domingo, 30 de abril de 2017

BUBAQUE APRESENTA NÍVEL PREOCUPANTE DO VÍRUS DA SIDA

[reportagem] A situação da prevalência do vírus da sida [de 3,9%] preocupa bastante os profissionais de saúde da Região Sanitária de Bijagós, que conta com onze (11) áreas sanitárias, com uma população estimada em 11.204 (onze mil duzentos e quatro) habitantes no censo populacional de 2009 do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
 
Bubaque centro das ilhas Bijagós, é uma ilha potencialmente turística situada a 70 (setenta) quilómetros da capital Bissau, equivalente a 43 (quarenta e três) milhas náuticas numa ligação direta.  Atualmente, o Hospital Regional de Bubaque ‘Marcelino Banca’ conta com dois (2) médicos [o diretor regional de saúde e o diretor clínico], vinte (20) enfermeiros, três (3) técnicos de laboratório e seis (6) serventes, todos para responder às necessidades de uma população numa zona de difícil ligação com Bissau, a capital guineense.

PR DA GUINÉ-BISSAU INICIA PÉRIPLO A VÁRIOS PAÍSES AFRICANOS

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, deixou hoje Bissau para um périplo a vários países africanos para abordar a situação política guineense, disseram à Lusa fontes do Governo.
Segundo as mesmas fontes, o líder guineense saiu de Bissau para a República do Congo, onde se vai encontrar com o seu homólogo, Denis Sassou Nguesso, ainda hoje.
 
De seguida, José Mário Vaz viaja até à Libéria onde será recebido pela sua homóloga liberiana, Ellen Johnson Sirleaf.
 
José Mário Vaz segue depois para Abidjan, na Costa do Marfim, para se reunir com o Presidente costa-marfinense, Alassane Ouattara, terminando o périplo em Conacri, quando for recebido pelo Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé.
 
Segundo as fontes do Governo, José Mário Vaz deve regressar a Bissau na terça-feira.
 
Antes de embarcar hoje no aeroporto de Bissau e em declarações aos jornalistas, o líder guineense indicou que vai ao Congo para "um encontro de trabalho" com o seu homólogo congolês para tratarem da cooperação entre os dois países.
 
O périplo do líder guineense aos países da sub-região africana acontece dias depois de a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) ter dado um ultimato aos atores políticos da Guiné-Bissau para que cumpram, dentro de 30 dias, um acordo internacional para acabar com a crise política que já dura há cerca de dois anos.
 
A CEDEAO ameaça sancionar os políticos que não respeitarem o Acordo de Conacri, mas não especificou que tipo de sanções podem ser impostas.

MB // EL

BOMBA: MANOBRAS DILATÓRIAS DO PAIGC DE DSP, SOBRE OS 30 DIAS DA CEDEAO. TENTAM SABOTAR, PROPONDO ALTERAÇÕES INACEITÁVEIS PELAS REPRESENTAÇÕES DA NOVA MAIORIA PARLAMENTAR CONSTITUIDOS POR: 41 DEPUTADOS DO PRS + 15 DEPUTADOS:

FONTE: DITADURA DO PROGRESSO

ALERTA A CEDEAO, A P5, A UNIOGBIS, A UNIÃO AFRICANA, A UNIÃO EUROPEIA E A CPLP

O PAIGC DO DSP JÁ NOS HABITUOU A JOGUINHOS E MANOBRAS DILATÓRIAS.

O PAIGC DO DSP, FIEL AO SEU PRINCÍPIO DE CONTRARIAÇÃO E BASEADOS NA SUA LÓGICA DE TERRA QUEIMADA JÁ COMEÇOU A SABOTAR AS ÚLTIMAS MEDIDAS DA COMISSÃO DA CEDEAO, ANUNCIADAS NO SEU COMUNICADO DE 24 DE ABRIL.

COM EFEITO, NO DIA 25 DE ABRIL TENTA PÔR EM CAUSA O COMUNICADO DA CEDEAO, QUERENDO INTRODUZIR ALTERAÇÕES NA ALINEA H).

QUER ISTO DIZER, QUE O PAIGC TENTA ALTERAR O PONTO EM QUE A cedeao MANDA QUE NEGOCEIE COM O GOVERNO.

AFINAL, O QUE QUER MESMO OPAIGC DO DSP?
 


Opinião

O arranque da campanha da Castanha de Cajú


O significado da palavra corrupção vai ganhando outro sentido. Em certos e determinados momentos, o actores políticos nacionais, ignoram a censura de actos perversos. 

Neste preciso momento, cochicha-se de que os vietnamitas, protegidos por alguns altos dirigentes políticos da nossa praça, invadiram o mercado da comercialização da castanha de caju. Como se sabe, o estrangeiro, raramente, entra no terreno directo para comprar ao produtor. Eles angariam compradores ou intermediários nacionais, fazendo concorrência feroz aos comerciantes nacionais, com base no chavão de que o "mercado é livre", aplicando o "darwinismo económico". Os empresários nacionais não beneficiam de apoio do Estado e muito menos dos bancos comerciais espalhados em Bissau, sem vocação para o investimento. Com essa política, como poderemos robustecer os nossos empresários? Com que armas poderemos defender dos ataques económicos estrangeiros?

Nababu-Nadjinal

  
OPINIÃO

Repreensão não personalizada?

