domingo, 23 de abril de 2017

Cooperação bilateral: CHINA ENVIA MISSÃO MILITAR PARA AVALIAR AS NECESSIDADES DO PAÍS

Uma missão dos oficiais das forças armadas da China se encontra no país desde ontem, 21 de abril de 2017, para inteirar-se da real situação das forças armadas da Guiné-Bissau, sobretudo no concernente aos aspectos da formação e no domínio da técnica militar.
 
A missão dos oficiais militares chineses que termina hoje insere-se no âmbito da cooperação militar existente entre os dois países, como também visa responder o pedido efetuado pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas guineense, General Biagué Na N’Tan, aquando da sua recente deslocação àquele país asiático.
 
Missão dirigida pela Coronel Superior e igualmente Diretora-geral do Gabinete dos Assuntos da Ásia Ocidental e África, do Gabinete da Cooperação Militar Internacional do Ministério da Defesa Nacional da República Popular da China, Ren Ju, e que foi acompanhada pelo Embaixador da China na Guiné-Bissau, reuniram-se essa tarde com o Presidente da República e igualmente Comandante em Chefe das Forças Armadas guineense, José Mário Vaz.
 
O Democrata soube que no período de manhã a missão efetuou um encontro de trabalho com os responsáveis do exército guineense, no qual procederam o levantamento das necessidades das forças armadas, em termos dos recursos humanos e no domínio da técnica militar.
 
Após o encontro com o Presidente da República, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China na Guiné-Bissau, Jin Hong Jun explicou na sua declaração à imprensa que o objectivo da vinda da missão militar da China ao país visa reforçar e consolidar os laços da cooperação militar tradicional entre os dois países, que segundo ele, remonta aos primeiros dias da luta pela libertação entre as duas forças armadas.
 
Jin Hong Jun mostrou a disponibilidade da China em poder apoiar as autoridades guineenses, no quadro das relações bilaterais, na formação dos militares e salvaguarda de direito fundamental, que é a soberania nacional, no espaço aéreo, marítimo e terrestre.
 
 
Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo N’Canha Na Ritche