sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SAÚDE PÚBLICA: REINO DE MARROCOS DOA MATERIAIS AO HOSPITAL PRINCIPAL MILITAR SINO/GUINEENSE

Bissau, 17 Ago 18 (ANG) - O Hospital Principal Militar Sino/Guineense beneficiou de lotes de materiais de laboratório, de reanimação, neonatologia aparelhos de diagnósticos, incubadores, camas, central de oxigênio com alimentação á distancia, equipamentos modernos para sala de emergência médica, entre outros, doados hoje pelo Reino de Marrocos.

 O acto de entrega do referido donativo contou com a presença do ministro da Defesa Nacional, do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas e as representações diplomáticas de Portugal e Senegal.

Na ocasião, o Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Biague Na N´tan elogiou a cooperação com o Marrocos que, segundo disse,  em pouco tempo  está a dar os seus frutos. 

“Atualmente, temos médicos do Hospital Militar que estão a receber formação nesse país e  quando voltarem vão encontrar  materiais para os seus trabalhos. Brevemente, enviaremos cerca de 16 estudantes na área de saúde para aquele país”, afirmou Biague Na N´tam.
Disse que a dinâmica e capacidade de fazer melhor deve prevalecer nas Forças Armadas e para todo o ramo das forças armadas inclusive no Hospital Militar.

Pediu aos técnicos de saúde para amarem a sua profissão e conservarem os materiais recebidos, bem como  animarem os pacientes, acrescentando que deseja que o Hospital Militar seja uma prioridade para as Forças Armadas e ao povo guineense em geral.

Por seu turno, o ministro da Defesa Nacional, Eduardo Costa Sanhá congratulou-se com o trabalho desenvolvido pela equipa de técnicos marroquinos que  instalaram os equipamentos no hospital.

Disse ainda que as Forças Armadas do país encontram-se num processo de transformação irreversível, garantindo que os militares estão a mudar para melhor servir o  país e povo. 

ANG/DMG/ÂC//SG
 
Noticia relacionada:
 

Cooperação Militar: REINO DE MARROCOS APOIA  HOSPITAL MILITAR PRINCIPAL COM MATERIAIS DE DIAGNÓSTICO

Hospital Militar Principal ‘Amizade Sino-Guineense’ recebeu hoje, 17 de Agosto 2018, do Reino de Marrocos materiais e equipamentos hospitalares de uso médico, nomeadamente, aparelhos de diagnósticos, incubadoras, camas hospitalares, central de oxigénio com alimentação à distância, assim como camas de reanimações elétricas a 3 funções.
Com os materiais recebidos, os responsáveis do hospital Militar Principal admitiram que a estrutura sanitária das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP) dispõe desde já, duma maior capacidade de intervenção nos domínios de diagnóstico e terapêutico.
No ato de  entrega do donativo do reino de Marrocos, o Ministro da Defesa Nacional, Eduardo Costa Sanhá enalteceu a implementação da cooperação técnico-militar entre as FARP da Guiné-Bissau e as Forças Armadas Reais Marroquinas, que diz estar numa fase inicial, acrescentando que o Chefe de Estado, José Mário Vaz teve uma boa visão estratégica em estabelecer uma relação com reino de Marrocos, um país, no seu entender, com competências em vários domínios, que podem contribuir no desenvolvimento do solo pátrio de Amílcar Cabral.
“As forças armadas da República da Guiné-Bissau encontram-se num processo de transformação irreversível, os militares estão a mudar para melhor servirem o seu país e o seu povo”, realça Eduardo Costa Sanhá, para de seguida sublinhar que “a saúde dos militares, mas essencialmente da população guineense, continua a ser um desafio, pelo que jamais pouparemos esforços, visando a concretização dos objetivos que nortearam a criação deste hospital”.
A ocasião serviu ainda para Eduardo Costa Sanhá enaltecer a forma ‘exemplar’, com a qual no seu entender o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’tam tem estado a conduzir a classe castrense guineense, tornando as FARP num fator de paz e estabilidade da República da Guiné-Bissau, apontando a prova de maturidade que os militares demonstraram durante a crise política que assolou o país durante quatro anos, estendendo os elogios aos demais oficiais militares e subalternos que colaboraram com Biaguê Na N’tam para obter o sucesso.
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’tam elogiou a dinâmica da cooperação com o Reino de Marrocos em curto espaço de tempo.  Revelou que brevemente, as forças armadas enviarão16 estudantes da área da medicina para estudar em Marrocos.
 
 
Com a oferta, o Hospital Militar Principal conta a partir desta sexta-feira com uma sala de emergência médica com equipamentos modernos reforçados, duas salas de intervenções cirúrgicas equipadas, higienização das mãos e antissepsia pré-operatório com sensor, laboratório central com equipamentos reforçados, sala de reanimação equipada com materiais modernos, uma sala de neonatologia com novos aparelhos, sala de parto reequipado, serviço de estomatologia com equipamentos modernos e serviço de Radiologia com equipamentos reforçados.
 
Por: Sene CAMARÁ
Foto: Marcelo Na Ritche