quinta-feira, 20 de abril de 2017

BURKINA FASO: OPOSITORES BURKINABES CONSIDERAM JULGAMENTO DE BLAISE COMPAORÉ "AJUSTE DE CONTAS"

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) O Congresso para a Democracia e Progresso (CDP),  ex-partido no poder no Burkina Faso, denunciou esta quarta-feira o julgamento do ex-Presidente Blaise Compaoré, anunciado para 27  de abril corrente, como “um ajuste de contas”.

Blaise Compaoré e os membros do seu último Governo vão ser julgados pela sua presumível implicação na repressão sangrenta do levantamento popular que fez 30  mortos em finais de outubro de 2014.

"Não tenhamos ilusões.  Os dados estão lançados. Este julgamento  medieval,  injusto, decorrerá, aqui no nosso país, numa altura em que os nossos novos governantes continuam a relembrar os slogans, tornados ocos, de renovação da Justiça, de restauração do Estado de Direito, de respeito pelas liberdades individuais e pelos direitos humanos,  dedicando-se ao mesmo tempo,  a  reprimir os cidadãos que não pertencem ao seu movimento político.

« É neste clima de esquizofrenia que nascem os regimes totalitários. E as sentenças que resultarão desta paródia de justiça não serão suscetíveis de nenhum recurso, exceto a amnistia que o  Presidente da nossa República decidirá  conceder aos condenados”, escreve o CDP num comunicado.

Para o CDP, os ministros do último Governo de Blaise Compaoré são cidadãos como os outros.

“Se eles cometeram infrações, devem responder nos Tribunais, contanto que esta Justiça não seja utilizada para lhes imputar  delitos  imaginários, num tribunal  composto maioritariamente pelos seus adversários de ontem e de hoje, alguns dos quais nunca esconderam a sua vontade de vingança », disse.