segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CEDEAO INIMÍGA DA GUINÉ?

Por: Salimo Mané , via facebook
Nino Vieira | Foto: Arquivo


Ontem li um artigo que dizia que a CEDEAO penaliza a Guiné Bissau, pela morte do Nino Vieira, numa coima avaliada em 40 milhões de CFA, algo como 60mil euros. Estão a sério?

Agora, as questões que me torturam a mente são tantas que nem sei por onde começar. Porque essa resolução estúpida e infantil só pode ter vinda de uma impotente organização regional, isenta de qualquer voz activa mesmo dentro do continente quanto mais fora dele, com intuito de colonizar mais uma vez aquele povo alérgico a qualquer domínio estrangeiro, desde a idade média até á era moderna.

Se não fosse a indiferença e inércia dos nossos governantes, a CEDEAO teria que ser ensinada a respeitar a soberania do nosso país de uma vez por todas. Onde os nossos governantes teriam que reagir de uma forma determinante e resoluta face a esta baboseira
Institucional.

Pois, não entendo como e porque razão crêem que a vida do lendário criminoso Nino é mais valiosa que a de Paulo Correia, Viriato Pã e vários outros grandes homens e mulheres, também nobre filhos da Guiné. E será que alguém pensou em auxiliar financeiramente as famílias desses indivíduos?
Deixem de brincadeiras, porque a luta pela independência daquele país custou muito sangue, suor e vidas, e não foi nenhuma brincadeira.

Se houvesse algum senso de justiça por parte da CEDEAO, esse montante teria que ser reivindicado por parte dos verdadeiros actores morais por detrás do assassinato do Nino, e dos que beneficiaram com a sua eliminação física. E não do pobre estado soberano da Guiné Bissau, que como todos sabemos é até aos dias de hoje a maior vítima dos actos diabólicos desse mesmo homem que chegou de proferir em voz alta, como se fosse ele mesmo o braço direito do CRIADOR, que até a sua camisa um dia iria mandar na Guiné. Demonstrando com tais palavras a sua doentia prepotência e desrespeito ao mesmo povo que jurou defender.
O tempo, sim o tempo, o maior juiz dos mortais, provou que nenhum mortal é invulnerável ao Karma.

Enfim, quando um estado não se respeita, esse mesmo estado não é digno de qualquer respeito.
S@l...


Foto: internet