Oh Senhor, enfia o barrete, porque esta repreensão é dirigida a si… O senhor dono do jacto privado, fundamentalista islâmico, entra e sai do país, toda a hora, sem nunca informar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Guiné-Bissau

Atenção ao Ponto 9 do Comunicado Final da
Missão Ministerial de Alto Nível da CEDEAO
De 23 a 24 de Abril de 2917

d)Exige a cessação imediata de todos os procedimentos belicosos e incendiários e de qualquer incitação à clivagem identitária, bem com, a medidas de repressão contra as manifestações pacíficas e convida os actores políticos à contenção nas suas declarações públicas e a absterem-se de quaisquer ataques directos contra a instituição e a liderança da CEDEAO, do Mediador, da União Africana e das Nações Unidas, bem como os ataques através de meios indirectos;”

Porquê que os actores políticos guineenses não querem cumprir o “Acaordo de Conacry”? Eles não querem a paz na nossa terra? Os dados dizem que sim e todos eles, sem excepção, "fogem com o rabo à seringa". 

A “Missão” apela à imediata implementação de todas as decisões de acordo com a letra e o espírito do Acordo de Conacry validado pela União Africana e pelas Nações Unidas:

Ponto 9,

i)Em caso de incumprimento destas decisões ou de falta de medidas concretas para a sua implementação no prazo de 30 dias a contar desta data, a delegação recomenda que a Conferencia de Chefes de Estado e de Governo aprove a imposição por parte de todos os Estados-Membros e a Comunidade Internacional de sanções adequadas, contra indivíduos, grupo de indivíduos e entidades que obstruam a aplicação harmoniosa do Acordo de Conacry, bem como, aos seus próximos colaboradores, com efeito imediato;

sábado, 29 de abril de 2017

PRESIDENTE DA REPÚBLICA GARANTE PROGRESSO NACIONAL ANTES DE TERMINAR MANDATO

Clique em ler mais e veja as fotos da presidência aberta em Biombo
 
Radio Sol Mansi, 29 Abril 2017 - O presidente da república, José Mário Vaz, promete melhores condições de visita aos populares da Guiné-Bissau antes do fim do seu mandato.
 
O presidente José Mário Vaz que falava, esta sexta-feira (28/04), na região de Biombo durante a última etapa da presidência aberta no interior do país, promete que dentro em breve haverá encontros com os membros do governo no sentido de estudar estratégia para pôr em prática as dificuldades constatadas em todo o país.

BENEFICIÁRIOS DO FUNPI NA ‘BOCA’ DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público está pronto para dar uma “paulada jurídica” a todos os empresários e facilitadores envolvidos nas irregularidades reveladas pela auditoria do Fundo de Promoção à Industrialização de Produtos Agrícolas (FUNPI), de Janeiro de 2011 a 31 de Dezembro de 2014, que o Projeto de Reabilitação do Sector Privado e de Apoio ao Desenvolvimento Agroindustrial (PRSPDA) confiara a uma Agência de Auditória Internacional.
 
As irregularidades atingiram uma dimensão alarmante devido ao desvio de procedimentos que causaram enormes prejuízos ao fundo. O controlo interno das contas de FUNPI revelou graves anomalias. Perante estes factos, ninguém está hoje em condições de poder demostrar a imagem real dos bilhões de francos CFA do fundo que foram desviados por empresários e políticos nacionais.

PGR GARANTE QUE NÃO VAI CUMPRIR DECISÕES IMPOSTAS FORA DA LEI

SedjaMamPGRbissauEGLOBAL
O Procurador-geral da República (PGR), António Sedja Na Man, garantiu que o organismo que chefia vai continuar a trabalhar de forma isenta e imparcial na tomada de decisões, e garantiu que não vai cumprir as regras impostas fora da lei da Guiné-Bissau, “independentemente de onde vierem”.
 
António Sedja Na Man falava durante a cerimónia de tomada de posse de dois magistrados recentemente promovidos à categoria de Procurador-geral Adjunto e Delegado do Procurador da República.

COMUNICADO DA CEDEAO VERSÃO PORTUGUESA

COMUNICADO DE IMPRENSA

CLIQUE EM LER MAIS PARA LER NA ÍNTEGRA O COMUNICADO

Marraquexe’2017: GUINÉ-BISSAU CONQUISTA TRÊS MEDALHAS NO CAMPEONATO AFRICANO DE LUTA LIVRE

A Guiné-Bissau arrecadou três medalhas na categoria de cadetes no Campeonato Africano de Luta Livre, a decorrer em Marraquexe, Marrocos.  Os adolescentes estreantes nessa competição africana conquistaram duas medalhas de prata e uma de bronze.
 
Atleta do cadete feminino Débora Valéria Turé, na categoria de 56 quilos, conquistou a medalha de prata, Caetano Sá do cadete masculino de 58 quilogramas é detentor de prata e Diamantino Fafé de 54 quilos conquistou a medalha de bronze para o país.
 
Leopoldina Ross Dayves treinadora nacional, momentos antes da comitiva deixar Bissau, afirmara que, apesar de ser pela primeira vez que o país participa com cadetes neste maior evento continental, estava confiante nos seus atletas  em poder trazer uma medalha.
 
Entretanto, o presidente da Federação de Luta Livre da Guiné-Bissau, Francisco Muniro Conté foi eleito ontem, 27 de abril 2017, em Marrocos no congresso da entidade que rege a luta livre africana, para ocupar o cargo de presidente da Comissão Legislativa da Confederação Africana de Luta Livre da Zona-2.
 
