Bissau, 20 Set 16 (ANG) - O ministro de Energia e Industria, Florentino Mendes Pereira anunciou segunda-feira que o governo pretende transformar 70 por cento de produção nacional de caju até 2020.
O anúncio foi feito no acto de abertura da décima Conferência Mundial da Aliança Africana de Caju realizada em Bissau sob o lema “Uma década de transformação”.
“ A produção da castanha de Caju é uma ambição baseada numa visão perfeita, realista e indeclinável do futuro, que fará crescer o número de novos postos de trabalho directos nos sectores, para mais de cerca de 10.000 unidades, sem contar com os indirectos e os efeitos globais na economia em geral”, explicou o governante.
Acrescentou que anualmente a capacidade nacional instalada é de 20.780 toneladas e que apenas 2.130 toneladas são transformadas industrialmente.
Mendes Pereira sublinhou que isso quer dizer que cerca de 10 por cento da capacidade instalada é de apenas 1.07 por cento de toda produção nacional.
“O governo da Guiné-Bissau, apostando nas capacidades no nosso sector privado industrial, tudo irá fazer, através de uma legislação adequada, incentivos fiscais e outros meios eficazes, para a criação de mais unidades industriais modernas e competitivas, de forma a fazer face ao equilíbrio”, prometeu Florentino Mendes.
O ministro da Energia e Industria disse que a precariedade das condições de vida das populações rurais e a elevada taxa de desemprego lhes chamam a atenção no que concerne ao desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.
O governante sublinhou que, para o desenvolvimento da economia nacional é necessário que cada sector faça o mínimo de esforço para promover agroindústria, de modo a combater a pobreza no país.
“O governo elegeu a transferência e inovação tecnológica como bases fundamentais para reverter o nível actual da participação da indústria de construção do Produto Interno Bruto”, informou Florentino Mendes.
Mendes prometeu que o governo irá criar uma equipa de peritos para estudar e apresentar um projecto de benefícios de introdução da taxa especial de indústria.
O ministro da energia e indústria disse que o governo pretende igualmente implementar sistemas de financiamento com custo de capital barato para o empresário.
ANG/AALS/SG