terça-feira, 20 de setembro de 2016

SEGURANÇA INTERNA: APRESENTADAS NOVAS INSÍGNIAS PARA POLÍCIA DE ORDEM PÚBLICA

O Ministro ABC(Aladje Botche Candé) à direita e o Sec. Est. Seg. Djoi Cabral à esquerda.

Bissau, 20 Set 16 (ANG) - Os agentes da Polícia de Ordem Pública (POP), com categorias compreendidas entre sub-alternos à altos oficiais, passam  a partir de  22 de Setembro  a ostentar novas insígnias correspondentes as suas atuais patentes, anunciou hoje o Ministro do Interior.

Botche Candé que falava na cerimónia de apresentação publica das novas insígnias, cujas origens e designações pertencem exclusivamente a corporação para-militar, esclareceu que se trata de apenas uma simples mudança que não implicarão  eventuais aumento salarial e muito menos  uma graduação.

O ministro disse esperar que nas festividades do dia da Independência Nacional, 24 de Setembro, os agentes da POP estejam já a ostentar as suas novas insígnias, pelo que deu instruções para que as mudanças sejam rapidamente estendidas às regiões do interior do país.

A criação de novas patentes, obtidas graças a colaboração das autoridades de Portugal, se enquadra nas reformas empreendidas no seio das forças de defesa e segurança, segundo explicações do Comissário para os Recursos Humanos da POP.

De acordo com Salvador Soares, foi aprovado, há seis anos, pela ANP e promulgado pelo então Presidente da República, a nova lei que passaria a reger a POP, acompanhada de novas insígnias para a corporação.

“Até a data presente, os patentes ostentados pelos agentes da POP possuem denominações e pertencem a estrutura das Forcas Armadas”, disse Salvador Soares, que acrescenta que chegou o momento de, à semelhança de outros países como Angola ou Portugal, se usar  insígnias próprias.

Por exemplo, na nova estrutura a designação do Brigadeiro General passa a ser Comissário não só em função a nível nacional, mas na patente que passa a levar uma estrela doirada e símbolo de brazão de armas.

Com efeito, o atual Coronel da POP passa a ser Primeiro Super-Intendente, sendo o Tenente-Coronel o Super-Intendente, enquanto que o Major passa a ser chamado de Intendente. 

As mudanças vão do topo à base, ou seja de tenente à um simples soldado.

Na ocasião, o Secretário de Estado da Segurança, Marcelino  Cabral considerou de "mais um passo" na vida da corporação, a mudança, realçando que da sua fundação em 1974 até agora, a polícia usava patentes e designação  militar. 

ANG/JAM/SG