A edição deste ano contou com grande ausência do tricampeão africano de luta livre na categoria de 74 quilos, Augusto Midana, devido a lesão contraída na clavícula antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil.
 
 
 
Por: Sene Camará
Foto: Valentim Simão Mendes

ANALISTAS CONSIDERAM DE ‘INOPORTUNA’ E VEEM UM ‘INTERESSE GEOPOLÍTICO’ NA VISITA DO MACKY SALL

A anunciada visita do Chefe de Estado do Senegal, Macky Sall é alvo, para já, de muita contestação de parte da sociedade guineense, que a entende de ‘inoportuna’ devido à crise política que assola o país há cerca de dois anos. No entanto, há ainda os que a consideram de uma oportunidade pelo Senegal para tirar proveito em termos das negociações sobre a partilha de rendimentos da exploração de recursos petrolíferos, denunciada pelas autoridades guineenses e que exigem a renegociação do referido acordo.
 
O Democrata ouviu os especialistas em relações internacionais e assuntos políticos, relativamente à visita do Presidente Macky Sall, se é oportuna ou não. Trata-se do Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais e que igualmente lecciona na universidade Jean Peaget, Midana Pinhel e Timóteo Saba M’Bunde, Mestre em Ciência Política, que é tido como o especialista em assuntos políticos da Guiné-Bissau, que no momento vive e trabalha no Brasil.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

ANGOLA TEM 320 MULTIMILIONÁRIOS

Lisboa - Angola possui 320 multimilionários e é o sexto país africano onde há mais riqueza 'per capita', com 3.600 dólares (3.305 euros) por habitante, indica um relatório da consultora New World Wealth. No ranking da riqueza 'per capita' Moçambique é o 16.º, com 800 dólares (734 euros), numa lista liderada pelas Ilhas Maurícias, com 25.700 dólares (23.595 euros).

Fonte: Negocios/Lusa, in http://www.club-k.net

ADVERTISEMENT
 De acordo com o relatório deste ano da referida consultora, que baseia o valor na riqueza no país em função do número de habitantes, o valor dos africanos mais ricos é cerca de 10 vezes menor que na Suíça e Austrália, onde cada habitante tem, em média, mais de 200 mil dólares.

Em Angola, olhando para o país como um todo, há riqueza no valor de 75 mil milhões de dólares (69 mil milhões de euros), tornando-o sétimo país africano, bem acima de Moçambique, que está em 16.º lugar, com 19 mil milhões de dólares (17,5 mil milhões de euros).

OS ACTIVISTAS DO EIXO DO MAL, INSTALADOS NA CÚPULA DO PAIGC CONTINUAM A MANIPULAR E A QUERER IMPINGIR O HIPOTÉTICO NOME DE AUGUSTO OLIVAIS. DE CONACRY NÃO SE RETEVE UM ÚNCO NOME, PORQUE O PAIGC NUNCA SE ENTENDE ENTRE SI, DESDE QUE O DSP ASSUMIU A CHEFIA DO PARTIDO DE COMBATENTES.


Lamentavelmente que tem gentes que parece estarem a viver nas nuvens e que andam obcecados e ansiosos para verem realizados suas expectativas funestas contra este país, mas que tirem cavalinho de chuvas.

Em Conacry, nem o PRS e nem o Grupo 15 escolheram nome algum, pois que deixaram para que fosse o Presidente da República a escolher aquele que mais confiança lhe faz.

Contudo os representantes de 56 Deputados (PRS e Grupo 15) disseram várias vezes, que nunca escolheriam o nome de Augusto Olivais.

Mas como estamos perante recorrente tentativa de manipulação, lá continuam a tentar e a querer impingir o contrário aos dignos representantes da nova maioria na ANP.

Editorial: CEDEAO VERSUS “NEGLIGÊNCIA” DO HOMEM POLÍTICO GUINEENSE

A crise política e parlamentar que se vive no país há cerca de dois anos deixa transparecer a real (in)capacidade do homem político guineense, que nutre a sua tese do bom político com o ‘populismo barato’, conseguido através da compra de consciência dos cidadãos aniquilados pelo podre sistema político que fustiga o solo pátrio de Amílcar Cabral.

Esta crise política leva cada cidadão a interrogar-se: até quando o homem político guineense tomará a consciência que somos nós a resolver os nossos próprios problemas? E sem ficar a espera que os outros que apenas podem fazer o papel de facilitador e nada mais…somos nós a sofrer na pele com a crise que parou todo o país há dois anos e da qual seguramente ninguém sairá como o grande vencedor ou derrotado!? Aliás, as organizações internacionais e os nossos parceiros, através dos seus responsáveis, sublinharam isso em várias ocasiões, que são os guineenses a resolverem os seus problemas.

BRASIL: MULHER SE RECUSA ABORTAR E É ENFORCADA PELO AMANTE

Mulher de 31 anos estava grávida de dois meses.

Uma mulher foi morta pelo amante depois de recusar fazer um aborto, esta quarta-feira, no Brasil.

Denise Stella envolveu-se com o chefe da empresa onde trabalhava e engravidou. O suspeito, gerente de uma fábrica de roupas, era casado e mantinha este relacionamento em segredo.


O corpo da mulher foi encontrado num canavial e foi o homem que levou a Polícia Civil ao local do crime.

Denise desapareceu na noite de segunda-feira. Foi jantar a casa de uma amiga e depois foi ter com o amante. A mulher, que estava grávida de dois meses, foi enforcada com o cinto de segurança do carro.

A viatura foi abandonada no meio do canavial.

PENTACAMPEÃ AFRICANA TACIANA SOBE 10 POSIÇÕES NO RANKING MUNDIAL DE JUDO

A judoca guineense, igualmente Pentacampeã Africana de Judo na categoria de 48 quilos, Taciana Rezende de Lima César subiu dez (10) lugares no ranking mundial de judo, atualizado hoje, 27 de abril 2017, pela federação internacional da modalidade, passando a ocupar a quarta (4ª) posição no mundo e a primeira em África.

O ranking mundial foi atualizado hoje pela Federação Internacional de Judo, pouco depois do Campeonato Africano de Judo 2017, que decorreu em Antananarivo, Madagáscar, no qual a judoca guineense arrecadou consecutivamente a sua quinta medalha de Ouro.

PRISÃO PERPÉTUA PARA O EX-PRESIDENTE DO CHADE, HISSÈNE HABRÉ , CONFIRMADA

Hissene Habre Tschad Diktator (picture-alliance/AFP/Stringer)
Vítimas satisfeitas com condenação de Habré

Confirmação da sentença de Habré não é surpresa nem para vítimas, nem para advogados de defesa do ex-Presidente. Habré terá de indemnizar as vítimas.

Depois de analisar o recurso, o Tribunal Extraordinário Africano, criado com base num acordo entre a União Africana e o Senegal, confirmou  "a decisão" de condenar à prisão perpétua o ex-Presidente Habré por crimes contra a humanidade. A sentença já havia sido pronunciada em maio de 2016, mas o ex-Presidente do Chade recorreu. Esta quinta-feira (27.04), o tribunal, que pronunciou a sentença na ausência do acusado, decidiu também que Habré indemnize as suas vítimas.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

POLÍTICA: JUVENTUDE DO PRS REAGE ÀS ACUSAÇÕES CONTRA DIRIGENTES DO PARTIDO

Bissau,27 Abr 17(ANG) – A juventude do Partido da Renovação Social(PRS), insurgiu-se contra as acusações feitas recentemente pelo líder do partido Aliança do Povo Unido(APU-PDGB), contra o secretário-geral dos renovadores,  Florentino Mendes Pereira.

“A juventude do Partido da Renovação Social tomou conhecimento através dos órgãos de comunicação social, no passado dia 22 do corrente mês de mais uma acusação do Presidente da APU PDGB, desta vez contra o secretário geral do PRS, Florentino Mendes Pereira, em como teria arrendado uma casa por um período de cinco anos por dois mil euros mensais”, afirmou o Adjunto Secretário Nacional da Juventude dos renovadores, em conferência de imprensa.

EM NOME DA PAZ? COMO WASHINGTON DISFARÇA OCUPAÇÕES COM ‘INTERVENÇÕES HUMANITÁRIAS

Caos controlado – eis como frequentemente é denominada a política travada pela Casa Branca no Oriente Médio e que muitas vezes leva à erupção de conflitos tribais, guerras civis e tensões internas, tudo sob o lema dos sagrados valores democráticos. A Sputnik explica quais são os motivos deste conceito de intervenção e qual é o seu provável futuro.

O dia tenebroso de 11 de setembro, por mais dramático e doloroso que seja, não passou como apenas uma tragédia nacional. Segundo muitos analistas, também lançou alicerces e serviu como uma espécie de pretexto para inicialização de uma nova fase da política externa americana que se caracterizou por intervenções de larga escala na região perturbada do Oriente Médio. Para tais ações se usa todo o tipo de justificações e conceitos articulados, no âmbito dos quais, com efeito, se pode motivar a ingerência em quase qualquer parte do mundo, mascarada pelos valores da paz e humanitarismo.

De boas intenções está o inferno cheio?

FISCALIZAÇÃO MARÍTIMA: PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA VEDETAS DOADAS PELO GOVERNO ESPANHOL

Bissau, 27 Abr 17 (ANG) - O Presidente da República, José Mário Vaz visitou hoje as duas vedetas de fiscalização marítima recentemente doadas pelo governo espanhol a Guiné-Bissau, e os dois barcos para ligação do continente às Ilhas adquiridos pelo executivo.

Depois de ter recolhido informações sobre as referidas vedetas, o chefe de Estado guineense mostrou-se satisfeito e sublinhou que "pela primeira vez, estão criadas as condições mínimas para o controle da zona económica exclusiva na Guiné-Bissau.

"A minha preocupação é ajudar o país a aumentar as suas riquezas", sublinhou JOMAV que elegeu o mar como sector muito importante na formação do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional.

COOPERAÇÃO: GOVERNO DA ÍNDIA INTERESSADO EM INVESTIR NO PAÍS NO DOMÍNIO DA ENERGIA SOLAR

Bissau, 27 Abr 17 (ANG) – O Embaixador da República da Índia para a Guiné-Bissau com residência em Dakar disse  terça-feira que o governo do seu país está muito interessado em investir no país no domínio da energia solar.

Segundo a Rádio Capital FM, o interesse foi  manifestado pelo diplomata indiano, Ragef  Kumar após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades.

Kumar  acrescentou que o seu governo tem alguns projecto piloto concretamente no domínio da energia solar para poder melhorar a situação da corrente eléctrica no país.

CEDEAO PEDE PARA NÃO ALIMENTAR A RETORICA INCENDIÁRIA, MAS A RÁDIO PARTIDÁRIA DA UNIÃO PARA MUDANÇA E A RÁDIO AO SERVIÇO DO DSP MULTIPLICAM-SE EM FALSAS ANALISES E DEBATES OU COMENTARIOS ENCOMENDADOS. E, VAMOS A ISTO


Depois do pedido falhado de sanções à ONU, DSP volta a tentar com a CEDEAO

Marcel de Souza é bipolar: de um dia para o outro, passa de um tranquilo optimismo ao mais inquieto pessimismo, disparando em todas as direcções, ameaçando com sanções todos os actores políticos da crise guineense. Quando todos pensavam que vinha pedir explicações a quem o acusou fundamentadamente de mentiroso em segunda mão, chegou cheio de afectações e de falinhas mansas, para que o ajudassem a resolver o bico de obra em que se meteu, quando assimilou acriticamente as mentiras do mediador Alpha Condé, outro personagem seriamente afectado da mesma doença. Ora quando o árbitro enverga a camisola de uma das equipas em campo, perde forçosamente o seu estatuto.

Desafiados ambos a produzirem provas que sustentassem as suas afirmações de que teria sido Augusto Olivais o nome escolhido em Conacry, face às declarações do Primeiro-Ministro indigitado no quadro do referido acordo, não conseguiram nem souberam responder à altura, por evidente falta de argumentos.

PORTUGAL: CHEFE DA PJ VENDE-SE A TRAFICANTE QUE CAÇOU


Dias Santos gabava-se da forma como tinha perseguido e apanhado Franquelim Lobo, mas acabou a trabalhar para ele.

Por duas vezes conseguiu deter e trazer para Portugal Franquelim Pereira Lobo, barão da droga que a PJ considerava o maior traficante português. Dias Santos, coordenador no combate ao tráfico, contava até, empolgado, como surpreendeu Lobo no Sul de Espanha, em 2004, depois de este ter fugido a inspetores da PJ saltando da janela de um hotel. Ou como, com o traficante libertado, o seguiu por vários países de África até o apanhar numa pequena cidade brasileira, em 2005.

Mas desde que se reformou, Dias Santos passou para o outro lado da barricada, segundo a acusação do Ministério Público, assente na investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

PROFESSORAS JULGADAS POR SEXO A TRÊS COM ALUNO MENOR


Uma das docentes, casada e com 34 anos, teve relações com o adolescente "40 vezes em dois meses".

Duas professoras de Daestrehan, no estado norte-americano do Louisiana, estão a ser julgadas por terem tido sexo com um aluno menor. As duas docentes da Escola Secundária de Daestrehan terão tido uma sessão de sexo a três com o jovem, de 16 anos, e uma delas, que é casada, é acusada de ter tido relações com o menor "40 vezes em dois meses".

Shelley Dufresne, de 34 anos, casada e mães de três filhos, criou uma conta falsa de Facebook para trocar mensagens de teor explícito com o aluno após o início da relação, em agosto de 2014. Marcavam encontros após os treinos de futebol do jovem e faziam sexo no carro da docente. Após o primeiro encontro sexual, a professora enviou uma mensagem ao aluno, lida em tribunal, onde se lia "bom dia sexy".

A relação foi evoluindo e durou cerca de dois meses. A determinada altura a professora convidou uma colega, Rachel Respess, para as duas terem sexo com o aluno.

GUINÉ-BISSAU: "VAI SER MUITO DIFÍCIL CUMPRIR ACORDO DE CONACRI", AFIRMA ANALISTA

Guinea-Bissau Umaro Sissoco und José Mário Vaz (DW/B. Darame)
Opiniões dividem-se quanto ao cumprimento do Acordo de Conacri. Para o analista Luís Barbosa Vicente, retirada da ECOMIB do país é precipitada.

Como anunciado esta terça-feira (25.04) em Bissau, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) poderá aplicar sanções internacionais aos políticos da Guiné-Bissau que colocarem entraves à "implementação harmoniosa” do Acordo de Conacri que visa precisamente acabar com o impasse político naquele PALOP (País Africano de Língua Oficial Portuguesa).

PASTOR CRIA “UNÇÃO DOS MAMILOS” SÓ PARA APALPAR OS SEIOS DAS FIÉIS EM GOIÁS

O pastor Antônio Mercury (foto), de 59 anos, foi detido na cidade de Aporé, interior de Goiás, sob a acusação de que abusava sexualmente das mulheres da cidade utilizando o pretexto ungir seus seios , para abençoar os futuros filhos que ali seriam amamentados.

“Ele nos convencia de que a bênção em nossos mamilos entraria na vida dos nossos filhos assim que eles mamassem, por isso ele fazia sessões de cerca de 1 hora acariciando e apertando nossos seios”, relata a S. T , de 21 anos, que prefere não se identificar. “Muitas vezes, após os cultos, o Pastor Valdecir nos levava para um terreno nos fundos da igreja e pedia para a gente fazer oral nele até o espírito santo aparecer por meio da ejaculação, completa a jovem desolada.

Antônio, que chegou a abusar também de algumas idosas, se defende falando que teve um encontro com Jesus num bordel e que Ele lhe deu a missão de “distribuir o leite sagrado” por todo o estado, começando pelos fiéis da Assembleia de Aporé, do qual é responsável.

