador desta rede, Vença Mendes, depois da entrega de um manifesto ao governo e a Assembleia Nacional Popular, sobre o compromisso destas duas instituições para a educação e na matéria de financiamento rumo ao cumprimento do 4º objectivo de desenvolvimento sustentável 2030.

Vença Mendes disse ainda que a sua rede quer que o governo adopte medidas de melhoramento de vida dos docentes guineense.

“ (…) O acréscimo orçamental de 2015 a data presente o orçamento para o sector educativo não consegue fazer com que seja administrada da melhor forma a educação de qualidade. Eximimos ao governo para assumir com os compromissos assumidos nas reuniões de caracteres mundiais ligadas a educação”, lamenta.

Questionado pela imprensa sobre a presente greve dos dois sindicatos dos professores do sector educativo, Vença Mendes limitou-se a apelar os dois sindicados no sentido de abdicarem da greve e para baptizarem o presente ano lectivo sem greves.

“No ano passado houve programa de governo e OGE, mas continuavam em greve. Este ano, com este governo sem instrumento legal para cumprir com a sua missão governativa, se o antigo tiver dificuldades em cumprir os pontos em reivindicação muito menos este poderá cumprir com a espectativa dos professores”, disse.

Estes apelos de Vença Mendes foram ouvidos durante uma marcha pacífica realizada em Bissau que começou de ANP, seguiu para o ministério da educação da educação e terminou no ministério das finanças.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos