quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Eleições legislativas: GTAPE RECEBE MAIS DE NOVECENTOS MIL BOLETINS DE RECENSEAMENTO ELEITORAL


O Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) recebeu na manhã desta quarta-feira, 22 de agosto, 920 (novecentos e vinte) mil boletins do recenseamento eleitoral produzidos na África do Sul. Os boletins chegaram ao país embalados em 17 paletes, contendo cada 56 caixas.
Os formulários do recenseamento eleitoral foram confeccionados pela empresa “REN-FORM cc – Printing Group”, com sede na África do Sul, que foi a vencedora do concurso público internacional lançado pela Unidade Central do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Copenhaga (Dinamarca).
Segundo as informações recolhidas, “REN-FORM cc – Printing Group” é reconhecida internacionalmente como uma empresa especializada em produções de materiais eleitorais. Os boletins saíram de África do Sul e antes de chegarem à Guiné-Bissau passaram por Gana.
Em declarações aos jornalistas, o diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Alain Sanca, começou por enaltecer o esforço dado pelo PNUD que, segundo a sua explanação, “conseguiu fazer com que os boletins chegassem ao país a tempo, antes do início do processo de recenseamento eleitoral programado para 23 de agosto”.
“Isso demostra que as autoridades estão a envidar esforços para que o processo aconteça na data indicada. O governo, com o apoio dos parceiros, vai conseguir começar o recenseamento no dia previsto, 23 de Agosto”, garantiu.
Explicou ao jornal O Democrata que receberam 920 mil boletins do recenseamento eleitoral produzidos na África do Sul que, no seu entender, são suficientes para todo o processo de registo eleitoral. A previsão das autoridades nacionais interessadas no processo era de 900 mil boletins, mas decidiram pedir a produção de vinte mil boletins a mais, perfazendo 920 mil boletins.
Alain Sanca não foi, entretanto,  preciso em responder se o GTAPE estará em condições de iniciar o processo a 23 de agosto, mas   sublinhou que a instituição que dirige está a trabalhar para garantir o início do registo eleitoral na data marcada.
“O governo vai trabalhar com os Kits que a Nigéria vai enviar, que a semelhança dos boletins de recenseamento ora recebidos, podem chegar ao país a qualquer momento”, assegurou.
 
Por: Assana Sambú