“Vocês estão prendendo um servo do Senhor e ainda se arrependerão disso. Espero poder continuar com meu belíssimo trabalho dentro da prisão”, reluta o sacerdote.

Denise Pinheiro, delegada responsável pela região, diz que Antônio foi pego em flagrante enquanto esfregava seu membro enquanto uma comerciante local observava e apertava seus mamilos, com a promessa de que aumentariam as vendas em seu negócio .

Denise ainda completa: “quando autuamos o senhor Antônio, ele não ofereceu resistência e ainda.

Antônio pagou fiança e foi liberado após prestar 3h de depoimento.

Fonte: SRS

Veja o vídeo. Clique no quadrado para ampliar a visualização. 


quarta-feira, 26 de abril de 2017

OPINIÃO

CENÁRIOS FUTUROS…

Praticamente dois anos em “lero-lero” político. O slogan “Terra Ranka” parece ter tido vigência apenas na era “dominguista”. Porque em épocas posteriores, de decretos presidenciais atrás de decretos, esvaneceu a “propaganda” política. Em geral, os políticos guineenses legitimam as suas actuações, agitando “estandarte nacionalista”, mas depois - contas feitas - zero nada!

 Por exemplo, sobre o “Acordo de Conacri”, os representantes políticos, nacionais e estrangeiros presentes, todos o rubricaram. No documento que tive acesso, não trazia nenhum dos três nomes badalados na praça pública, provavelmente, porque se entendia que a escolha era da competência exclusiva do Presidente da República. Entre os três nomes badalados, na altura, o de Cissoko, terá sido introduzido pela influência de Braima Camará, tendo em conta a sua posição junto ao Presidente da República. De referir que uma das mãos invisíveis na nomeação de Cissoko era do Presidente do Senegal, Maky Sall. A escolha de Cissoko nunca foi uma decisão livre do Presidente JOMAV, que era inicialmente o Dr. Augusto Olivais.

FERNANDO GOMES GARANTE QUE BREVEMENTE EXILADOS POLÍTICOS CHEGAM AO PAÍS

Clique em ler mais e veja o cartaz de boas vindas.

Radio Sol Mansi, 26 Abril 2017 - O presidente do Movimento Nacional Cívico “ Nô Djunta Mon Pa Fidjus di Tchon Riba Cassa” anunciou esta quarta-feira (26 de Abril) que os políticos exilados no estrangeiro irão regressar brevemente ao país.

Fernando Gomes que falava após a entrega formal duma petição assinada por mais de 64 mil guineenses ao presidente de ANP, disse igualmente que as diligências já são todas tomadas para a chegadas desses políticos.

COMPANHIAS INTERNACIONAIS ESTUDAM ESTRATÉGIA PARA INVESTIR NO ECOSSISTEMA GUINEENSE

Radio Sol Mansi - A companhia Augustos e a Fundação West áfrica visitaram a ilha de Bolama para falar com a população sobre o seu projecto de investimento em várias áreas. A ocasião serviu para a população pedir universidade e serviços básicos.

Segundo os populares a única escola de formação naquela localidade é o bastante e pedem barco para saírem do “isolamento”.

POLÍTICA: PND SUSPENDE MALAM DJAURA E MAIS QUATRO DIRIGENTES POR VIOLAÇÃO DOS ESTATUTOS DO PARTIDO

Bissau, 26 Abr 17 (ANG) – O terceiro vice-presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Malam Djaura foi ontem suspenso pelo Conselho Nacional de Jurisdição desta formação política, de um ano, por violação dos seus estatutos.

Iaia Djaló | Foto Arquivo
De acordo com uma nota do PND a que  ANG teve acesso foram ainda castigados o Secretário-geral do partido, Cirilo Mama Saliu Djalo com dez meses de suspensão, o secretário para organização do partido na província leste, Umaro Embaló, e o secretário nacional dos anciões, Bubacari Demba Baldé ambos punidos com oito meses cada e Gabriel Gibril Baldé  com  seis meses.

A nota informa ainda que os dirigentes em causa violaram as orientações superiores do partido pelo que foram sancionados de todas as suas actividades no partido, dos seus órgãos, poderes de representação e de falarem em nome do PND.

De acordo com uma fonte do partido os militantes suspensos dispõe de 30 dias para recorrer da decisão do Conselho Nacional de Jurisdição.

ANG/JD/ÂC/JAM

TRANSPORTE MARÍTIMO REGULAR ENTRE BISSAU E ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS COMEÇA SEXTA-FEIRA

O Governo da Guiné-Bissau apresentou hoje publicamente os dois barcos que vão fazer a partir de sexta-feira as ligações regulares de transporte de passageiros e de mercadorias entre Bissau e o arquipélago dos Bijagós.

Os barcos, Bijagós e Lumaroy, são propriedade da empresa espanhola Consulmar, que vai garantir a partir de sexta-feira ligações a Bubaque, Bolama, Enxude e Catió.

"Estamos preparados para começar a trabalhar com dois barcos na Guiné-Bissau e estabelecer um serviço de transporte fluvial de passageiros e mercadorias com elevada qualidade e segurança", afirmou o diretor-geral da empresa espanhola, Ramon Zubiaga Garteiz.

