sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Á CAÇA DA DEMAGOGIA

Por: Gaio Martins Batista Gomes, via facebook
 
Eles vão sempre tentar tirar o maior proveito da ignorância que instalaram no nosso país através da falta de aposta na educação.

Por isso para mim o melhor governo deste país, vai ser aquele que a par de garantir a paz, garanta também um funcionamento regular das aulas e dê mais oportunidade aos que sem capacidade económica ou financeira de concorrer a bolsas privadas a bolsas financiadas pelo estado.

No ambiente em que vivemos hoje, não é fácil tecer criticas, numa sociedade em que quando tentamos repor a verdade nos apontem o dedo a dizer que somos invejosos.

Essa catalogação não me impede de defender a Guiné-Bissau.

Eu não podia ficar indiferente a tamanha blasfémia a nossa ignorância em Luxemburgo.

Quanto mais tempo se passa na politica guineense, mais se aperfeiçoou  a técnica de produzir DISCURSOS DISFARÇADOS DE BOAS INTENÇÕES.

Enquanto não levantarmo-nos contra estas demagogias baratas, a Guiné-Bissau não verá o desenvolvimento tão cedo.

Na mente de alguns guineenses, um bom politico é aquele que o fato assenta bem, aquele que tem o dom da palavra, aquele que sabe convencer o povo.

Mas neste Mundo virtual vamos também convencer os politicos, que este povo, de burro, não tem nada, é apenas a falta de oportunidade de colocarmos os pés nas universidades, que tem sido bloqueada pelos governantes.

Ficamos a saber através do Domingos Simões Pereira, que o vencimento líquido mensal do Presidente da República da Guiné-Bissau, são, 37.000 dólares Americanos ( trinta e sete mil dólares), equivalente, mais ou menos, a 21.000.000 XOF ( vinte e um milhões de Francos Cfa).

Do Primeiro-Ministro, no valor de 20.000 dólares americanos ( vinte mil dólares), equivalente , mais ou menos 11.000.000 XOF ( onze milhões de francos CFA ).

Esta verdade, chocou os participantes nesse encontro, inclusive, fiquei com a sensação de que se pretendia atribuir essa responsabilidade ao Presidente da República.

Deu-me vontade de utilizar a linguagem do djagra
Silvestre Beto Lopes Pina, mas depois reconsiderei. Kkķkkk ( brinkadéra nha garandi Beto, ka bu sutan )

Há uma concepção de bons politicos que se quer legitimar na Guiné-Bissau, criando a ideia que o politico bom, é o que faz caridade.

Aquele que renuncia ao seu salairio.

Aquele aquele que paga do seu bolso, as bolsas de estudo.

Aquele que financia festas.

Aquele que oferece dinheiro a jovens nas bancadas.

Aquele que todos os dias recebe pessoa em sua casa a pedirem financiamento para comprar medicamento, etc, etc.

Eu nego categoricamente essa tese, e caso fosse ese requisito o essencial para se ser um bom politico, quem melhor preenche esse requesito, seria um padre.
Daí pergunto:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E O PRIMEIRO-MINISTRO É QUE ESCOLHEM QUANTO É QUE DEVEM RECEBER POR MÊS?

OU HA UMA ENTIDADE RESPONSAVEL PARA DETERMINAR O SALARIO DE TODOS OS SERVIDORES PUBLICOS?

Quem é responsavel para fazer leis que reduzam essa descrepancia?

São os deputados meu povo! Repito, SÃO OS DEPUTADOS, são eles os responsaveis por apresentar na assembleia, propostas de alterações de leis, e o Domingos Simões Pereira até hoje ainda é deputado.

Se há realmente vontade em alterar essa realidade, porquê que Domingos Simões Pereira, enquanto Primeiro-Ministro, num governo com maioria absoluta, não deixou directrizes para que seja propostada a redução desses salarios?

Porquê que Domingos Simões Pereira, enquanto Presidente do PAIGC, num governo com maioria absoluta, não deixou directrizes para que seja propostada de alterações da Constituição, reduzindo os poderes ao Presidente da República, inclusive no que toca ao derrube do governo?

DEIXO A RESPOSTA PARA QUEM REALMENTE TEM CORAGEM DE DIZER A VERDADE.
E hoje vem nos dar conversas para embalar quem já está com sono.

A função de deputado é de fazer leis que satisfaçam as necessidades deste povo e não dar esmolas, ou abdicar do vosso salario.

A Guiné-Bissau não precisa do vosso salario, a Guiné-Bissau precisa que dignifiquem as funções que o povo vos elegeu.

Se são deputados, que cumpram as funções de deputados na defesa do interesse da Guiné-Bissau e dos guineenses.

Seria de louvar, depois de 3 anos de inoperancia dos deputados, que os deputados, tivessem feito uma proposta, a reduzir os salarios dos deputados, bem como os seus subsidios.

Mas isso não aconteceu!

O que aconteceu foi, nós assistirmos aos deputados a aprovarem o projecto de lei da pensão vitalicia aos politicos! QUEM FOI CONTRA ESSE PROJECTO DE LEI? QUEM?
DUVIDO SE VÃO SE DIGNAR A HONRAR O NOME DE QUEM FOI CONTRA ESSE PROJECTO.

PREFERIMOS FECHAR OS OLHOS Á VERDADE, E ENGULIR DISCURSOS.

Projecto esse que vai empobrecer ainda mais o nosso estado, que não consegue garantir o regular pagamento do miseravél salario minimo de 28.600 Francos CFA ( 44 euros ).

Onde é que sai o dinheiro para pagar as pensões vitalicias aos politicos, e não pagar um salario digno aos médicos, professores, policias e outros funcionarios publicos?

É CULPA DO PRESIDENTE DA REPUBLICA? Não, Não, não, não e não!

Os responsaveis para fazer leis que reduzam essa descrepancia são os deputados, são eles os responsaveis por apresentar a assembleia propostas de alterações de lei, e repito, o Domingos Simões Pereira até hoje ainda é deputado.

Se há realmente vontade em alterar essa realidade eles podem o fazer restituindo a justica social que tanto se exige.

Abandonemos os discursos bonitos, e nos unamos para dar dignidade a esse povo, RESPEITANDO A IGNORANCIA DESSE POVO.
/
Gaio Martins Batista Gomes /