ALERTA A SOCIEDADE CIVIL E A "P5": DSP VEM DESVIRTUANDO O CARÁCTER DE ORGANIZAÇÕES CIVICAS DA SOCIEDADE GUINEENSE, QUANDO FORJA ORGANIZAÇÕES DE MASSA POLITICA PARA MOVIMENTOS CIVICOS


As mãos ocultas continuam a instrumentalizar certa franja dos militantes do partido disfarçados de organizações cívicas tais como o chamado Movimento dos Inconformados, cujos responsáveis são militantes do PAIGC da ala de DSP.


Agora é a vez do chamado Movimento de Apoio ao PAIGC e a ANP.


Estes Movimentos fictícios mais não fazem que tentar empatar, para no âmbito de manipulação irem disseminando ódios, insinuações e tentativas de manietar o Governo do General Umaro Sissocó na sua acção regeneradora de esperança e confiança do povo. E mais, tentam inibir os apoios vindos de organizações mundial, continentais, regionais, etc…

OCIDENTE ASSASSINA KADAFI | MERCADO DE ESCRAVOS E O ESTADO ISLÂMICO FLORESCEM

O último país "libertado" pelo ocidente de um ditador "demoníaco" agora trafica escravos abertamente

Abril de 2017 - Information Clearing House - É amplamente sabido que a intervenção da OTAN, liderada pelos Estados Unidos para derrubar o regime de Muammar Kaddafi em 2011 resultou em um vácuo de poder que tem permitido que grupos terroristas como o Estado Islâmico ganhem uma ampla cabeça de ponte no país.

Carey Wedler | tradução de btpsilveira

Apesar das destrutivas consequências da invasão de 2011, o ocidente atualmente está trilhando trajetória similar no que tem a ver com a Síria. Logo após a administração Obama ter trucidado Kaddafi em 2011, realçando seus supostos abusos contra direitos humanos e insistindo que ele tinha que ser removido do poder para proteger o povo líbio, a administração Trump agora está ressaltando as supostas políticas repressivas de Bashar Al Assad na Síria e advertindo seu regime de que poderá rapidamente ter o mesmo fim -  tudo em nome da proteção da população civil da Síria.

LIBERDADE DE IMPRENSA DIMINUI EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

defaultEntre os países da CPLP avaliados, Portugal ocupa a posição 18º, Cabo-Verde 27º, Guiné-Bissau 77º, Moçambique 93, Brasil 103º, Angola 125º Ver lista

Ponto a reter: De acordo com o Índice 2017 dos Repórteres Sem Fronteiras, a liberdade de imprensa melhorou ligeiramente na Guiné-Bissau, que está na posição 77 entre 180 países (no relatório anterior estava em 79).

O mapa da liberdade de imprensa é sombrio em termos globais, segundo o Índice Liberdade de Imprensa 2017 dos Repórteres Sem Fronteiras, divulgado esta quarta-feira (26.04).

A liberdade de imprensa diminuiu no continente africano, segundo o Índice da organização Repórteres Sem Fronteiras. "Vimos que, nos últimos meses, houve um recurso sistemático ao corte da internet devido alegadamente a alertas de segurança. Também por alegados motivos de segurança, os Governos impedem jornalistas de trabalhar", denuncia Cléa Kahn-Sriber, chefe do departamento africano dos Repórteres Sem Fronteiras.

AS CRIANÇAS QUE NÃO CONTAM | Robert Fisk

Duas semanas depois de curioso ataque com gás sarin, terroristas financiados pelo Ocidente explodiram camboio de refugiados, matando 126 sírios, entre os quais 80 crianças. Desta vez, ninguém chorou

Robert FiskThe Independent | Outras Palavras | Tradução Roberto Pires Silveira

Essa foi a mãe de todas as hipocrisias. Algumas crianças sírias mortas importam, penso. Outras não. Um assassinato em massa duas semanas atrás matou crianças e bebês e levou nossos governantes à mais justa indignação. Mas o massacre deste final de semana na Síria matou ainda mais crianças e bebês – e mesmo assim não gerou mais que silêncio daqueles que antes bradaram pela salvaguarda de nossos valores morais. Por que desta vez não?

COREIA DO NORTE “PODERIA DESTRUIR O MUNDO COM APENAS TRÊS BOMBAS”

A Coreia do Norte poderia destruir o mundo com apenas três bombas. A afirmação é de Alejandro Cao de Benos, um espanhol que se tornou na voz do regime de Pyongyang no Ocidente.

Ninguém vai tocar na Coreia do Norte. Se tocarem, o povo vai defender-se com armas e mísseis“, disse, durante uma entrevista ao site argentino Infobae.

terça-feira, 25 de abril de 2017

OS VOSSOS PLANOS FRACASSARAM


Os planos de mandarem em nossos pais e os vossos filhos virem a mandar em cima de nós falhou.

Houve até quem se atreveu a afirmar que iria mandar na Guiné-Bissau e a sua camisa iria mandar também.

Mas os discípulos que criou, foram os mesmos a lhe traírem, a violência que perpetuou sobre outros, foi a mesma que usaram para lhe retirar a vida.

O plano era simples... DESTRUIR A EDUCAÇÃO NA GUINÉ-BISSAU, MANDAR OS FILHOS DE POLITICOS E DIRIGENTES ESTUDAR PARA FORA DA GUINÉ-BISSAU, PARA QUANDO TERMINAREM OS ESTUDOS ESTAREM PREPARADOS PARA SUBSTITUIR OS PAIS E CONTINUAREM A REINAR SOBRE OS POBRE.

Para infelicidade deles, os filhos não estavam preparados para viver sozinhos fora da Guiné-Bissau, e muito rapidamente as suas filhas engravidaram e tiveram filhos de diferentes pais ( o que dificultou a terminar a formação acadêmica ).
 
Os filhos esses não conseguiram resistir ao dinheiro fácil vindo de negócios ilícitos, as discotecas, álcool e mulheres, foi também uma das dificuldades para a formação dos seus filhos.

E assim para nossa felicidade, iam se atrasando para substituírem os pais na governação da Guiné-Bissau, as dificuldades não terminam por aqui, as próprias lutas pelo poder iriam ceifar a vida dos seus pais e assim o medo controlava sobre os filhos, pois tem medo das represálias.

COMUNICADO FINAL DA CEDEAO, VERSÃO FRANCESA

Clique em ler mais para ler o documento na íntegra
 
 
DECISÕES DA CEDEAO
 
1- PAIGC deve reintegrar sem condição os 15 militantes supostamente expulsos.

2 - PAIGC deve negociar com o governo a sua integração.

3 - Serão aplicadas sansões se estas recomendações não forem cumpridas.

Por fim foi dito aos senhores que representam o PAIGC e uma ala de vicente do PDC, que não vai ser admitida qualquer falta de respeito como se verificou durante a reunião para com a pessoa do Maky Sall presidente do Senegal, foram mesmo advertidos e informados que no comunicado constará possibilidade de sansões contra os que não cumprirem a sua parte do acordo assim como incorrerem em faltas de respeito do tipo que se verificou durante a reunião.

Atenção: O PAIGC de (DSP?) e Vicente Fernandes tiveram um comportamento deplorável e de falta de respeito para várias figuras da CEDEAO principalmente com o presidente do Senegal.

FEC CONSIDERA QUE MÁ DISTRIBUIÇÃO FINANCEIRA LIMITA ACESSO À JUSTIÇA

Radio Sol Mansi, 25 Abril 2017 - A coordenadora da organização Fundação Fé e Cooperação (FEC) afirma esta terça-feira (25 de Abril ) que a má distribuição financeira pelas pessoas limita o acesso a justiça.
 
Sofia Alves falava a margem dum seminário de um dia sobre “ Direitos e Realidades”.
 
«Os países passam por uma questão fundamental que é a má distribuição financeira pelas pessoas e isso limita o acesso a justiça, educação, protecção social. A questão de manipulação politica, liberdade de expressão e a diversidade que existe não são usadas com uma coisa boa mas sim uma coisa menos boa e isso muitas vezes são manipuladas pelas forças do poder político e económico».
 
Por outro lado disse esperar uma reflexão profunda e que a realidade da Guiné seja conhecida em Angola, tendo sublinhado que esperam que haja uma reflexão profunda e que a realidade na Guiné vá para outros países em concreto Angola.
 
O projecto que conta com o financiamento da União Europeia, pretende contribuir para a coerência das políticas públicas de protecção social da criança e o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.
 
De referir que o seminário “Direitos e Realidades” contou com a presença de Organizações da Sociedade Civil que intervêm em diferentes áreas dos direitos humanos.
 
Por: Nautaran Marcos Có

CEDEAO AMEAÇA APLICAR SANÇÕES AOS POLÍTICOS GUINEENSES QUE NÃO CUMPRIREM ACORDO

Resultado de imagem para bandeira da guiné-bissau
A Guiné-Bissau é imune as pressões e chantagens, por outro lado não somos obrigados aceitar um governo de interesses externos que os bandidos e mafiosos da CPLP querem nos impor. Jamais aceitaremos governos teleguiados a partir do exterior.
 
O que a CEDEAO devia ter feito antes da queda do governo legitimo de Dr. Baciro Djá, era pressionar o Jiló Cipriano Cassamá e os representantes de DSP na comissão permanente da ANP  a respeitarem e cumprirem  o acórdão do STJ que legitimou o  governo de Djá. Se a CEDEAO tivesse feito isso e ameaçasse sancionar os infratores como está ameaçar agora, não estaríamos nesta situação.
 
A própria comunidade internacional é cúmplice da situação vigente no país, porque alguns representantes da máfia lusófona disfarçados com camisolas de outras equipas, não se conformaram com  a decisão do STJ que legitimou o governo de Dr. Baciro Djá e deu razão aos 15 deputados expulsos ilegalmente da ANP. Como Djá não era  da conveniência  do lobby e da máfia lusófona, pediram-lhe  para se demitir do cargo de Primeiro-ministro, afim de permitir a formação de um governo de unidade nacional cujo Primeiro-ministro seria um homem da confiança do referido lobby e grupo mafioso. A reação de Dr. Baciro Djá, não se fez esperar: “Não nos podem dizer que temos que fazer um Governo de unidade nacional, até nos dizem quem deve ser primeiro-ministro desse Governo. Não podemos permitir isso”, defendeu Baciro Djá, chamando atenção do líder militar do país. “Senhor chefe do Estado-Maior General das Forcas Armadas é preciso estarmos atentos”, observou Baciro Djá. Ver noticia
 
A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) admitiu hoje aplicar sanções internacionais aos políticos da Guiné-Bissau que coloquem entraves à "implementação harmoniosa" do acordo para acabar com o impasse político no país.
 
A posição foi hoje transmitida em Bissau por Nabi Bangoura, ministro de Estado e secretário-geral da presidência da Guiné-Conacri, no final da missão de avaliação que a organização enviou a Bissau.